Conheça Curaçao, a joia do Caribe

0
43

Curaçao é uma ilha no sul do mar do Caribe, que faz parte do Reino dos Países Baixos. É conhecida como a “Jóia do Caribe”. Destino conhecido por suas praias, tem temperaturas médias entre 25 e 30°C durante todo o ano.

Turistas brasileiros com passaporte válido podem entrar Curaçao sem visto e permanecer por um período de até 90 dias. É necessário ter um seguro médico válido ou seguro de viagem que cubra despesas médicas, incluindo atendimento hospitalar, tratamento de emergência e repatriamento (inclusive em caso de morte).

Há voos diretos partindo do Brasil e a ilha também é destino de muitos navios de cruzeiro que percorrem o Caribe.

A seguir, listamos cinco bons motivos para que Curaçao seja seu próximo destino de férias.

1. Cultura mais diversificada das Américas

Embora a população de Curaçao seja de aproximadamente 150 mil pessoas, a ilha abriga 55 nacionalidades diferentes, formando um caldeirão de culturas e tradições, graças à sua longa e variada história.

Conquistada pelos espanhóis no início do século XVI, acabou abandonada devido à sua aparente falta de riquezas. A Companhia Holandesa das Índias Ocidentais se instalou ali e os Países Baixos reivindicaram seu domínio em 1815. Hoje, Curaçao é um estado autônomo, mas os cidadãos possuem passaportes dos Países Baixos.

Quem visita a ilha ouvirá uma variedade de idiomas, já que a maioria das pessoas fala vários: holandês, espanhol, papiamentu (o crioulo local) e inglês. Estas diversas influências culturais também se manifestam na música do país e sua gastronomia.

Além disso, Curaçao é uma das ilhas mais acessíveis para turismo no Caribe. Assim, fica lotada de turistas de todo o mundo na alta temporada (dezembro a abril).

2. Centro histórico de Willemstad

Estabelecida em 1634, com a construção do Forte Amsterdam, Willemstad tornou-se a capital de Curaçao. O centro da cidade foi tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

A capital abriga a famosa Handelskade, uma área de frente para um canal repleta de edifícios coloniais coloridos. Willemstad também é conhecida por ser patrimônio tombado da UNESCO devido sua enorme riqueza cultural, autenticidade e influência histórica, ainda presente hoje em sua arquitetura de estilo colonial.

Quando visitantes não estão mergulhando na história que os cerca, podem aproveitar a combinação única entre as culturas europeias e caribenhas, que pode ser saboreada na culinária local, em muitos estabelecimentos com opções deliciosas. Um dia ou dois na capital também traz a oportunidade para se fazer muitas compras, visitar atrações como um museu local ou aquário, se deparar com uma aventura única.

Willemstad é dividida em dois principais distritos pela Baía de Santa Ana. Punda, a parte original da cidade, fica ao leste e Otrobanda(“outro lado”) fica a oeste. A ponte flutuante Rainha Emma, apenas para pedestres, conecta os dois lados. Quando a ponte estiver aberta, pegue uma balsa e atravesse a baía para ver a cidade das águas.

3. As 35 praias de Curaçao

Embora leve menos de duas horas para atravessar Curaçao de ponta a ponta, seu litoral tem 35 praias, cada uma com uma beleza individual. Essas são as imagens mais conhecidas da ilha, pela sua água muito límpida.

Playa Knip, a mais famosa da ilha, oferece águas cristalinas e boas comodidades. Já Playa Lagún é um local mais reservado.

Quem deseja espaço para se movimentar, devi ir até Porto Mari, onde é possível fazer passeios de barco, alugar jet-skis ou praticar mergulho submarino.A costa artificial de Jan Thiel Bay e Papagayo Beach são mais luxuosos, com resorts de alto padrão.

4. Christoffelpark e Parque Nacional Shete Boka

O maior parque nacional da ilha, Christoffelpark, é um lugar perfeito para gastar energia. Caminhe pela montanha de mesmo nome e vislumbre as atrações naturais de Curaçao. Oito trilhas de dificuldade variada estão disponíveis e todas podem ser percorridas sem guia. Também há a opção de passeios pela área.

O Parque Nacional Shete Boka fica em uma paisagem vulcânica. Tem um litoral espetacular, onde enormes ondas azuis atingem as falésias.

“Shete Boka” significa “sete bocas” e refere-se à série de enseadas escavadas na costa pelas águas do mar. Os visitantes podem caminhar por uma trilha bem sinalizada que circunda a costa e apreciar as vistas deslumbrantes.

5. Vida noturna agitada

Além de uma infinidade de opções de atividades diurnas, Curaçao tem uma vida noturna intensa. Apresentações de música ao vivo na rua são comuns todas as noites da semana, em estilos variados. Os bares oferecem muitos tipos de drinks, com destaque para os feitos com o tradicional licor “Curaçao Blue”.

Um dos locais mais conhecidos da ilha para entretenimento noturno é o Blues, um bar de jazz e blues localizado no Hotel Avila Beach, que fica em uma mansão histórica do século XVIII. Outras alternativas conhecidas são o complexo Mambo Beach e o Pietermaai, onde há vários bares populares, como o Mundo Bizarro.