Embaixada da Italia promove evento sobre Dante Alighieri

O Embaixador Francesco Azzarello foi o anfitrião do evento que aconteceu na Embaixada da Italia, no dia 20 de outubro.


Na ocasião os convidados puderam assistir uma palestra ministrada pelo professor Marco Luchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras, sobre a literatura de Dante e ganharam também a obra em homenagem aos 700 anos de Dante.

Sete séculos após a sua morte e por ocasião da Semana da Língua Italiana no mundo, Dante Alighieri tem a vida e obra celebradas também por uma exposição montada no Salão Negro do Congresso Nacional .

A mostra resgata a atualidade da Divina Comédia, principal obra do poeta florentino e um dos maiores monumentos literários da história do Ocidente. Nela, Dante, que também foi político e prior de Florença, expressa, em poesia sublime, toda a riqueza de seu pensamento filosófico, teológico, moral e político. Sendo um clássico, a Divina Comédia traz em seus mais de 14 mil versos uma miríade de temas perenemente atuais, tais como o amor, o mal, a busca pelo sentido da existência, o aspecto moral intrínseco à política, o perdão, e tantos outros.

Na exposição, o espectador vai embarcar em uma excursão aos três reinos da Divina Comédia, monumental trabalho do poeta que é celebrado em todo mundo, tendo sido traduzido para quase todas as línguas. Como Dante caminha pelo Inferno, o Purgatório e o Paraíso, assim também o fará o visitante, adentrando o universo cosmológico e simbólico da obra dantesca.

Em “Dante 700 anos: os olhos de Beatriz”, são propostos nove módulos mais um (total de 10), como ele fez na Divina Comédia, acrescentando um canto ao Inferno para resultar em número redondo total de 100 cantos: Inferno 33 (+1), + Purgatório (33) + Paraíso (33).

O primeiro módulo é dedicado à vida de Dante, a Florença, às cidades estados, ao império e ao papado. Do segundo ao quinto módulo, o foco é a Divina Comédia, com uma viagem do espectador do Inferno ao Paraíso. Do sexto ao nono, a exposição situa Dante no Brasil, com sua influência na obra de poetas brasileiros; as traduções de sua obra desde as primeiras edições, no século 19; e o Dante político.

O Evento na Embaixada aconteceu um dia após a inauguração da exposição e foi seguido por um coquetel para os presentes.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.