Faleceu hoje, segunda-feira, 20 de agosto, o israelense, URI AVNERY

Faleceu hoje, segunda-feira em Tel Aviv, 20 de agosto o israelense, URI AVNERY.  
 URI AVNERY, foi   jornalista, legislador, veterano e ativista da paz está entre um dos primeiros israelenses que se encontrou com Yasser Arafat.   
o encontro com Yasser Arafat aconteceu em 3 de julho de 1982. Foi um dos primeiros israelenses a  enxergar o estado palestino  como a solução de paz para o conflito.
 
” A diferença entre um lutador pela liberdade e um terrorista depende da sua perspectiva” ( Palavras de URI AVNERY).

 

 

Figura central do movimento pacifista israelense, partidário da criação de um Estado Palestino, Avnery integrou o exército israelense e atuou em uma milícia de direita antes de virar um grande defensor da paz no Oriente Médio.

Uri Avnery, cujo nome oficial é Helmut Ostermann, nasceu na Alemanha em 1923 e emigrou para a Palestina em 1933, após a chegada de Adolf Hitler ao poder.

Depois de fazer parte do Irgun, um grupo militar clandestino judeu que era contrário às autoridades britânicas presentes na Palestina, Avnery se alistou no exército israelense após a fundação do Estado de Israel em 1948 e foi ferido durante primeira guerra árabe-israelense.

Avnery dirigiu durante 40 anos a revista, caracterizada por reportagens investigativas, além de sua defesa da criação de um Estado palestino e da convivência entre judeus e árabes.

Foi eleito deputado para o Parlamento de Israel em 1965 e ocupou uma cadeira na Assembleia durante 10 anos.

Fundou em 1994 a ONG pacifista Gush Shalom (Bloco da paz), que se diferenciou de outros movimentos pacifistas israelenses ao exigir o retorno dos palestinos expulsos durante a criação de Israel em 1948.

Escritor prolífico, Avnery publicou diversos livros, incluindo a autobiografa “Otimista”.

Também recebeu muitos prêmios internacionais, como o Prêmio da Paz Erich Maria Remarque em 1995.

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.