Data Nacional da China é celebrada em 1º de Outubro, marcando a fundação da República Popular

O Dia Nacional da China é comemorado anualmente em 1º de outubro. A data celebra a fundação da República Popular da China, em 1949. Anualmente, os chineses aproveitam o feriado prolongado para se reunir com as famílias e fazer viagens dentro do país ou ao exterior.

Essa é uma data marcante para a população. Foi em 1º de outubro de 1949 que o país passou a ser chamado de República Popular da China, após sua revolução cultural. Em algumas décadas, a China deixou de ser uma nação majoritariamente agrária para se tornar uma potência mundial e uma das mais desenvolvidas tecnologicamente.

Anualmente, os locais públicos são decorados com bandeiras e flores para marcar a data. Na Praça da Paz Celestial (Tiananmen), de Beijing, desde 2011 é colocado um vaso de flores gigantes com votos de “Boa Sorte”.  Além disso, outros arranjos com motivos tradicionais podem ser vistos ao longo da Avenida Chang’an. O vaso desse ano tem 18 metros de altura e atrai milhares de visitantes todos os dias.

As festividades da Data Nacional começam com o hasteamento cerimonial da bandeira nacional chinesa na Praça da Paz Celestial ao nascer do Sol. À noite sempre há espetáculos com fogos de artifício e show de luzes.

Semana Dourada

A Data Nacional é celebrada com um feriado prolongado de sete dias, conhecido como Golden Week (Semana Dourada). Normalmente, o feriado vai de 1º a 7 de outubro, esse ano coincidiu com o Festival do Meio Outono (Festival da Lua), no dia 29 de setembro, resultando em um feriado duplo, com 9 dias ao todo.

A Semana Dourada foi criada pelo governo chinês em outubro de 1999, com o objetivo de expandir o turismo doméstico, permitindo reuniões familiares de longa distância. Em 2023, cerca de 21 milhões de chineses, quase a população da Austrália, está viajando de avião pelo país esta semana, afirma o governo. Ao mesmo tempo, 190 milhões de pessoas farão viagens de trem no período, equivalente a quase toda população do Brasil.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.