Embaixada americana em Brasília emite nota oficial do governo

Press Release Embaixada Americana em Brasília

Em resposta aos repetidos ataques do Kata’ib Hezbollah (KH) às bases iraquianas que abrigam as forças da coalizão da Operação Inherent Resolve (OIR), as forças dos EUA realizaram ataques defensivos de precisão contra cinco instalações do KH no Iraque e na Síria que irão reduzir a capacidade do KH de realizar ataques futuros contra as forças da coalizão OIR.

Os cinco alvos incluem três locais do KH no Iraque e dois na Síria. Esses locais incluíam instalações de armazenamento de armas e locais de comando e controle que o KH usa para planejar e executar ataques às forças da coalizão OIR.

Os ataques recentes do KH incluíram o lançamento de mais de trinta foguetes contra uma base iraquiana perto de Kirkuk que resultou na morte de um cidadão dos EUA e feriu quatro militares americanos e dois membros das Forças de Segurança do Iraque (ISF). O KH tem uma forte ligação com a Força Quds do Irã e tem recebido repetidamente ajuda letal e outros apoios do Irã, que foram usados para atacar as forças da coalizão OIR.

A coalizão OIR está no Iraque a convite do governo iraquiano para garantir a derrota duradoura do estado islâmico e aconselhar e assistir a ISF. Os Estados Unidos e seus parceiros de coalizão respeitam totalmente a soberania iraquiana e apoiam um Iraque forte e independente. Os EUA, no entanto, não serão impedidos de exercer seu direito de legítima defesa.

É importante notar que os ataques KH também feriram vários membros da ISF. O secretário Esper e o primeiro-ministro Mahdi compartilharam seu compromisso de ver esses ataques do KH às forças da ISF e OIR cessarem de uma vez por todas.

O Irã e as forças do KH que lutam em seu nome devem interromper seus ataques às forças dos Estados Unidos e da coalizão e respeitar a soberania do Iraque para impedir ações defensivas adicionais das forças dos EUA.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.