Brasil quer retornar às instituições de integração sul e latino-americanas

Ministro Mauro Vieira destacou o interesse do Brasil em voltar a participar dos trabalhos do Sistema Econômico Latino-Americano

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta sexta-feira (1), com o Secretário-Permanente do Sistema Econômico Latino-Americano (SELA), embaixador Clarems Endara.

O encontro ocorrem em Kingston, à margem da VIII Cúpula da CELAC, em São Vicente e Granadinas. 

O chanceler Vieira indicou o interesse do Brasil em voltar a participar dos trabalhos do SELA, do qual foi membro fundador, tendo ratificado o Convênio do Panamá em 1976.

Em 2021, o Brasil retirou-se do SELA, mas agora faz uma aproximação. Conforme destaca nota do Itamaraty, “o Brasil reafirmou seu compromisso de retornar às instituições de integração sul e latino-americanas, iniciado em 2023. O SELA pode contribuir para o fortalecimento da integração regional e da cooperação na América Latina e no Caribe”.

Em outra agenda, o secretário Clarems Endara reuniu-se com a diretora do Departamento de Integração Regional do MRE, Daniela Arruda Benjamin. Na ocasião, reiterou-se a necessidade do SELA trabalhar em colaboração com o Brasil, como país estratégico na região, para impulsionar o crescimento da América Latina e do Caribe.

 

Compartilhe

Jarbas