Declaração de projeto de Niemeyer, no Líbano, como patrimônio mundial pela UNESCO

O Governo brasileiro congratula o governo e o povo libanês pela inscrição da Feira Internacional de Trípoli Rachidi Karami na lista de patrimônio mundial da UNESCO, aprovada hoje, 25/01/2023, em reunião extraordinária da organização. A feira foi concomitantemente inscrita na lista de patrimônio mundial em perigo, devido à urgente necessidade de trabalhos de conservação e recuperação.

Projeto de Oscar Niemeyer, a feira foi construída entre 1967 e 1975, quando eclodiu a guerra civil libanesa. Constitui excepcional exemplo de intercâmbio cultural no domínio da arquitetura, tanto pela troca de conhecimentos durante sua realização – que proporcionou a engenheiros e empreiteiros libaneses aprendizado sobre estruturas de concreto armado de larga escala – quanto pelo resultado, que integra conceitos modernistas brasileiros no contexto árabe do Levante. O Itamaraty, por meio da Embaixada em Beirute, buscará cooperar com as autoridades libanesas para apoiar o projeto de restauração da feira.

Trata-se do primeiro projeto de Niemeyer fora do Brasil a ser inscrito na lista de patrimônio mundial da UNESCO e sexto local libanês a figurar na mesma lista.

Compartilhe

Brasília in Foco