A cidade de Shusha fica no alto das montanhas, na região de Karabakh, no Azerbaijão. Há trinta anos, antes da ocupação, a cidade foi berço de muitos artistas e intelectuais azerbaijaneses, no entanto, todos estes intelectuais e suas famílias tiveram que abandonar o local devido a ocupação armênia. A cidade é parte do território do Azerbaijão e este fato é reconhecido por 4 resoluções do conselho de segurança da ONU. Recentemente as forças armadas do Azerbaijão recuperaram a cidade e hoje fazem benfeitorias e estradas para fomentar um turismo futuro, restaurando os monumentos históricos , construindo novas vias e foi mencionado também um possível retorno dos antigos moradores ao local.

Fui convidada para visitar a cidade, como a primeira jornalista brasileira, recentemente, o presidente turco Tayip Erdogan e o Presidente do Arzerbaijão estiveram juntos em uma visita a Shusha.Desde a liberação do território máquinas trabalham sem parar para melhorar as estradas de acesso, e restaurar a história antiga do Azerbaijão.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.