Embaixada da França apresenta vencedores do programa educativo FranceLab, que teve como tema “As florestas do Brasil: preservar a biodiversidade”

Escolas de todo país trabalharam a responsabilidade ambiental com alunos de 7 a 18 anos. Resultado: a construção de uma comunidade de futuros jovens engajados com o desenvolvimento sustentável.

Brasília sedia, de 26 a 28 de outubro, o encerramento da edição 2023 do FrancEcolab Brasil, um programa educativo em francês e português que visa sensibilizar os jovens sobre a importância das questões ambientais. Essa sensibilização se dá pelo desenvolvimento da educação ambiental em escolas espalhadas por todo o país, principalmente na rede pública de ensino.

Participantes da categoria Ensino Fundamental 1 foram convidados a criar uma história a respeito de uma espécie vegetal ou animal ameaçada nas florestas brasileiras. O primeiro lugar nessa categoria coube à Escola Municipal Anísio Teixeira de Niterói, Rio de Janeiro, que criou um conto a respeito da onça-pintada. Também recebeu o prêmio especial do júri a Escola bilíngue Professora Marly Maria e Souza da Silva de Macapá, no Amapá, já premiada nas duas primeiras edições do programa, e que escolheu o mesmo animal.

Já na categoria Ensino Fundamental 2, os estudantes apresentaram soluções para salvar uma espécie em extinção nas florestas do Brasil, e o primeiro lugar ficou com o Colégio Santa Maria Minas, de Contagem, Minas Gerais. O prêmio na categoria Ensino Médio, com o tema “Por que proteger a biodiversidade?”, possui três finalistas: o Colégio de Aplicação da UFPE, em Pernambuco, o Estadual José Carlos Mestrinho, de Manaus, Amazonas, e o Liceu Franco-Brasileiro, do Rio de Janeiro. Esses alunos prepararam um programa de rádio.

A convite da Embaixada, as 10 equipes ganhadoras do concurso estarão em Brasília de 26 a 28 de outubro para participar de atividades pedagógicas com tema da preservação das florestas do Brasil.

As informações são da Embaixada da França

Compartilhe

Brasília in Foco