Brasil e Alemanha firmam parceria no âmbito da Iniciativa Internacional do Clima (IKI)

Linha de financiamento será de até 65 milhões de euros, para três áreas temáticas de sustentabilidade

Como parte da parceria para uma transformação ecológica e socialmente justa, o governo da Alemanha convidou o governo brasileiro a desenvolver conjuntamente uma chamada de projetos no âmbito de sua Iniciativa Internacional do Clima (IKI).

Essa linha de cooperação foi reativada após mais de 5 anos sem chamadas bilaterais e deverá apoiar prioridades específicas do Brasil derivadas da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima e de seu Acordo de Paris, bem como da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

O volume de financiamento disponibilizado pelos Ministérios federais alemães – Economia e Ação Climática (BMWK), Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção do Consumidor (BMUV) e do Exterior (AA) – será de até 65 milhões de euros, para três áreas temáticas: descarbonização dos setores industriais intensivos em emissões no Brasil (até 25 milhões de euros); combate ao desmatamento em biomas não amazônicos (até 30 milhões de euros); e cidades sustentáveis e resilientes (até 10 milhões de euros).

A chamada de projetos IKI Brasil prevê a seleção de propostas finalistas, a serem anunciadas no final do segundo semestre de 2024. O anúncio da chamada dá-se em contexto de aprofundamento da tradicional cooperação entre Brasil e Alemanha em temas ambientais. O país europeu é um dos principais parceiros do Brasil na área.

Em janeiro de 2023, ainda no primeiro mês do atual governo Lula, o governo federal alemão anunciou pacote amplo de apoio a ações socioambientais no Brasil, no montante total de 200 milhões de euros, compreendendo repasses ao Fundo Amazônia, a projetos de proteção e uso sustentável das florestas, a fundo de eficiência energética e para facilitação de crédito voltado ao reflorestamento de áreas agrícolas, entre outras ações.

Em dezembro do mesmo ano, durante viagem do presidente Lula a Berlim para a II Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, foram anunciados cerca de 100 milhões de euros adicionais, para, entre outros, apoio ao combate ao desmatamento nos biomas Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa, e a comunidades que residem em Unidades de Conservação na Amazônia. Na mesma ocasião, os dois países firmaram Declarações Conjuntas de Intenção sobre o “Estabelecimento de um Diálogo Estratégico de Alto Nível sobre Ação e Ambição Climática” e sobre a “Parceria para o Desenvolvimento Global”.

As informações são do Itamaraty.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.