Embaixada da Índia em Brasília destaca sucesso na promoção da medicina tradicional

Em um post do Instagram, a Embaixada da Índia em Brasília, destacou o sucesso na promoção da Ayurveda, a medicina tradicional indiana, segundo a publicação, memorandos foram assinados em torno do sucesso de negociação no ambito no G20. O assunto foi formalizado inclusive, em declaraçoes formais entre Brazil e a Índia.

Saiba mais sobre a AYURVEDA

O termo é formado por “Ayu” (vida) e “veda” (conhecimento), ou seja, ayurveda significa o conhecimento, ou a ciência da vida. É uma filosofia de cura que guia o indivíduo para que ele retorne ao seu equilíbrio energético e restabeleça a harmonia do seu corpo. Dessa forma, ao estar em equilíbrio, o ser se mantém saudável.

E esse equilíbrio se estende para a natureza e para os outros seres. Afinal, a ayurveda acredita que a energia de cada indivíduo está conectada com o todo, com o universo e com os ciclos naturais da vida.

As literaturas indicam que a ayurveda surgiu na Índia há cerca de 5 mil anos. Por isso, é considerada um dos sistemas de saúde mais antigos do mundo. Acompanhe a história:

Prática milenar e indiana

  • 3.000 a.C: os primeiros registros da ayurveda foram encontrados em uma antiga civilização da região noroeste da Índia.
  • 1.900 a.C: nesse ano foi escrito o livro Atarva Veda, associado à saúde e medicina, e que serviu como um dos pontos de partida para a constituição da prática.
  • Entre os séculos I e VII: são escritos os clássicos livros da Ayurveda, usados até hoje: Caraka Samhita, Susruta Samhita e Astanga Hrdayam.
  • Entre os séculos X e XI: os muçulmanos invadiram a Índia e tentaram destruir os livros e registros associados à técnica. Contudo, foram preservados por um Imperador de origem mongol.
  • Entre os séculos X e XI: com a invasão britânica na Índia, a ayurveda foi proibida e exposta como uma medicina ineficiente.
  • 1947: nesse ano, os britânicos saíram da Índia, fato que deu espaço para a retomada dos indianos e de suas práticas, como a Ayurveda. Ayurveda é uma medicina?

MEDICINA

Ao lado da medicina ocidental, conhecida por alopatia, e da medicina tradicional chinesa, a medicina ayurveda também é um caminho terapêutico para cuidar da saúde.

No Brasil, é considerada uma das praticas integrativas do SUS – Sistema Único de Saúde, e complementa tratamentos convencionais.

Já a formação para se tornar um profissional ayurvédico pode ser feita por médicos e outras especialidades, como nutricionistas e terapeutas.

Na ayurveda, cada ser é único e conta com um código energético exclusivo e original seu. Assim, quando há situações que atrapalham a fluidez dessa energia, acontece o desequilíbrio energético e o acúmulo de toxinas no corpo. Segundo a prática, o resultado desse acúmulo pode desencadear no surgimento de problemas de saúde.

A proposta da ayurveda é realinhar a energia para restabelecer o equilíbrio. Nesse sentido, cada pessoa precisa restaurar corpo, mente e espírito de forma individual e, assim, estimular a autocura e prevenir doenças.

Mas como saber se a sua energia está desalinhada? A Ayurveda conta com princípios para identificar, tratar e reequilibrar o código energético com base nos elementos e nos doshas.

Ayurveda e os elementos

Para entender como a Ayurveda identifica a carga energética das pessoas, é importante saber que a técnica se fundamenta nos 5 elementos:

  • terra;
  • fogo;
  • água;
  • ar;
  • espaço e éter.

Os elementos fazem parte de tudo que somos, dos nossos sentidos, do organismo, da natureza e do universo. Cada ser conta com todos eles em seu corpo, em diferentes proporções.

Ainda, os elementos são combinados e formam os doshas, que são uma espécie de biotipo da ayurveda. Os doshas são associados aos princípios de movimento, metabolismoe estrutura.

Os doshas da Ayurveda

Os doshas são os biotipos da ayurveda. A ciência identificou 3 grupos de características físicas e psicológicas associadas a energias que coexistem em cada indivíduo, os 3 doshas: Vata, Pitta e Kapha.

Cada dosha é formado por uma combinação de dois elementos e associado a um determinado princípio.

  • Dosha Vata: é a combinação entre espaço (ou éter) e ar, ligado ao movimento. No corpo, está relacionado com as funções excretórias e nervosas.
  • Dosha Pitta: formado por fogo e água, está associado ao metabolismo e às funções digestivas.
  • Dosha Kapha: água e terra são os elementos de Kapha, representando a estrutura. Por isso é relacionado às funções estruturais e de lubrificação do corpo.

Vale destacar que todos os seres têm os 3 doshas e, em cada ser, eles se expressam com mais ou menos intensidade. Para encontrar o equilíbrio, a ideia não é igualar a expressão dos doshas, mas alinhar, conforme a energia original de cada pessoa.

Somado a isso, as condições físicas, genéticas, emocionais e de estilo de vida são situações que interferem na expressão dos doshas em cada indivíduo. Assim, cabe ao profissional ayurvédico identificar os doshas do paciente, os possíveis desequilíbrios e indicar o tratamento adequado para reequilibrar as energias. Esse é o caminho da ayurveda para prevenir doenças ou apoiar processos de cura.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.