Confira as regras de 2022 antes de planejar a sua viagem para a Europa

Com o avanço da pandemia e o aumento das variantes do coronavírus, muitos países do continente europeu mudaram suas regras para receber visitantes vindos do Brasil. Assim, alguns países tem certas exigências para as pessoas que querem visitá-los, mesmo neste período.

Por exemplo, caso seja apresentado o comprovante de vacinação completo, é dispensada a exigência de outra documentação e até de apresentação do teste negativo. Por outro lado, alguns países não liberaram o turismo para brasileiros e outros têm restrições à CoronaVac.

Primeiro vamos falar de vacinação. A maioria dos países exigem que os brasileiros estejam com a vacinação completa, ou seja, além de ter tomado as duas doses, é necessário ter tomado também a dose de reforço. A Espanha, por exemplo, liberou a entrada de pessoas maiores de doze anos com a vacinação completa, sem a necessidade da apresentação de teste negativo.

Já na Alemanha também se exige vacinação completa ou teste negativo de PCR ou antígeno para a entrada no país. Uma novidade é que agora é necessário que se faça um cadastro antes de chegar ao país, e as pessoas que o fizerem ficam dispensadas da quarentena.

Para entrar na França, o turista deve apresentar comprovante de vacinação completa e uma declaração de que não está com nenhum sintoma da Covid-19, além de não ter tido contato com nenhum infectado para entrar no país.

Agora, se seu destino é a Inglaterra, você não precisará fazer teste caso tenha a vacinação completa. Porém, terá que preencher o Formulário de Localização de Passageiro 48 horas antes da sua chegada.

Brasileiros só tem permissão para entrar na Itália em alguns casos, como motivos específicos de trabalho, saúde, estudo, urgência absoluta ou retorno ao domicílio, casa ou residência. Não é permitida a entrada de brasileiros no país apenas para turismo.

Já em Portugal, o país permite a entrada de brasileiros com a vacinação completa sem a necessidade de apresentar testes negativos ou de cumprir a quarentena.

Restrições quanto à CoronaVac

Alguns países tem certas restrições quanto aos passageiros vacinados com a CoronaVac. Portugal, por exemplo, é um dos que não tem aceitado as pessoas que tomaram esse imunizante.

Na Alemanha, também há algumas restrições para as pessoas que tomaram a CoronaVac, que só é aceita caso o viajante tenha necessidade comprovada ou em caso de trânsito no aeroporto. Nesta situação, será necessário também um teste PCR/Antígeno negativo.

A França aceita sem restrições quem tenha tomado a CoronaVac e mais uma dose de reforço de Pfizer. Já a Espanha e Inglaterra aceitam esse imunizante sem restrições.

Passageiros que não se vacinaram

Para as pessoas que decidiram não tomar nenhum tipo de vacina contra a Covid 19, as regras são diferentes. Para entrar na Alemanha, o brasileiro só vai conseguir se apresentar um teste PCR/Antígeno negativo nas últimas 48 horas. Também pode ser necessária uma quarentena de 10 dias. É preciso ter necessidade comprovada para estar no país.

Já na Espanha não será permitida a entrada de turistas não vacinados, e só serão aceitos no país aqueles que estiverem em uma viagem considerada essencial. Também é preciso um teste em espanhol ou inglês.

Agora, quem vai entrar na França e não completou suas vacinas precisa preencher um formulário e comprovar que sua viagem é necessária, além de apresentar um teste PCR/Antígeno negativo nas últimas 48 horas.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.