Chegada de nova embaixadora do Brasil em Caracas marca reabertura de embaixada na Venezuela

Brasília e Caracas passaram quase quatro anos sem relações diplomáticas

A embaixadora brasileira na Venezuela, Glivânia Maria de Oliveira, se reuniu nesta segunda-feira (19) com o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yván Gil, para entregar as cartas credenciais, cerimônia que marca a aprovação de um novo embaixador em um país.  Trata-se da primeira mulher a chefiar a Embaixada em Caracas.

A apresentação de Oliveira foi feita na Casa Amarilla Antonio José de Sucre, sede do Ministério das Relações Exteriores, e marca a reabertura da embaixada brasileira na Venezuela de maneira simbólica. O governo brasileiro e o país vizinho romperam relações diplomáticas em 2020, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em 2019, o então mandatário reconheceu o ex-deputado venezuelano Juan Guaidó como “presidente autoproclamado”. Com isso, Brasília e Caracas passaram quase quatro anos sem relações diplomáticas.

Assim que assumiu a Presidência, em janeiro de 2023, o presidente Lula disse que reabriria a embaixada brasileira na Venezuela e enviou o diplomata Flávio Macieira para reabrir as sedes consulares no país. Ele atuou como encarregado de negócios, mantendo os primeiros contatos com autoridades venezuelanas após a normalização de relações. O processo só foi finalizado em dezembro de 2023, quando o nome de Gilvânia foi aprovado no Senado.

Já a Venezuela tem um embaixador no Brasil desde maio de 2023. O diplomata Manuel Vadell assumiu a representação em Brasília pouco antes da visita do presidente venezuelano Nicolás Maduro ao Brasil.

Oliveira atuava como diretora-geral do Instituto Rio Branco, mas já havia sido embaixadora no Panamá, entre 2018 e 2022, e anteriormente cônsul-geral em Boston, nos EUA, entre 2015 e 2018.

Ela chegou a Caracas na sexta-feira (16) e foi recebida pelo vice-ministro das Relações Exteriores para a América Latina, Rander Peña.

Na cerimônia de aprovação da brasileira, o chanceler venezuelano disse que o evento “reforça os laços bilaterais e a amizade que une os dois países”. Ele também destacou o papel do Brasil na inserção internacional da Venezuela: “O Brasil, como membro do BRICS, se consolida hoje como um aliado crucial de todos os povos que lutam pela construção de um mundo multipolar”. As informações são do Brasil de Fato.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.