Diplomata húngaro, foi eleito presidente da próxima 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU

diplomata húngaro, Csaba Korosi, foi eleito presidente da próxima 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU

Korosi foi eleito por aclamação em uma sessão plenária da Assembleia Geral, pois sua candidatura não foi contestada.

Ele assumirá o novo cargo em setembro de 2022, para suceder o atual presidente da Assembleia Geral das Maldivas, Abdulla Shahid.

Em seu discurso à Assembleia Geral após a eleição, Korosi listou cinco prioridades para sua presidência: continuar firme nos princípios básicos da Carta da ONU; fazer progressos significativos e mensuráveis ​​na transformação da sustentabilidade; encontrar soluções integradas e sistêmicas; reforçar o papel da ciência na tomada de decisões; e aumentar a solidariedade para resolver melhor as crises que o mundo deve enfrentar.

“Estamos vivendo em crises globais, múltiplas e interligadas de alimentos, energia e dívida, enquanto as crises de água parecem se tornar as próximas ameaças iminentes”, disse ele.

Com a escassez de oferta global e os preços em alta, 49 milhões de pessoas em 43 países já estão em níveis emergenciais de fome. Devido às contínuas emergências climáticas, os oceanos nunca estiveram tão ácidos e quentes como em 2022, com o nível do mar estabelecendo um recorde. As perdas de biodiversidade estão igualmente em uma intensidade sem precedentes, disse ele.

O diplomata húngaro, Csaba Korosi, fala após ser eleito presidente da próxima 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU na sede da ONU em Nova York, no dia 7 de junho de 2022. (Xinhua/Xie E)

Os conflitos globais nunca foram tão fortes desde o final do século passado. Cerca de 303 milhões de pessoas precisam urgentemente de ajuda humanitária e proteção em 69 países. O conflito na Ucrânia está adicionando novas dimensões a esses desafios ameaçadores, disse ele.

“Ao me eleger, você reconfirmou a avaliação de que os riscos geopolíticos e os decorrentes da forma insustentável de nosso desenvolvimento começaram a se fundir e se reforçar. Junto com a guerra na Ucrânia e outros conflitos armados em outros lugares, eles criam uma tempestade perfeita e instabilidade sem precedentes para os próximos anos”, disse Korosi.

“Portanto, devemos buscar soluções integradas para os desafios sistêmicos. Não há como voltar ao antigo normal. A única saída para a situação atual é através de reformas e transformações contínuas desta organização e do fortalecimento de nossa cooperação em cumprir nossas metas, compromissos e promessas acordados em conjunto”, disse ele.

Shahid, atual presidente da Assembleia Geral, parabenizou Korosi por sua eleição e disse que Korosi traz consigo “uma riqueza de conhecimento e experiência” de seus quase 40 anos servindo seu país como diplomata.

Korosi, nascido em 1958, atualmente atua como diretor de sustentabilidade ambiental no gabinete do presidente da Hungria. Ele começou a trabalhar para o Ministério das Relações Exteriores da Hungria em 1983. Entre seus muitos cargos no exterior, Korosi serviu como embaixador húngaro na Grécia entre 2002 e 2006 e representante-permanente da Hungria na Organização das Nações Unidas entre 2010 e 2014.

Korosi frequentou a faculdade na antiga União Soviética e depois estudou em Israel, Grã-Bretanha e Estados Unidos. Além de sua língua materna, Korosi fala árabe, inglês, francês e russo.

A visão de Korosi para a 77ª sessão da Assembleia Geral, soluções por meio da solidariedade, sustentabilidade e ciência, oferece uma visão pragmática do trabalho da Assembleia Geral, à medida que o mundo continua se recuperando do COVID-19, enfrentando as mudanças climáticas e se esforçando para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, disse Shahid. “Tenho certeza de que, com sua vasta experiência, tanto aqui na Organização das Nações Unidas quanto em todo o mundo, a Assembleia Geral estará em boas mãos na próxima sessão”.

Em suas declarações, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a 77ª sessão da Assembleia Geral pode ser um momento de transformação, um período para recalibrar o multilateralismo e fortalecer as bases da cooperação global.

O presidente eleito Korosi traz uma perspectiva ampla para seu novo cargo, uma familiaridade com a Organização das Nações Unidas desde seu tempo como representante-permanente, experiência em sustentabilidade ambiental e compromisso firme com a ação multilateral, disse Guterres. “Saúdo o foco de sua presidência em soluções por meio da solidariedade, sustentabilidade e ciência e conto com ele para nos ajudar a avançar em todo o espectro de nosso trabalho”.

O mundo está em perigo. Desde conflito na Ucrânia em todas as suas dimensões ao aprofundamento dos impactos da crise climática, da pandemia de COVID-19 à escalada das necessidades humanitárias, fome e pobreza, os próximos meses testarão o sistema multilateral, disse ele. “A Assembleia Geral é fundamental para tudo o que fazemos. O mundo espera que você debata, tenha consenso e, acima de tudo, apresente soluções”. 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.