Embaixada da Alemanha explica sobre as eleições no país

Quem se tornará chanceler depois de Angela Merkel? A votação para constituir o 20º Bundestag (Parlamento alemão) acontecerá no dia 26 de setembro. Será esse Parlamento quem decidirá sobre a sucessão de Merkel.

O sistema eleitoral para o Bundestag é o da votação proporcional personalizada. Todo eleitor faz duas escolhas na cédula eleitoral: com o voto direto (primeiro voto), ele decide qual político do seu distrito eleitoral deve ser deputado no Parlamento. Através desses mandatos diretos é preenchida a metade dos mandatos; os demais são preenchidos através das listas estaduais dos partidos políticos. Eles apresentam candidatos ao Parlamento em cada Estado. O voto de legenda (segundo voto) é dado pelo eleitor ao partido de sua preferência.

Somente os partidos que somam em todo o país o mínimo de cinco por cento de todos os votos de legenda (segundo voto) é que podem ter representação no Bundestag. Atualmente, o Parlamento alemão possui 709 deputados.

Na Alemanha, o voto é facultativo e não há título eleitoral. Algumas semanas antes do dia da votação – que acontece em um domingo ou feriado –, os eleitores recebem pelo correio as instruções sobre seu local de votação. Na Alemanha também se pode votar pelo correio. Esse direito é muito usado por quem mora no exterior, quem estará viajando na data da eleição ou mesmo por pessoas doentes.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.