Asean comemora 51 anos e evento é realizado na embaixada das Filipinas em Brasília

O Brasil tem desempenhado um papel importante na aproximação das regiões da América do Sul e do Sudeste asiático, com o comprometimento em fortalecer relações entre o Mercosul e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Na quinta-feira 27 de setembro, na sede da embaixada das Filipinas em Brasília, as embaixadas dos países com representações em Brasília se reuniram  para comemorar os 51 anos da associação.

A Asean é formada por dez países (Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Myanmar, Camboja, Laos e Vietnã), com população total de 620 milhões de habitantes. Na recepção foram apresentados vários pratos típicos dos países da Asean . A embaixadora das Filipinas Marichu Mauro destacou eu seu discurso a importância das relações com o Brasil e o embaixador brasileiro Ary Quintella declarou que o aprofundamento das relações entre o Brasil e os países do Sudeste Asiático é objetivo compartilhado pelo governo brasileiro e as nações da Asean.

“Trata-se de uma das prioridades da política externa brasileira, evidenciada nas recentes visitas a países da região pelo chanceler Aloysio Nunes, em setembro de 2017 e em maio deste ano, quando se reuniu, em Jacarta, com o Secretário Geral da ASEAN, Dato Lim, e na realização, no último mês, de reunião de consultas políticas com a chancelaria de diversos países. O

Os fortes laços econômicos entre o Brasil e a ASEAN se expressam na contínua expansão de fluxos bilaterais de comércio e investimentos, por meio da importante presença de capitais entre o Brasil e  países da ASEAN” concluiu o diplomata.

 

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.