Embaixada do Marrocos:O Rei marroquino, Mohammed VI, comemora o 21 aniversário de sua ascensão ao trono

O Rei marroquino, Mohammed VI, comemora  o 21 aniversário de sua ascensão ao trono no dia 30 de julho 

Marrocos é um país com uma história milenar, herdeiro de séculos de tradição. No entanto, nada neste reino parou no tempo. Sua cultura vibrante expressa-se todos os dias nos pequenos gestos do cotidiano, nas festas, nos rituais e nos costumes. A celebração na sede da Embaixada acontece todos os anos e mostra pouco estilo de vida irresistível dos marroquinos através da música , da culinária e do próprio local  que remete a uma mansão marroquina.Neste ano , não haverá celebração em Brasília devido a Pandemia

O Marrocos tem excelentes relações com o Brasil, em vários aspectos, econômicos, culturais, turísticos e há uma sólida amizade entre os dois países que se reforça a cada dia .

O que é comemorado?

A ascensão do Rei ao trono é um feriado nacional no Marrocos celebrado em 30 de julho de cada ano. Também conhecido como Dia do Trono, que teve início em 1999.

O Rei Mohammed VI, filho do falecido rei H.M. Hassan II, nasceu em 21 de agosto de 1963, em Rabat. Após a morte de seu pai em 23 de julho de 1999, o rei Mohammed VI assumiu oficialmente o trono, de acordo com o artigo 20 da Constituição do reino, na sexta-feira, 30 de julho de 1999.

Essa data se tornou o Dia do Trono para ser comemorado todos os anos com um feriado. A cerimônia ocorreu na sala do trono do palácio real em Rabat. Após o término, o novo rei realizou solenemente a oração de sexta-feira e pronunciou seu primeiro discurso .

O rei Mohammed VI é o 23º rei da dinastia Alaouite, que governa o Marrocos desde 1631. Embora o Marrocos seja uma monarquia constitucional com um parlamento eleito, o rei ainda mantém detém amplos poderes executivos e legislativos. Usado raramente, o rei tem o poder de emitir decretos chamados dahirs, que têm força de lei.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.