Arquivo de Notícias da China - Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/noticias-diretas-da-china/ O Jornal Brasilia in Foco cobre todo o mundo diplomático em Brasília Tue, 06 May 2025 02:05:46 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 https://brasiliainfoco.com/wp-content/uploads/2023/08/cropped-Logo-32x32.png Arquivo de Notícias da China - Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/noticias-diretas-da-china/ 32 32 China está disposta a trabalhar com Brasil para enfrentar conjuntamente desafios comuns, diz chanceler https://brasiliainfoco.com/china-esta-disposta-a-trabalhar-com-brasil-para-enfrentar-conjuntamente-desafios-comuns-diz-chanceler/ Tue, 06 May 2025 03:00:52 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51994 O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, declarou nesta terça-feira que a China está disposta a cooperar com o Brasil para salvaguardar os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento e enfrentar conjuntamente desafios comuns. Ele fez essas observações ao se reunir com Celso Amorim, assessor especial do presidente do Brasil, em […]

O post China está disposta a trabalhar com Brasil para enfrentar conjuntamente desafios comuns, diz chanceler apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, declarou nesta terça-feira que a China está disposta a cooperar com o Brasil para salvaguardar os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento e enfrentar conjuntamente desafios comuns.

Ele fez essas observações ao se reunir com Celso Amorim, assessor especial do presidente do Brasil, em Brasília.

Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, afirmou que a China quer trabalhar com o Brasil para cumprir o papel do BRICS como “primeiro escalão” do Sul Global, protegendo em conjunto os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento e enfrentando desafios comuns.

Em meio à incerteza e instabilidade no cenário global, China e Brasil, ambos grandes países em desenvolvimento e representantes de economias emergentes, devem se unir e cooperar no compromisso conjunto com a causa da paz e do desenvolvimento da humanidade, disse Wang.

Por sua vez, Amorim afirmou que as contramedidas firmes e decisivas adotadas pela China contra as “tarifas recíprocas” dos EUA conquistaram o entendimento e a admiração das partes afetadas, especialmente dos países do Sul Global.

Diante do protecionismo unilateral desenfreado, os países do BRICS devem agir ativamente, manter o multilateralismo e defender conjuntamente o sistema de comércio multilateral, acrescentou Amorim.

Durante o encontro, os dois lados também trocaram opiniões sobre a crise na Ucrânia e mantiveram comunicação estratégica sobre temas sensíveis, incluindo a situação no Oriente Médio e a questão nuclear iraniana.

Fonte: Poruguese News

O post China está disposta a trabalhar com Brasil para enfrentar conjuntamente desafios comuns, diz chanceler apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Brasileiros desbravam cultura da medicina tradicional chinesa na Província de Gansu https://brasiliainfoco.com/brasileiros-desbravam-cultura-da-medicina-tradicional-chinesa-na-provincia-de-gansu/ Mon, 05 May 2025 03:36:38 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51987 14 participantes do Curso Clínico Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) estiveram recentemente na Província de Gansu, no noroeste da China, para aprender mais sobre a MTC. Entre eles, estão médicos com mais de 20 anos de experiência que atuam com medicina chinesa em seu país, jovens pesquisadores interessados na integração das práticas ocidentais e […]

O post Brasileiros desbravam cultura da medicina tradicional chinesa na Província de Gansu apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
14 participantes do Curso Clínico Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) estiveram recentemente na Província de Gansu, no noroeste da China, para aprender mais sobre a MTC. Entre eles, estão médicos com mais de 20 anos de experiência que atuam com medicina chinesa em seu país, jovens pesquisadores interessados na integração das práticas ocidentais e orientais e entusiastas.

   Durante o estudo de seis dias, que começou em 7 de abril, os participantes praticaram acupuntura, tuina, pediatria e outras técnicas especiais no hospital ligado à Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Gansu. Para entender o apelo único da medicina tradicional chinesa, eles também participaram do estudo da cultura da medicina tradicional chinesa.

Fonte: Poruguese News

O post Brasileiros desbravam cultura da medicina tradicional chinesa na Província de Gansu apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
China: O maior parceiro comercial do Brasil investe em várias áreas diferentes https://brasiliainfoco.com/china-o-maior-parceiro-comercial-do-brasil-investe-em-varias-areas-diferentes/ Sat, 03 May 2025 13:20:44 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51958 Por Barbara Costa A cooperação entre a China e a América Latina tem se desenvolvido de forma consistente ao longo das últimas décadas, estabelecendo uma sólida base de confiança política mútua. Essa relação tem raízes em um histórico de diálogo e parcerias estratégicas, que se intensificaram com o tempo, demonstrando o comprometimento de ambas as […]

O post China: O maior parceiro comercial do Brasil investe em várias áreas diferentes apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Por Barbara Costa

A cooperação entre a China e a América Latina tem se desenvolvido de forma consistente ao longo das últimas décadas, estabelecendo uma sólida base de confiança política mútua. Essa relação tem raízes em um histórico de diálogo e parcerias estratégicas, que se intensificaram com o tempo, demonstrando o comprometimento de ambas as partes em promover um desenvolvimento conjunto.

Ao longo dos anos, os resultados dessa cooperação têm sido expressivos, especialmente nas áreas econômica e comercial. Os dados de comércio bilateral mostram um crescimento significativo, com a China tornando-se um dos principais parceiros comerciais da América Latina, especialmente do Brasil. Além disso, a cooperação em investimentos já alcançou marcos importantes, com destaque para o progresso em negociações de acordos de livre comércio, que visam facilitar ainda mais o fluxo de bens e serviços entre as regiões.

No campo das infraestruturas, a parceria sino-latino-americana tem rendido frutos concretos, com a China contribuindo para a construção e modernização de rodovias, ferrovias, portos e sistemas de energia. Esses projetos não apenas impulsionam o desenvolvimento econômico local, como também fortalecem a integração regional.

O intercâmbio humano tem sido outro pilar fundamental dessa cooperação. Projetos na área da educação, iniciativas de intercâmbio cultural, programas de cooperação civil, pesquisa e inovação têm aproximado ainda mais os povos das duas regiões, promovendo o entendimento mútuo e a valorização da diversidade cultural.

No âmbito multilateral, a China e os países da América Latina têm aprofundado sua colaboração por meio de fóruns e organizações como os BRICS, a Iniciativa Cinturão e Rota e o Fórum China-América Latina. Essas plataformas têm permitido avanços significativos na coordenação de políticas e na promoção de projetos conjuntos, ampliando os benefícios da cooperação para além das fronteiras bilaterais.

No caso específico do Brasil, o investimento chinês tem tido um impacto positivo em setores estratégicos como infraestrutura, energia, agricultura e mineração. Esses aportes não apenas geram empregos e promovem o crescimento econômico, como também trazem ganhos sociais importantes, contribuindo para a redução de desigualdades e o fortalecimento de comunidades locais.

A perspectiva para o futuro da cooperação sino-latino-americana é promissora. Há espaço para a abertura de novas oportunidades em áreas como pesquisa científica, inovação tecnológica e intercâmbio acadêmico. Além disso, é fundamental aprofundar as parcerias já existentes e ampliar o comércio bilateral, promovendo uma integração ainda mais robusta. A colaboração entre China e América Latina tem potencial para contribuir significativamente com o desenvolvimento global, servindo como modelo de cooperação solidária, inclusiva e sustentável.

O post China: O maior parceiro comercial do Brasil investe em várias áreas diferentes apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Brasil e China avançam na cooperação espacial com foco no satélite CBERS-5 https://brasiliainfoco.com/brasil-e-china-avancam-na-cooperacao-espacial-com-foco-no-satelite-cbers-5/ Fri, 02 May 2025 16:04:44 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51952 CBERS-5 deve ser o primeiro da série em órbita geoestacionária e promete ampliar capacidade de monitoramento climático OMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu na tarde desta terça-feira (29/04) a delegação da Administração Nacional do Espaço da China (CNSA) para aprofundar as negociações em torno do desenvolvimento do satélite CBERS-5, dentro do programa de […]

O post Brasil e China avançam na cooperação espacial com foco no satélite CBERS-5 apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
CBERS-5 deve ser o primeiro da série em órbita geoestacionária e promete ampliar capacidade de monitoramento climático

OMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu na tarde desta terça-feira (29/04) a delegação da Administração Nacional do Espaço da China (CNSA) para aprofundar as negociações em torno do desenvolvimento do satélite CBERS-5, dentro do programa de cooperação espacial sino-brasileira. O encontro reforça a aliança estratégica entre os dois países e busca alinhar avanços técnicos e políticos ao cronograma de encontros bilaterais previstos para 2025, às margens da Cúpula CELAC-China, em Pequim, e a Cúpula dos BRICS, no Rio de Janeiro.

A ministra destacou o compromisso brasileiro com um salto tecnológico na área espacial e a intenção de consolidar o CBERS-5 como símbolo da inovação conjunta entre países do Sul Global. “Tomamos a decisão política de fazer um investimento sem precedentes no programa espacial brasileiro. Queremos fazer isso junto com a China, renovando nossa parceria e atendendo às expectativas dos nossos presidentes”, afirmou.

Ela também ressaltou a importância do momento político para impulsionar as negociações em curso. “Temos marcos relevantes pela frente, como a Cúpula CELAC-China e a Cúpula dos BRICS, que reforçam a necessidade de manter os temas espaciais no centro da agenda bilateral”, completou.

Durante o encontro, o engenheiro-chefe da Administração Nacional do Espaço da China, Li Guoping, celebrou o compromisso renovado entre os dois países. “É uma honra estar aqui para seguir construindo esse projeto com o Brasil. O CBERS-5 é mais do que um satélite – é um símbolo da confiança mútua e da visão compartilhada para o futuro”, afirmou.

Um salto no monitoramento climático

O CBERS-5, ou Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres-5, é um projeto de aplicação meteorológica e ambiental que marca a nova fase da histórica colaboração entre os dois países na área espacial. O satélite será o primeiro da série CBERS a operar em órbita geoestacionária – uma posição que permite monitorar continuamente a mesma região do planeta. O foco será o território brasileiro.

Com previsão de lançamento para 2030, o CBERS-5 deverá se tornar uma ferramenta essencial no monitoramento climático, permitindo a detecção de eventos extremos como secas, enchentes e tempestades com mais precisão e agilidade.

Além disso, o projeto representa um avanço significativo em termos tecnológicos, com sensores mais modernos e capacidade ampliada de coleta de dados meteorológicos e ambientais. Ao mesmo tempo, reafirma o protagonismo de Brasil e China como referências em ciência e tecnologia no Sul Global.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O post Brasil e China avançam na cooperação espacial com foco no satélite CBERS-5 apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Porto chinês registra aumento de 48% em atracagens de navios carregados de soja brasileira em abril https://brasiliainfoco.com/porto-chines-registra-aumento-de-48-em-atracagens-de-navios-carregados-de-soja-brasileira-em-abril/ Tue, 29 Apr 2025 03:00:23 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51906 O Porto Ningbo-Zhoushan, no leste da China, deverá registrar no total cerca de 40 atracagens de navios carregados de soja brasileira neste mês, um aumento de 48% em comparação com 27 atracagens em abril do ano passado, segundo uma fonte do China Media Group. De acordo com a mesma fonte, vários navios de soja brasileira […]

O post Porto chinês registra aumento de 48% em atracagens de navios carregados de soja brasileira em abril apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O Porto Ningbo-Zhoushan, no leste da China, deverá registrar no total cerca de 40 atracagens de navios carregados de soja brasileira neste mês, um aumento de 48% em comparação com 27 atracagens em abril do ano passado, segundo uma fonte do China Media Group.

De acordo com a mesma fonte, vários navios de soja brasileira já atracaram na área de operação de Laoshan do Porto Ningbo-Zhoushan. A quantidade total de “alívio” de navio (ship lightening, em inglês) de soja brasileira no porto atingiu 700 mil toneladas neste mês, um crescimento de 32% em termos anuais, ante 530 mil toneladas em abril de 2024.

O Porto Ningbo-Zhoushan, na Província de Zhejiang, é o maior porto do mundo em termos de movimentação de cargas. De acordo com um comunicado divulgado em janeiro de 2025 pelo porto, a movimentação de carga ultrapassou 1,37 bilhão de toneladas em 2024, ficando em primeiro lugar globalmente pelo 16º ano consecutivo.

Em 2024, o Brasil foi o quinto maior parceiro mundial do porto. Segundo os dados da alfândega de Ningbo, o Porto Ningbo-Zhoushan relatou em 2024 um valor total de importações e exportações de 85,35 bilhões de yuans (US$ 11,72 bilhões) com o Brasil em 2024, um aumento anual de 12,5%. As importações totalizaram 18,97 bilhões de yuans, subindo 14,6% em relação ao ano anterior, enquanto as exportações somaram 66,38 bilhões de yuans, uma alta anual de 11,9%.

A América Latina foi o quarto maior destino do Porto Ningbo-Zhoushan em termos continentais, registrando um comércio exterior de 274,79 bilhões de yuans em 2024, com aumento anual de 3,5%, mostraram os dados da alfândega de Ningbo.

Fonte: Portuguese News

O post Porto chinês registra aumento de 48% em atracagens de navios carregados de soja brasileira em abril apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Nova fábrica da BYD será 740 vezes maior que a da Caoa, em Anápolis https://brasiliainfoco.com/nova-fabrica-da-byd-sera-740-vezes-maior-que-a-da-caoa-em-anapolis/ Sun, 27 Apr 2025 13:38:30 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51863 A montadora chinesa BYD deu mais um passo ousado para se consolidar entre as maiores fabricantes de veículos do planeta. A empresa está construindo em Zhengzhou, na China, o que promete ser a maior fábrica de carros elétricos do mundo, com impressionantes 130 km² de área — mais de 740 vezes o tamanho da fábrica da […]

O post Nova fábrica da BYD será 740 vezes maior que a da Caoa, em Anápolis apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
A montadora chinesa BYD deu mais um passo ousado para se consolidar entre as maiores fabricantes de veículos do planeta. A empresa está construindo em Zhengzhou, na China, o que promete ser a maior fábrica de carros elétricos do mundo, com impressionantes 130 km² de área — mais de 740 vezes o tamanho da fábrica da Caoa, em Anápolis.

Para efeito de comparação, o complexo será maior do que 11 cidades goianas: Anhanguera, Palmelo, Valparaíso de Goiás, Damolândia, Aloândia, Terezópolis de Goiás, Adelândia, Jesúpolis, Brazabrantes, Nova Veneza e Bonfinópolis.

O complexo também destrona a Gigafactory da Tesla, em Nevada (EUA), que tem 11,6 km², que costumava ser a maior instalação do tipo.

Mais do que uma fábrica, o espaço foi projetado para funcionar como uma cidade. O local já abriga 60 mil funcionários e deve receber outros 200 mil trabalhadores de diversos países.

A estrutura inclui moradias, campos de futebol, quadras de tênis e espaços de lazer, tudo para manter os profissionais próximos da linha de produção.

A construção da mega fábrica está dividida em oito fases, e a BYD já avança pela quinta. Quando concluída, a unidade terá capacidade para produzir um milhão de veículos por ano, começando pelo modelo Song Pro DM-i.

A verticalização da produção — com fabricação de baterias e outros componentes no próprio complexo — deve reduzir custos e acelerar a montagem dos carros.

Em 2024, a empresa comercializou 4,25 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in. Sozinha, a fábrica de Zhengzhou poderá responder por um quarto desse volume.

O post Nova fábrica da BYD será 740 vezes maior que a da Caoa, em Anápolis apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Desenvolvimento chinês é exemplo para o mundo, diz secretário de Relações Internacionais do PT https://brasiliainfoco.com/desenvolvimento-chines-e-exemplo-para-o-mundo-diz-secretario-de-relacoes-internacionais-do-pt/ Sat, 26 Apr 2025 10:37:42 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51858 O modelo do desenvolvimento chinês é um exemplo a ser seguido pelo mundo, disse Romênio Pereira, secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil, à Xinhua. Ele destacou a importância histórica e atual do relacionamento entre os dois países, tanto a nível governamental quanto partidário. Desde que o PT assumiu o poder […]

O post Desenvolvimento chinês é exemplo para o mundo, diz secretário de Relações Internacionais do PT apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O modelo do desenvolvimento chinês é um exemplo a ser seguido pelo mundo, disse Romênio Pereira, secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil, à Xinhua. Ele destacou a importância histórica e atual do relacionamento entre os dois países, tanto a nível governamental quanto partidário.

Desde que o PT assumiu o poder pela primeira vez, essa relação é considerada estratégica. Pereira lembrou que 2024 marcou 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países e 40 anos de laços entre o PT e o Partido Comunista da China. “São duas forças políticas muito importantes no mundo”, disse ele, destacando que a China é atualmente o principal parceiro comercial do Brasil.

Nesse contexto, Pereira enfatizou a necessidade de uma cooperação mais profunda entre os países do Sul Global, especialmente em questões como paz, combate à fome e proteção ambiental.

“Defendemos um mundo sem guerras, com mais alimentos, saúde e educação”, afirmou, destacando o papel do presidente Lula em fóruns internacionais como o BRICS na promoção de um mundo mais justo e seguro.

Com sete visitas à China em seu currículo, Pereira fala por experiência própria para elogiar o “desenvolvimento extraordinário” do país asiático. Ele disse que testemunhou em primeira mão os avanços em saúde, educação e meio ambiente em diversas províncias chinesas.

“A China é um exemplo para o mundo”, afirmou, lembrando-se do comentário de um governador chinês em sua penúltima visita, de que a China ‘não ia ter mais nenhum chinês, nenhum homem, nenhuma mulher passando fome’. Então, isso já é um avanço extraordinário para uma população de 1 bilhão e 400 milhões de pessoas”.

“A China está vindo com força total para se colocar como o país líder do mundo”, enfatizou.

Para Pereira, a aliança entre Brasil e China desempenha um papel crucial na reforma da governança global. Ele afirmou que o avanço tecnológico deve ser prioridade e muitas empresas chinesas podem contribuir para o desenvolvimento brasileiro, respeitando as especificidades de cada país. Ele também destacou que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimentos e minerais, o que fortalece ainda mais essa relação bilateral.

A presidência do Brasil no BRICS e seu recente papel no G20 refletem, segundo Pereira, a crescente liderança do país no cenário global. “O BRICS pode desempenhar um papel fundamental, não apenas entre seus membros atuais, mas também no apoio a outros países em desenvolvimento”, disse ele, destacando ainda que o Brasil está se preparando para sediar a COP 30, reafirmando seu compromisso ambiental.

No cenário interno, Pereira definiu 2025 como “o ano da colheita”. Ele explicou que os anos anteriores serviram para “colocar a casa em ordem” e que progressos significativos já haviam sido feitos em empregos, saúde, educação e programas como “Minha Casa, Minha Vida”.

Antes das eleições de 2026, o PT está trabalhando para consolidar uma aliança progressista que permitirá que Lula seja reeleito e permaneça na presidência até 2030. “Lula está em muito boa forma e se consolidou como uma forte figura internacional”, afirmou.

Por fim, Pereira manifestou um claro otimismo sobre o futuro do relacionamento entre Brasil e China. Ele disse que hoje existe uma relação de respeito entre os povos.

O secretário citou também importantes investimentos chineses, como a instalação de uma fábrica de carros elétricos na Bahia e a construção da ponte entre Salvador e Itaparica.

“Vamos fortalecer essa relação entre os dois governos, entre os dois povos e, naturalmente, entre os dois partidos políticos”, concluiu.

Fonte: Portuguese News

O post Desenvolvimento chinês é exemplo para o mundo, diz secretário de Relações Internacionais do PT apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
China e Azerbaijão estabelecem parceria estratégica abrangente https://brasiliainfoco.com/china-e-azerbaijao-estabelecem-parceria-estrategica-abrangente/ Thu, 24 Apr 2025 10:28:20 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51831 O presidente chinês, Xi Jinping, manteve conversas com o presidente azerbaijano, Ilham Aliyev, em Beijing, nesta quarta-feira. Os dois líderes anunciaram o estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente entre os dois países. Ambos os lados devem aumentar continuamente a confiança mútua política, aprofundar a cooperação prática e fortalecer a colaboração internacional para abrir um novo […]

O post China e Azerbaijão estabelecem parceria estratégica abrangente apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O presidente chinês, Xi Jinping, manteve conversas com o presidente azerbaijano, Ilham Aliyev, em Beijing, nesta quarta-feira.

Os dois líderes anunciaram o estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente entre os dois países.

Ambos os lados devem aumentar continuamente a confiança mútua política, aprofundar a cooperação prática e fortalecer a colaboração internacional para abrir um novo capítulo de cooperação em todos os aspectos, disse Xi.

Ele acrescentou que a China apoia o Azerbaijão a salvaguardar sua soberania nacional, independência e integridade territorial, e a continuar a seguir um caminho de desenvolvimento adequado a suas condições nacionais.

A China está disposta a realizar a cooperação aprofundada em aplicação da lei e segurança com o Azerbaijão para combater resolutamente às “três forças malignas” do terrorismo, extremismo e separatismo, de acordo com Xi.

Ele pediu aos dois lados que fortaleçam o alinhamento das estratégias de desenvolvimento, promovam a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota e incentivem a cooperação educacional, cultural, turística, juvenil e subnacional.

Xi observou que as guerras tarifárias e comerciais minam os direitos e interesses legítimos de todos os países, prejudicam o sistema de comércio multilateral e afetam a ordem econômica mundial.

A China está disposta a trabalhar com o Azerbaijão para salvaguardar o sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo e a ordem internacional baseada no direito internacional, proteger firmemente seus respectivos direitos e interesses legítimos, e defender a equidade e a justiça internacionais, acrescentou.

Aliyev disse que o Azerbaijão e a China sempre se respeitaram e confiaram um no outro diante de mudanças nunca vistas em um século, com a cooperação bilateral continuamente aprofundada, as relações econômicas e comerciais se desenvolvendo rapidamente e os intercâmbios locais se tornando cada vez mais próximos.

Ele ressaltou que o Azerbaijão adere firmemente ao princípio de Uma Só China, insiste que Taiwan faz uma parte inalienável do território chinês e apoia todos os esforços feitos pelo governo chinês para alcançar a reunificação nacional.

O conceito de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e as três principais iniciativas globais propostas pelo presidente Xi são favoráveis à paz, à estabilidade e à prosperidade mundiais, afirmou Aliyev, acrescentando que o Azerbaijão as aprecia muito e as apoia ativamente.

Segundo ele, o Azerbaijão está pronto para trabalhar com a China para promover a construção de uma parceria estratégica abrangente, expandir a cooperação em termos de Iniciativa Cinturão e Rota, economia digital, energia verde e ciência e tecnologia, aprofundar os intercâmbios entre partidos políticos e povos dos dois países e reforçar a cooperação em assuntos internacionais e regionais.

Após as conversas, os dois chefes de Estado assinaram uma declaração conjunta sobre o estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente entre os dois países e testemunharam a assinatura de 20 documentos sobre cooperação em áreas como a Iniciativa Cinturão e Rota, justiça, desenvolvimento verde, economia digital, direitos de propriedade intelectual e aeroespaço.

Antes das conversas, Xi e sua esposa, Peng Liyuan, realizaram uma cerimônia de boas-vindas para Aliyev e sua esposa, Mehriban Aliyeva, na praça ao lado de fora do portão leste do Grande Palácio do Povo.

Xi e Peng também ofereceram um banquete de boas-vindas a Aliyev e Aliyeva no Salão Dourado do Grande Palácio do Povo no meio-dia de quarta-feira.

(Xinhua/Zhai Jianlan)
(Xinhua/Huang Jingwen)
(Xinhua/Ding Lin)
(Xinhua/Li Tao)
(Xinhua/Zhai Jianlan)

O post China e Azerbaijão estabelecem parceria estratégica abrangente apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Brasil e China discutem carros elétricos e transição energética https://brasiliainfoco.com/brasil-e-china-discutem-carros-eletricos-e-transicao-energetica/ Mon, 21 Apr 2025 03:00:44 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51783 Em visita à China, neste domingo (20)o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com executivos da BYD, empresa de carros elétricos que já atua no Brasil. Durante encontro na cidade de Shenzhen, o ministro discutiu investimentos na expansão do mercado de automóveis elétricos e na produção de baterias para estabilização do sistema […]

O post Brasil e China discutem carros elétricos e transição energética apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Em visita à China, neste domingo (20)o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com executivos da BYD, empresa de carros elétricos que já atua no Brasil. Durante encontro na cidade de Shenzhen, o ministro discutiu investimentos na expansão do mercado de automóveis elétricos e na produção de baterias para estabilização do sistema elétrico brasileiro.

O ministro disse que o país busca liderar a transição energética global a partir da cooperação com outros países, fortalecendo parcerias e intercâmbio tecnológico, além de atrair investimentos para o país.

A visita de Alexandre Silveira é uma preparação para viagem do presidente Lula à China, prevista para o mês de maio. Neste domingo, a agenda do ministro inclui a visita à sede da empresa de tecnologia Huawei. Na segunda (21), ele vai até a Usina Nuclear de Daya Bay, também na cidade de Shenzhen, e se encontra com a ex-presidenta Dilma Roussef, atual dirigente do Banco dos Brics.

A chinesa BYD chegou ao Brasil em 2014 e atua com sete fábricas em São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 2023, começou a construção de um complexo em Camaçari, na Bahia, com investimentos estimados em mais de R$ 5 bilhões para produzir, numa primeira fase, 150 mil veículos elétricos por ano.

Fonte: Agência Brasil

O post Brasil e China discutem carros elétricos e transição energética apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Assessor internacional da presidência brasileira diz que China oferece mais oportunidades e menos riscos que EUA https://brasiliainfoco.com/assessor-internacional-da-presidencia-brasileira-diz-que-china-oferece-mais-oportunidades-e-menos-riscos-que-eua/ Sun, 20 Apr 2025 03:15:28 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51781 A China representa uma opção mais segura para o Brasil hoje, oferecendo maiores oportunidades do que os Estados Unidos, disse Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais e ex-chanceler, em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal brasileiro O Globo. “É uma questão pragmática. A China hoje oferece ao Brasil mais oportunidades […]

O post Assessor internacional da presidência brasileira diz que China oferece mais oportunidades e menos riscos que EUA apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
A China representa uma opção mais segura para o Brasil hoje, oferecendo maiores oportunidades do que os Estados Unidos, disse Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais e ex-chanceler, em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal brasileiro O Globo.

“É uma questão pragmática. A China hoje oferece ao Brasil mais oportunidades e menos riscos”, disse Amorim. No início do século XX, o Barão do Rio Branco deslocou o eixo econômico da Europa para os Estados Unidos. Hoje, não estamos mudando, mas buscando o equilíbrio.

O assessor especial da presidência destacou que a China tem atualmente uma capacidade de investimento no exterior que Washington não consegue igualar, tornando o país asiático um parceiro estratégico fundamental para o Brasil.

Ele também enfatizou que a relação bilateral é sólida, com grande superávit comercial para o Brasil, em contraste com o déficit que mantém com os Estados Unidos, principalmente quando se considera serviços e propriedade intelectual.

Na entrevista, Amorim demonstrou preocupação com as políticas comerciais do presidente americano Donald Trump, especialmente o chamado “tarifaço”, que ele descreveu como uma ameaça direta ao sistema multilateral de comércio.

“O grande risco nisso tudo é o sistema mutilateral. Na minha opinião, o que os EUA quiseram fazer não foi botar uma tarifa para a China, outra para o Brasil, etc…Isso também, mas acho que eles quiseram forçar negociações bilaterais”, explicou.

Segundo Amorim, a atual ofensiva comercial de Washington busca enfraquecer a Organização Mundial do Comércio (OMC) e forçar negociações bilaterais, o que viola o princípio da chamada cláusula da nação mais favorecida, um princípio fundamental do sistema multilateral de comércio internacional.

Perguntado sobre o risco de uma recessão global, disse que a “situação criou uma tempestade global, os mercados despencaram. E continuam muito instáveis. A Europa está muito preocupadíssima. Até mesmo os EUA podem cair em uma recessão, aliás, o país é o principal ameaçado. É isso que eu temo”.

Fonte: Portuguese News

O post Assessor internacional da presidência brasileira diz que China oferece mais oportunidades e menos riscos que EUA apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>