Delegação do Cazaquistão participa do Fórum Mundial da Àgua

A Delegação do Cazaquistão participa do oitavo Fórum Mundial da água e marcou também presença no evento sobre Aguas fronteiriças para alimentação,energia e seguridade ambiental, este evento aconteceu no para os países da Asia Central e teve grande importância no contexto dos debates afim de solucionar problemas e encontrar soluções tecnológicas e plausíveis.

Entenda sobre águas transfronteiriças:

As águas transfronteiriças são águas que escoam em bacias hidrográficas internacionais, bacias que pertencem a mais de um país. As águas transfronteiriças representam uma grande quantidade de água doce disponível no planeta.

As águas transfronteiriças estão suscetíveis a várias ameaças entre elas:

? Consumo excessivo;

? Extração incorreta de recursos hídricos;

? Falta de projetos de compartilhamento internacional;

? Conflitos internacionais.

Há diversas variáveis relacionadas ao conflito sobre as águas transfronteiriças superficiais. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), no Brasil há 83 cursos de água transfronteiriços. O Brasil compartilha com outros países da América do Sul 83 cursos de água.

Na lei 9433/97, bacia hidrográfica é referida como uma unidade territorial passível de implementações da Política Nacional de Recursos Hídricos e execução do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos ? Singreh. No Brasil, a bacia hidrográfica representa o ponto inicial para a gestão dos recursos hídricos.

No território brasileiro as maiores bacias detentoras de rios fronteiriços e transfronteiriços são as da Amazônia e do Prata, destacando os rios Madeira, Amazonas, Quarai, Paraná e Apa.

No estudo das águas transfronteiriças há quatro tópicos de preocupação:

Uso e Ocupação do Solo ? O uso e ocupação do solo indicam alterações diversas nas bacias. A região da Bacia do Paraná, por exemplo, é responsável pela produção de 21% da suinocultura do Estado, 18,3% da bovinocultura de corte, 16% da avinocultura e 15% da piscicultura de água doce.

Utilização dos Recursos Hídricos

? Em Itaipu o uso principal de recursos hídricos da bacia é a Usina de Itaipu, que tem por finalidade geração de energia elétrica. Itaipu responde pela geração de 25% da energia gerada no país e 95% da energia consumida no Paraguai.

Qualidade da Água

? Na região não há restrições quanto ao uso das águas para abastecimento público ou industrial, irrigação e dessedentação de animais, em Itaipu o monitoramento da qualidade das águas é feito em rios que contribuem para o reservatório.

.

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.