Embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristić, recebe convidados na celebração do Dia do Estado

No dia 22 de fevereiro de 2024, foi realizada uma recepção na embaixada da República da Sérvia em Brasília por ocasião do Dia do Estado da Sérvia.

A primeira embaixada inaugurada na nova capital brasileira foi a então embaixada da ex-Iugoslávia, que tem como sucessora a Sérvia.

O recém designado embaixador Aleksandar Ristić, que chegou ao Brasil há três semanas, e sua vice, Jelena Blažević, abriram as portas da reformada embaixada e organizaram um evento para amigos da Sérvia.

A recepção contou com a presença de representantes do Congresso Nacional, do Itamaraty, do Governo do Distrito Federal e de outros estados da federação, da Polícia Federal, embaixadores e diplomatas, empresários, analistas, além da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo e Todo o Brasil, bem como numerosos jornalistas e membros da diáspora sérvia.

A participação da orquestra de Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e a execução dos hinos nacionais da Sérvia e do Brasil deram um brilho ao todo evento.

No seu discurso, o embaixador Aleksandar Ristić ressaltou que o Dia do Estado Sérvio é comemorado em memória de dois eventos da Revolução Sérvia que ocorreram em 15 de fevereiro – a Primeira Revolta Sérvia (1804), que deu início à luta pela libertação da ocupação otomana que durou quase cinco séculos, e a adoção da primeira constituição sérvia (1835). Embora essa constituição tenha ficado em vigor durante apenas 55 dias, o seu espírito libertário ainda hoje é uma inspiração na Sérvia. Ainda hoje as atuais gerações de líderes e cidadãos encontram nela a força para preservar a unidade nacional e a integridade territorial da Sérvia e para trabalhar no seu desenvolvimento.

A Sérvia e o Brasil tradicionalmente mantêm uma excelente cooperação e apoiam-se mutuamente. As relações diplomáticas foram estabelecidas em 1938 e caracterizam-se por um elevado nível de acordo sobre as questões internacionais mais importantes. Existe a possibilidade de desenvolvimento da cooperação em várias áreas, com ênfase à agricultura, às tecnologias da informação, ao comércio, à defesa e à cultura.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.