MRE celebra 200º aniversário de fundação em sessão solene no Congresso Nacional

Evento reuniu parlamentares e de membros do corpo diplomático

A Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, participou nesta terça-feira (5), de uma sessão solene da Câmara dos Deputados em celebração aos seus 200 anos de fundação.

O evento, de iniciativa do Deputado Flávio Nogueira, contou com a presença de parlamentares e de membros do corpo diplomático.

Durante a sessão, foram recordados grandes marcos da história diplomática brasileira, bem como a trajetória de ilustres membros do serviço exterior. A Secretária-Geral ressaltou também a importância da diplomacia parlamentar para a condução e aprofundamento da política externa.

Fundação do MRE

O Ministério das Relações Exteriores foi criado com a denominação de Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, pelo decreto de 13 de novembro de 1823, com a finalidade de tratar dos assuntos referentes às relações do Brasil com outros países.

Após a proclamação da República, a pasta teve o seu nome alterado para Secretaria de Estado das Relações Exteriores, e a partir da lei n. 23, de 30 de outubro de 1891, para Ministério das Relações Exteriores, mantido até hoje. De acordo com essa lei, competia ao ministério o expediente e o despacho dos negócios e serviços no exterior, a colonização e o serviço dos núcleos coloniais.

A sede do MRE é o Palácio do Itamaraty, inaugurado em Brasília no ano de 1970. Por isso, os termos passaram a ser sinônimos. O Itamaraty assessora o Presidente da República na formulação da política exterior do Brasil e na execução das relações diplomáticas com Estados e organismos internacionais. Com uma rede de 117 representações no mundo, o Ministério promove os interesses do País no exterior, presta assistência aos cidadãos brasileiros e dá apoio a empresas brasileiras.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.