Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/ O Jornal Brasilia in Foco cobre todo o mundo diplomático em Brasília Tue, 21 Jan 2025 14:06:06 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 https://brasiliainfoco.com/wp-content/uploads/2023/08/cropped-Logo-32x32.png Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/ 32 32 Embaixada do Azerbaijao relembra Janeiro Negro https://brasiliainfoco.com/embaixada-do-azerbaijao-relembra-janeiro-negro/ Tue, 21 Jan 2025 14:05:17 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50273 Já se passaram 35 anos desde a tragédia de 20 de janeiro – um evento sangrento que foi impiedosamente cometido contra uma população desarmada pelas forças armadas da antiga URSS na noite de 19 para 20 de janeiro de 1990, a fim de suprimir o espírito de liberdade nacional e o desejo de independência do […]

O post Embaixada do Azerbaijao relembra Janeiro Negro apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Já se passaram 35 anos desde a tragédia de 20 de janeiro – um evento sangrento que foi impiedosamente cometido contra uma população desarmada pelas forças armadas da antiga URSS na noite de 19 para 20 de janeiro de 1990, a fim de suprimir o espírito de liberdade nacional e o desejo de independência do povo do Azerbaijão.

A fim de quebrar a vontade do nosso povo protestando contra a atitude tendenciosa da antiga liderança da URSS em relação ao nosso país, a deportação de azerbaijanos de nossas terras históricas, que agora é o território da atual Armênia, e reivindicações territoriais infundadas da Armênia contra o Azerbaijão, como resultado deste crime hediondo contra a humanidade, 150 pessoas inocentes, incluindo mulheres, crianças e idosos, em Baku e vários outros distritos e cidades de nossa república foram assassinadas, 744 pessoas ficaram feridas e 841 indivíduos foram detidos ilegalmente.

Esse dia não é apenas uma crônica heróica do nosso povo que foi às praças em prol da liberdade, mas também um dia histórico em que pessoas desarmadas, com desejo de liberdade, lutaram corajosamente e honradamente pela liberdade. Apesar do ato terrorista brutal cometido contra pessoas inocentes, o povo azerbaijano conseguiu obter sua independência.

O Líder Nacional do nosso povo, Heydar Aliyev, com seus familiares, chegou à Missão Permanente do Azerbaijão em Moscou em 21 de janeiro, apesar das pressões e potenciais ameaças à sua vida. Ele deu uma entrevista coletiva, emitiu uma declaração forte e informou à comunidade internacional que esse crime grave havia sido cometido pela liderança da URSS. Foi somente depois que o Grande Líder Heydar Aliyev retornou à liderança do país que, em 1994, avaliações políticas e legais foram feitas em relação aos eventos de 20 de janeiro.

O fracasso das organizações internacionais e da comunidade mundial em condenar a comissão desse evento naquela época mais tarde abriu caminho para a ocupação de nossas terras pelos armênios e a perpetração de atos de genocídio contra nosso povo.

Como resultado do crime contra a humanidade perpetuado sob a instrução da antiga liderança da URSS, as disposições da Carta da ONU, as normas e princípios universalmente reconhecidos do direito internacional, bem como os requisitos dos tratados internacionais, dos quais a antiga União Soviética era parte, foram seriamente violados e os direitos humanos foram grosseiramente violados.

No entanto, com pesar, gostaríamos de informar que, apesar de inúmeros apelos a organizações internacionais e à comunidade global, este crime contra a humanidade ainda não recebeu avaliação legal, e aqueles que cometeram este crime hediondo não foram responsabilizados.

O post Embaixada do Azerbaijao relembra Janeiro Negro apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
China expressa preocupação após EUA anunciarem retirada do Acordo de Paris, diz porta-voz https://brasiliainfoco.com/china-expressa-preocupacao-apos-eua-anunciarem-retirada-do-acordo-de-paris-diz-porta-voz/ Tue, 21 Jan 2025 14:00:12 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50271 Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse na terça-feira que o lado chinês está preocupado após o anúncio dos EUA de sua retirada do Acordo de Paris. Guo fez as observações em uma coletiva de imprensa diária ao responder a uma pergunta relevante. Observando que a mudança climática é um desafio […]

O post China expressa preocupação após EUA anunciarem retirada do Acordo de Paris, diz porta-voz apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse na terça-feira que o lado chinês está preocupado após o anúncio dos EUA de sua retirada do Acordo de Paris.

Guo fez as observações em uma coletiva de imprensa diária ao responder a uma pergunta relevante.

Observando que a mudança climática é um desafio comum enfrentado pela humanidade, Guo disse que nenhum país pode ficar distante ou não ser afetado.

“A determinação e as ações da China para enfrentar ativamente as mudanças climáticas permanecem consistentes”, disse Guo, acrescentando que o lado chinês trabalhará com todas as partes, ao mesmo tempo que defende o conceito de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, para enfrentar ativamente os desafios das mudanças climáticas e promover conjuntamente o processo global de transformação verde e de baixo carbono.

Fonte: Portuguese News

O post China expressa preocupação após EUA anunciarem retirada do Acordo de Paris, diz porta-voz apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
FITUR 2025: Brasil estreia como país homenageado na maior feira de turismo do mundo https://brasiliainfoco.com/fitur-2025-brasil-estreia-como-pais-homenageado-na-maior-feira-de-turismo-do-mundo/ Tue, 21 Jan 2025 13:53:06 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50266 No evento, que acontece em Madri, na Espanha, daqui a uma semana, o país vai apresentar ao público de 250 mil participantes a diversidade de oferta turística brasileira e consolidar sua imagem como um dos destinos mais desejados do mundo Falta apenas uma semana para a abertura de um dos maiores eventos de turismo do […]

O post FITUR 2025: Brasil estreia como país homenageado na maior feira de turismo do mundo apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
No evento, que acontece em Madri, na Espanha, daqui a uma semana, o país vai apresentar ao público de 250 mil participantes a diversidade de oferta turística brasileira e consolidar sua imagem como um dos destinos mais desejados do mundo

Falta apenas uma semana para a abertura de um dos maiores eventos de turismo do mundo: a Feira Internacional de Turismo – Fitur, que chega à 45ª edição, em Madrid, na Espanha, entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2025. Neste ano, o país homenageado será o Brasil, que dará o pontapé para se fortalecer como destino internacional, apresentando ações estratégicas para o mercado espanhol e europeu. A expectativa é que mais de 250 mil pessoas, entre expositores, representantes do trade turístico e visitantes em geral, participem do evento.

O título de país homenageando confere ao Brasil uma posição de destaque na Fitur, que inicia o calendário internacional de eventos e se torna ideal para promover os destinos nacionais que atraíram, no último ano, mais de 6.65 milhões de turistas internacionais, uma alta de 12,6% comparado ao mesmo período de 2023.

Em um estande de 308 m², com 37 coexpositores de todas as cinco grandes regiões do país, o Brasil leva para Madri a diversidade de oferta turística nacional, com o foco em consolidar a sua imagem como um dos destinos mais desejados do mundo. “Além de promover experiências exclusivas e inovadoras que reforçam a atratividade do Brasil como destino global, é uma oportunidade excelente de atrair novos negócios no segmento, já que o evento proporciona rodadas de conversas com investidores de todo o mundo”, declarou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Durante a feira, o Brasil e a ONU Turismo também lançarão o Guia “UNWTO Tourism Doing Business”, com uma série de informações que apresentam os cenários para investir no turismo brasileiro. “A publicação apresenta informações e orientações valiosas sobre os benefícios, as condições e as oportunidades para o investimento estrangeiro no território nacional”, ressaltou Sabino.

Além da atuação na Feira, para reforçar a vinda de mais turistas aos destinos brasileiros, o MTur, em parceria com a Embratur, promoverá a divulgação da “Marca Brasil”, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior — agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.

PROGRAMAÇÃO – No dia 22 de janeiro, profissionais de turismo e jornalistas poderão acompanhar, com exclusividade, o lançamento da nova campanha de promoção do Brasil para o velho continente. Já no dia 23, no mesmo palco, será lançado o programa Brasil Travel Specialist (BTS), que reforça a capacitação de agentes de viagens e promove novas oportunidades de negócios no setor.

Além disso, a cultura brasileira terá um espaço especial na FITUR 2025, com apresentações de música e dança que refletem a riqueza artística do país. O samba tradicional do Rio de Janeiro tomará o palco Brasil no dia 25 de janeiro. Já no dia 26, a voz marcante do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, encantará a todos os visitantes da feira.

Confira AQUI a programação completa do evento.

Acompanhe tudo que vai rolar na 45ª edição da Fitur em nosso portal e nas redes sociais do MTur: @mturismo

Fonte: Ministério do Turismo

O post FITUR 2025: Brasil estreia como país homenageado na maior feira de turismo do mundo apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Festival de Lanternas Coreanas chega a Brasília https://brasiliainfoco.com/festival-de-lanternas-coreanas-chega-a-brasilia/ Tue, 21 Jan 2025 13:44:29 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50263 Exposição tem início no dia 24 de janeiro e acontecerá no Shopping Pátio Brasil A partir do dia 24 de janeiro, Brasília recebe o Festival de Lanternas Coreanas no Shopping Pátio Brasil. O projeto revela uma das mais populares tradições culturais do país. Com 1.200 lanternas coloridas de seda, a exposição apresenta uma atmosfera imersiva com elementos cenográficos contemporâneos […]

O post Festival de Lanternas Coreanas chega a Brasília apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Exposição tem início no dia 24 de janeiro e acontecerá no Shopping Pátio Brasil

A partir do dia 24 de janeiro, Brasília recebe o Festival de Lanternas Coreanas no Shopping Pátio Brasil. O projeto revela uma das mais populares tradições culturais do país. Com 1.200 lanternas coloridas de seda, a exposição apresenta uma atmosfera imersiva com elementos cenográficos contemporâneos e túneis brilhantes. O festival segue em cartaz na capital federal até o dia 24 de abril.

Os túneis são formados por artefatos originais da cidade de Jinju, que desde 2003 sedia o festival. No final do trajeto, o público encontra uma enorme lua em 3D, além de instalações, fotos e vídeos da cidade e do Festival Jinju Namgang Yudeung. Além das lanternas, os visitantes poderão conhecer e experimentar os Hanboks, trajes típicos coreanos.

A mostra já foi exposta em São Paulo e no Rio de Janeiro, em que bateu o recorde de público do MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói desde a inauguração do espaço.

Tradição

A tradição das lanternas de seda começou na 1ª Batalha da Fortaleza de Jinjuseong, durante a Guerra Imjin (1592-1598), entre 3.800 soldados do Exército Suseong (Coreia), que protegiam o castelo, e 20.000 soldados japoneses. Os coreanos usaram a lanterna no Rio Namgang em uma noite escura para avistar os japoneses, impedindo-os de cruzar o rio. Além de tática militar, as lanternas também foram usadas para enviar recados aos familiares fora da fortaleza. Mais tarde, a população da cidade de Jinju começou a lançar lanternas no Rio Namgang para homenagear as almas dos soldados que se sacrificaram, como símbolo de resistência.

A tradição deu lugar ao Festival Jinju Namgang Yudeung como um evento de destaque na Coreia, que é conhecido internacionalmente e todo ano reúne mais de 2 milhões de pessoas. A festividade foi designada pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo como o festival representativo da Coreia e ainda foi selecionada como um festival de luxo global de desenvolvimento da Coreia por 5 anos consecutivos.

Serviço: Festival de Lanternas Coreanas

Data: de 24 de janeiro a 24 de abril
Local: Shopping Pátio Brasil, 1o Piso- SCS QD 06, Asa Sul, Brasília-DF
Horário de visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h
domingos e feriados, das 12h às 20h
Ingressos à venda no local e online pelo Sympla.com

O post Festival de Lanternas Coreanas chega a Brasília apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Árabes lideram compras de carne de pato do Brasil https://brasiliainfoco.com/arabes-lideram-compras-de-carne-de-pato-do-brasil/ Mon, 20 Jan 2025 16:19:52 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50260 Entre os cinco principais destinos das vendas do produto ao exterior, quatro são países do Golfo. Emirados Árabes Unidos são o maior cliente. Dos cinco principais clientes de carne de pato exportada pelo Brasil, quatro são árabes do Golfo. De acordo com os dados de 2024, as vendas do produto cresceram 1,3% e atingiram 3,551 […]

O post Árabes lideram compras de carne de pato do Brasil apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>

Entre os cinco principais destinos das vendas do produto ao exterior, quatro são países do Golfo. Emirados Árabes Unidos são o maior cliente.

Dos cinco principais clientes de carne de pato exportada pelo Brasil, quatro são árabes do Golfo. De acordo com os dados de 2024, as vendas do produto cresceram 1,3% e atingiram 3,551 mil toneladas. Em receitas, houve queda de 12,7%, para US$ 11,9 milhões.

O principal importador do produto foram os Emirados Árabes Unidos, destino de quase metade de todas as exportações de carne de pato, de acordo com os dados de 2024 divulgados na segunda-feira (13) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Para os Emirados, foram exportadas 1,524 mil toneladas, um aumento de 66% sobre 2023.

A Arábia Saudita foi o segundo principal destino. Para o país, as exportações somaram 893 toneladas, em retração de 9% em comparação com 2023. O Catar, terceiro maior comprador, importou 257 toneladas, em queda de 39%. Foi seguido pelo Chile, que aumentou suas compras par 195 toneladas (+94%) e Kuwait, que importou 179 toneladas (+18%).

Os dados da ABPA mostraram, também, o desempenho das exportações de carne de peru, que foram 8,1% menores do que em 2023 com um total de 64,1 mil toneladas. Em faturamento, os embarques somaram US$ 153,9 milhões, em redução de 23,4% em comparação com 2023. Deste produto, os principais compradores foram México, África do Sul, Países Baixos, Chile e Peru.

“Os dois setores avícolas somaram para o país US$ 165 milhões em receitas cambiais, e há boas expectativas com relação ao fluxo de embarques em 2025, especialmente para a Europa e Oriente Médio”, afirmou, em nota, o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Fonte: Anba

O post Árabes lideram compras de carne de pato do Brasil apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Mineradora saudita terá escritório em São Paulo https://brasiliainfoco.com/mineradora-saudita-tera-escritorio-em-sao-paulo/ Mon, 20 Jan 2025 16:15:54 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50257 Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a mineradora Ma’aden sinalizou com investimentos de até R$ 8 bilhões no Brasil. Presidente Lula convida príncipe saudita a visitar o País. A mineradora saudita Ma’aden irá abrir um escritório em São Paulo e deverá investir até R$ 8 bilhões no Brasil, segundo informações divulgadas nesta […]

O post Mineradora saudita terá escritório em São Paulo apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a mineradora Ma’aden sinalizou com investimentos de até R$ 8 bilhões no Brasil. Presidente Lula convida príncipe saudita a visitar o País.

A mineradora saudita Ma’aden irá abrir um escritório em São Paulo e deverá investir até R$ 8 bilhões no Brasil, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (14) pelo Ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira (PSD-MG). O anúncio foi feito pelo ministro na abertura do Future Mineral Forum, evento realizado entre esta terça-feira e a próxima quinta-feira (16), na capital saudita, Riad. No encontro, Silveira participou da mesa redonda de ministros de mineração.

“A Ma’aden vai se instalar em São Paulo com um escritório pela primeira vez. Isso abre uma perspectiva de recursos muito vultuosos; falaram em algo em torno de R$ 8 bilhões para mapeamento geológico no Brasil. Nós sabemos que carecemos muito de conhecer melhor o nosso subsolo para pesquisa e para parcerias com o setor mineral brasileiro a fim de que possamos fazer o aproveitamento sustentável e adequado do subsolo brasileiro, porque não há transição (energética) sem mineração”, afirmou o Silveira após a abertura do fórum, segundo informações do Ministério. A assessoria de imprensa da instituição afirmou à ANBA que o escritório deverá ser aberto em março.

Silveira visita países do Golfo desde o final de semana. Passou pelos Emirados Árabes Unidos, onde assinou um memorando de entendimentos para pesquisa e desenvolvimento no setor em parceria com o ministério dos Investimentos dos Emirados Árabes Unidos. Também participou da Assembleia Geral da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), instituição à qual o Brasil retomou seu processo de adesão após ser interrupção pelo governo anterior.

 Já na Arábia Saudita, visitou instalações da petrolífera Saudi Aramco e da petroquímica Sabic. Representantes das duas empresas estiveram no Brasil em 2024. Também se reuniu com autoridades locais, como o Ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Bandar Ibrahim Alkhorayef.

Lula e príncipe saudita conversam

Na tarde de segunda-feira (13), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou com o príncipe-herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud. Lula convidou o príncipe a visitar o Brasil neste ano, em uma conversa em que trataram também em diversificar a corrente comercial entre os dois países para itens de maior valor agregado. A Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil entre os países árabes, mas a pauta exportadora ainda é concentrada em commodities.

Segundo informações do Palácio do Planalto, Lula disse que as relações entre os dois países estão em um “excelente momento” e que e o Conselho de Coordenação Brasileiro-Saudita, criado em novembro de 2024, vai fortalecer o diálogo entre os dois países. Também agradeceu pela adesão saudita à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa brasileira. Nesta conversa, Lula afirmou que recebeu do próprio ministro Alexandre Silveira um “relato positivo” de possível cooperação bilateral. Na última semana, o presidente brasileiro conversara por telefone com o emir do Catar, Tamin bin Hamad Al Thani.

Fonte: Anba

O post Mineradora saudita terá escritório em São Paulo apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Ministério do Turismo investiu mais de R$ 800 milhões em infraestrutura turística em 2024 https://brasiliainfoco.com/ministerio-do-turismo-investiu-mais-de-r-800-milhoes-em-infraestrutura-turistica-em-2024/ Mon, 20 Jan 2025 04:40:17 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50254 O Ministério do Turismo anunciou a destinação de R$ 849,9 milhões em 2024 para aprimorar a infraestrutura turística no Brasil. O valor, que foi distribuído entre 685 propostas de contratos de repasse, contempla obras como centros de convenções, orlas, praças, rodoviárias e pórticos. A iniciativa visa não apenas fortalecer o turismo em municípios estratégicos, mas […]

O post Ministério do Turismo investiu mais de R$ 800 milhões em infraestrutura turística em 2024 apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O Ministério do Turismo anunciou a destinação de R$ 849,9 milhões em 2024 para aprimorar a infraestrutura turística no Brasil. O valor, que foi distribuído entre 685 propostas de contratos de repasse, contempla obras como centros de convenções, orlas, praças, rodoviárias e pórticos. A iniciativa visa não apenas fortalecer o turismo em municípios estratégicos, mas também impulsionar a geração de empregos e a economia em todo o país.

Segundo informações enviadas ao Diário do Turismo pelo Ministério do Turismo, a Região Nordeste foi a maior beneficiada, recebendo R$ 431 milhões para diversas obras. O Sudeste contou com R$ 183,7 milhões para 177 contratos, enquanto a Região Norte somou R$ 98,4 milhões em investimentos. Já as regiões Sul e Centro-Oeste foram contempladas com R$ 105,4 milhões e R$ 31,3 milhões, respectivamente.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o impacto transformador dos investimentos: “Esses recursos refletem um compromisso robusto com o desenvolvimento da infraestrutura turística no Brasil, colocando o país em uma posição de destaque no cenário global.” Ele ressaltou, ainda, que os projetos são essenciais para elevar a competitividade e atratividade do setor.

De acordo com comunicado enviado ao Diário do Turismo pelo secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, os resultados já são visíveis. “O Brasil registrou um recorde de 6,65 milhões de turistas estrangeiros em 2024, reflexo direto das melhorias estruturais realizadas. Nosso objetivo é avançar ainda mais para atrair tanto visitantes internacionais quanto domésticos.”

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o impacto transformador dos investimentos: “Esses recursos refletem um compromisso robusto com o desenvolvimento da infraestrutura turística no Brasil, colocando o país em uma posição de destaque no cenário global.” Ele ressaltou, ainda, que os projetos são essenciais para elevar a competitividade e atratividade do setor.

De acordo com comunicado enviado ao Diário do Turismo pelo secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, os resultados já são visíveis. “O Brasil registrou um recorde de 6,65 milhões de turistas estrangeiros em 2024, reflexo direto das melhorias estruturais realizadas. Nosso objetivo é avançar ainda mais para atrair tanto visitantes internacionais quanto domésticos.”

Conforme a Nova Lei Geral do Turismo e o Plano Nacional do Turismo 2024-2027, o Ministério está desenvolvendo uma nova metodologia para o Mapa, prevista para 2025. A adesão ao programa requer que os municípios atendam a critérios específicos, como possuir uma secretaria de turismo, cadastro no CADASTUR, e um conselho municipal ativo.

Com iniciativas como essa, o Ministério do Turismo reforça seu compromisso em transformar o turismo brasileiro, promovendo avanços significativos tanto para a economia local quanto para a experiência dos viajantes.

Os municípios interessados em se integrar a uma região turística no Mapa do Turismo Brasileiro devem preencher o cadastro por meio do sistema eletrônico, disponível em www.sistema.mapa.turismo.gov.br

Fonte: DiariodoTurismo

O post Ministério do Turismo investiu mais de R$ 800 milhões em infraestrutura turística em 2024 apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Mauro Vieira visitará países do Caribe https://brasiliainfoco.com/mauro-vieira-visitara-paises-do-caribe/ Mon, 20 Jan 2025 04:32:37 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50250 No período de 21 a 25/1, o Ministro Mauro Vieira realizará visita a sete países da Comunidade do Caribe (CARICOM) e manterá encontros com quatro organizações internacionais da região. A viagem ocorre no contexto de preparação da Cúpula Brasil-Caribe, que terá lugar em Brasília, em 13/6, na esteira da reunião da junta de governadores do […]

O post Mauro Vieira visitará países do Caribe apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
No período de 21 a 25/1, o Ministro Mauro Vieira realizará visita a sete países da Comunidade do Caribe (CARICOM) e manterá encontros com quatro organizações internacionais da região. A viagem ocorre no contexto de preparação da Cúpula Brasil-Caribe, que terá lugar em Brasília, em 13/6, na esteira da reunião da junta de governadores do Banco de Desenvolvimento do Caribe, entre os dias 9 e 12 de junho. A Cúpula constituirá importante marco na retomada dos canais de diálogo e cooperação com a região caribenha.

Brasil e Caribe possuem longa trajetória de cooperação, compartilham preocupações comuns e buscam promover a paz, a integração e o desenvolvimento regionais. Em 2023, o fluxo de comércio do Brasil com os países a serem visitados foi equivalente a US$ 1 bilhão: objetiva-se ampliar e diversificar esse fluxo, com benefícios para as economias do Brasil e da região, assim como discutir os programas de cooperação técnica do Brasil com os parceiros da região.

No dia 21, o Ministro visitará Trinidad e Tobago, onde manterá reunião com o Chanceler Amery Browne. Está também prevista reunião com a Secretária-Geral da Associação de Estados do Caribe (AEC), Noemí Espinoza Madrid, e assinatura do Acordo Básico de Cooperação Técnica Brasil-AEC, que permitirá o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas. Visitará também Granada, onde se encontrará com o Chanceler Joseph Andall, e Santa Lúcia, onde deverá reunir-se com o Chanceler Alva Baptiste e o Diretor-Geral da Organização dos Estados do Caribe Oriental, Didacus Jules.

No dia 22, o Ministro visitará Barbados, devendo avistar-se com o Chanceler Kerrie Symmonds, bem como o Presidente interino, Isaac Solomon, e o Presidente eleito, Daniel Best, do Banco de Desenvolvimento do Caribe. Em seguida, visitará Antígua e Barbuda, onde manterá reunião com o Chanceler Paul Chet Greene.

No dia 23, o Ministro visitará a Jamaica, para se reunir com a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comércio Exterior, Kamina Johnson Smith. Além disso, há previsão de encontro com a Secretária-Geral da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, a brasileira Letícia Carvalho.

No dia 24, o Ministro visitará as Bahamas, onde se encontrará com o Chanceler Frederick Mitchell.

O Ministro também visitará Cuba, no dia 24, para averiguar possibilidades de cooperação, na esteira de desastres naturais, como os furacões Oscar e Rafael e o recente terremoto que assolou a ilha em dezembro passado. Também serão exploradas possibilidades de ampliação e diversificação dos fluxos comerciais com o país.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores.

O post Mauro Vieira visitará países do Caribe apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
13º Festival do Japão Brasília 2025 – Brasília-DF https://brasiliainfoco.com/13o-festival-do-japao-brasilia-2025-brasilia-df/ Sun, 19 Jan 2025 10:52:58 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50246 Descrição do Evento O Festival do Japão  Brasília 2025 já está programado. Desta vez em um novo local, na Praça das Fontes do Parque da Cidade (Estacionamento 9), nos dias 02, 03 e 04 de maio. Uma realização da FEANBRA – Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste. Venha viver três dias de Cultura e Gastronomia Japonesa e muita diversão! Pratos […]

O post 13º Festival do Japão Brasília 2025 – Brasília-DF apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Descrição do Evento

O Festival do Japão  Brasília 2025 já está programado. Desta vez em um novo local, na Praça das Fontes do Parque da Cidade (Estacionamento 9), nos dias 02, 03 e 04 de maio. Uma realização da FEANBRA – Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste.

Venha viver três dias de Cultura e Gastronomia Japonesa e muita diversão! Pratos típicos que você ama! Cultura tradicional com apresentações de Taikô, Danças, Workshop de Origami, Sumi-ê, Shodo, entre outros! Cultura POP com cosplays, animes e shows imperdíveis!

Musicais, Gastronomia, Exposições, Workshops, Miss Nikkey  DF, Artes Marciais, Bazar, Concurso Cosplay, Anime Songs, Vídeo Games, Arena Medieval, Brinquedos, Artesanato, diversão para toda a família.

O Festival do Japão Brasília é um evento oficial do calendário do DF, o maior e mais conceituado evento sobre cultura japonesa do DF.

O Japão mais perto de você! Agende e venha prestigiar esse encontro de tradições e modernidade!

VENDA DE INGRESSOS liberada (Lote 1)

A PROGRAMAÇÃO SERÁ PUBLICADA EM BREVE

Programação completa

Data

  • Dia 02/05/2025, sexta-feira, das 10h às 22h
  • Dia 03/05/2025, sábado, das 10h às 22h
  • Dia 04/05/2025, domingo, das 10h às 22h

Local

Praça das Fontes (Estacionamento 9) – Parque da Cidade
Brasília-DF

Ingresso

  • Venda online
    • LOTE 01: Inteira = R$20,00 | Meia-entrada = R$10,00
  • Benefício da meia-entrada para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoas com baixa renda, pessoas com 60 anos ou mais, PCD+seu acompanhante
  • Meia-entrada social mediante doação de 1Kg de alimento não perecível (exceto sal).
  • Meia-entrada cosplay Cosplayers que estejam trajados na entrada do evento.

Clique e Compre ingresso online

Informações

Instagram @fjapaobsb

Realização

Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste FEANBRA [ブラジル中西部日伯協会連合会] – Brasília-DF

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF

Apoio

Secretaria de Cultura do DF

O post 13º Festival do Japão Brasília 2025 – Brasília-DF apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Nigéria se associa ao Brics como país parceiro https://brasiliainfoco.com/nigeria-se-associa-ao-brics-como-pais-parceiro/ Sun, 19 Jan 2025 10:48:08 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50243 Anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo MRE A República Federal da Nigéria é o mais novo país parceiro do Brics. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17) pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). Com a adesão, o agrupamento diplomático passa a contar com nove países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e […]

O post Nigéria se associa ao Brics como país parceiro apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo MRE

A República Federal da Nigéria é o mais novo país parceiro do Brics. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17) pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). Com a adesão, o agrupamento diplomático passa a contar com nove países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e a recente Nigéria.

O país na costa ocidental da África tem profundas ligações históricas e culturais com o Brasil. A Nigéria é o país mais populoso da África e o sexto do mundo.

A Nigéria está entre os 30 países de maior produto interno bruto e tem oferta abundante de recursos naturais e minerais como petróleo e gás natural. Desde o início dos anos 1970, os nigerianos fazem parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), cartel que define o valor da commodity no mercado internacional.

O nome Brics deriva do acrônico Bric, criado pelo economista britânico Jim O’Neill em 2001 para se referir às quatro economias emergentes mais importantes então: Brasil, Rússia, Índia e China. Dez anos, a África do Sul (South Africa, em inglês) entrou no agrupamento e incorporou o “S” ao acrônimo original.

Além desses cinco países titulares, desde agosto de 2023 passou a contar com outras nações com o mesmo status: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Em 6 de janeiro deste ano, foi anunciada pelo Brasil a adesão da Indonésia ao Brics como membro titular. Atualmente, o Brasil ocupa a presidência temporária do bloco. Em julho deverá ocorrer a reunião dos líderes do Brics no Rio de Janeiro.

Segundo nota do Itamaraty, “a Nigéria possui interesses convergentes com os demais membros do agrupamento, atuando ativamente no fortalecimento da cooperação do Sul Global e na reforma da governança global, temas prioritários para a atual presidência brasileira.”

Fonte: Agência Brasil

O post Nigéria se associa ao Brics como país parceiro apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>