Brasília receberá o Taste Brasília Festival, maior festival gastronômico do mundo

Taste Brasília Festival, edição local do maior festival gastronômico do mundo, estreia sua primeira edição na capital do país. Apresentado pelo Santander, o evento reúne o melhor da gastronomia da cidade em um mesmo lugar, o charmoso Pontão do Lago Sul, belo ponto turístico de Brasília, localizado às margens do Lago Paranoá. O festival será realizado entre o final de maio e início de junho deste ano, nos dias 27, 28, 29 de maio e 3, 4 e 5 de junho, ao ar livre e com preço acessível.

O Taste Festivals é um grande festival de experiências gastronômicas que está presente em 13 cidades pelo mundo, como Paris, Londres, Dubai, Grécia, Milão, Amsterdã, Cape Town, Dublin, Melbourne, Sydney, São Paulo, onde acontece regularmente, e agora, ganha mais esta edição em Brasília, proporcionando vivências gastronômicas e culturais. É um convite para as pessoas degustarem aquele prato clássico do melhor restaurante da cidade, assinado pelo chef mais badalado, além de opções que são criadas exclusivamente para o Taste, com preços que cabem no bolso e variam de R$ 20 a R$ 45.

Vários pratos serão apresentados no Tates Festival, desde aperitivos até pratos principais e sobremesas. / Créditos: Divulgação.

O Taste Brasília Festival contará com 13 restaurantes e 1 bar

Segundo a nota, os visitantes do Taste Brasília Festival vão conferir 13 restaurantes e 1 bar com opções gastronômicas variadas, que vão da cozinha clássica à contemporânea, da brasileira à internacional, trazendo culinárias como a peruana, a japonesa e a italiana.

Gastronomia social e apoio à comunidade kalunga

De acordo com o informativo, no primeiro fim de semana na capital do país, o Taste também contará com a participação do Cerrado no Prato – Instituto Cajuzinho com a chef e professora Ana Paula Jacques, que participa dos principais movimentos de gastronomia de Brasília. Simon Lau, um dinamarquês apaixonado pela capital e pelo bioma do Cerrado, é o nome por trás do já lendário restaurante Aquavit. Ambos são integrantes do coletivo Cerrado no Prato e do Instituto Cajuzinho. Juntos, vão produzir um menu surpreendente, unindo a Dinamarca aos sabores cerratenses – e destacando produtos da comunidade kalunga, que também será beneficiada com o resultado da venda dos pratos.

No segundo fim de semana do evento, Almería e Casa Almería vão apresentar uma visão eclética da cozinha mediterrânea, tratada de forma leve e apetitosa: assim são o já consagrado Almería e a novíssima Casa Almería. O restaurante comandado pela família Jabour, de longa história na gastronomia de Brasília, traz influência ibéricas, gregas, libanesas, italianas. E quem amarra tudo isso é a chef Luiza Jabour, com sólida formação na França. A cultura das tapas, a tradição das mezzés, a confeitaria clássica com toques atuais, todas essas influências entram no caldeirão da chef.

O evento ocorrerá no bairro nobre do Lago Sul, às margens do Lago Paranoá – o Pontão do Lago Sul. 

De acordo com o comunicado, os restaurantes estarão em instalações pop-ups com qualidade profissional, que possibilita a execução dos pratos rigorosamente, com a mesma qualidade encontrada em seus estabelecimentos. O público terá até quatro opções por restaurante, sendo três delas parte do cardápio fixo das casas e um pensado e preparado exclusivamente para o Taste.

A sobremesa Tiramisu estará presente no Taste Festival, em Brasília. / Créditos: Divulgação.

Todos os protocolos de saúde indicados pelas autoridades serão seguidos. Álcool em gel estará distribuído estrategicamente em todo o espaço. Stands, áreas internas de cozinhas, mesas e áreas comuns, bem como utensílios serão devidamente higienizados, de acordo com os protocolos indicados pelo Governo do Distrito Federal.

Arepas servidas na edição do Taste de 2021 em SP. / Créditos: Divulgação.
Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.