Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/ O Jornal Brasilia in Foco cobre todo o mundo diplomático em Brasília Sun, 20 Apr 2025 03:15:28 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://brasiliainfoco.com/wp-content/uploads/2023/08/cropped-Logo-32x32.png Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/ 32 32 Assessor internacional da presidência brasileira diz que China oferece mais oportunidades e menos riscos que EUA https://brasiliainfoco.com/assessor-internacional-da-presidencia-brasileira-diz-que-china-oferece-mais-oportunidades-e-menos-riscos-que-eua/ Sun, 20 Apr 2025 03:15:28 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51781 A China representa uma opção mais segura para o Brasil hoje, oferecendo maiores oportunidades do que os Estados Unidos, disse Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais e ex-chanceler, em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal brasileiro O Globo. “É uma questão pragmática. A China hoje oferece ao Brasil mais oportunidades […]

O post Assessor internacional da presidência brasileira diz que China oferece mais oportunidades e menos riscos que EUA apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
A China representa uma opção mais segura para o Brasil hoje, oferecendo maiores oportunidades do que os Estados Unidos, disse Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais e ex-chanceler, em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal brasileiro O Globo.

“É uma questão pragmática. A China hoje oferece ao Brasil mais oportunidades e menos riscos”, disse Amorim. No início do século XX, o Barão do Rio Branco deslocou o eixo econômico da Europa para os Estados Unidos. Hoje, não estamos mudando, mas buscando o equilíbrio.

O assessor especial da presidência destacou que a China tem atualmente uma capacidade de investimento no exterior que Washington não consegue igualar, tornando o país asiático um parceiro estratégico fundamental para o Brasil.

Ele também enfatizou que a relação bilateral é sólida, com grande superávit comercial para o Brasil, em contraste com o déficit que mantém com os Estados Unidos, principalmente quando se considera serviços e propriedade intelectual.

Na entrevista, Amorim demonstrou preocupação com as políticas comerciais do presidente americano Donald Trump, especialmente o chamado “tarifaço”, que ele descreveu como uma ameaça direta ao sistema multilateral de comércio.

“O grande risco nisso tudo é o sistema mutilateral. Na minha opinião, o que os EUA quiseram fazer não foi botar uma tarifa para a China, outra para o Brasil, etc…Isso também, mas acho que eles quiseram forçar negociações bilaterais”, explicou.

Segundo Amorim, a atual ofensiva comercial de Washington busca enfraquecer a Organização Mundial do Comércio (OMC) e forçar negociações bilaterais, o que viola o princípio da chamada cláusula da nação mais favorecida, um princípio fundamental do sistema multilateral de comércio internacional.

Perguntado sobre o risco de uma recessão global, disse que a “situação criou uma tempestade global, os mercados despencaram. E continuam muito instáveis. A Europa está muito preocupadíssima. Até mesmo os EUA podem cair em uma recessão, aliás, o país é o principal ameaçado. É isso que eu temo”.

Fonte: Portuguese News

O post Assessor internacional da presidência brasileira diz que China oferece mais oportunidades e menos riscos que EUA apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Aniversário de Brasília terá visitação especial ao Palácio do Congresso https://brasiliainfoco.com/aniversario-de-brasilia-tera-visitacao-especial-ao-palacio-do-congresso/ Sun, 20 Apr 2025 03:11:42 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51778 Para marcar os 65 anos de Brasília, celebrados nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Comunicação do Senado (Secom) preparou uma programação especial com ações coordenadas entre os veículos e as redes sociais da Casa: Agência Senado, Rádio, TV, Mídias Sociais e o Programa Visite o Congresso. — A Agência, a Rádio, a TV Senado e […]

O post Aniversário de Brasília terá visitação especial ao Palácio do Congresso apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Para marcar os 65 anos de Brasília, celebrados nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Comunicação do Senado (Secom) preparou uma programação especial com ações coordenadas entre os veículos e as redes sociais da Casa: Agência Senado, Rádio, TV, Mídias Sociais e o Programa Visite o Congresso.

— A Agência, a Rádio, a TV Senado e as nossas mídias sociais trabalham juntas para oferecer conteúdos que valorizam não apenas a capital do país, mas também o papel do Senado nessa trajetória. A produção conjunta reforça nosso compromisso com uma comunicação pública de qualidade e com a história viva do Brasil — afirmou o diretor de Jornalismo, Mikhail Lopes.

Os veículos da Secom divulgarão conteúdos que resgatam a memória, a história, a arquitetura e a cultura da cidade. A programação também incluirá uma projeção na fachada externa do Senado e o lançamento do roteiro comemorativo do Programa Visite o Congresso em homenagem aos 65 anos do Palácio do Congresso Nacional.

Agência Senado

Uma reportagem multimídia da Agência Senadomostra como foi a instalação do Congresso Nacional no dia 21 de abril, destacando o protagonismo do Legislativo na fundação da nova capital.

— O Congresso foi o primeiro prédio público a ser inaugurado em Brasília. A matéria resgata esse momento com o discurso de inauguração do Congresso com o João Goulart que, como vice-presidente da República, era também o presidente do Senado na época — detalha o coordenador-geral da Agência Senado, Silvio Burle.

Na segunda-feira (21), a página inicial da Agência se transformará em uma grande celebração à capital, conduzindo o leitor para os materiais produzidos pelos veículos da Casa.

TV Senado

Na TV Senado, a programação especial vai ao ar durante todo o feriado, a partir desta quinta-feira (17), com ênfase na segunda, 21 de abril. Serão exibidos documentários, vídeos especiais nos intervalos da programação e uma revista especial de fim de semana com reportagens sobre os 65 anos de Brasília e sobre o Palácio do Congresso.

— Entre os documentários exibidos, há produções originais e licenciadas, como Niemeyer por NiemeyerA Menina de 60 e Darcy, Um Brasileiro. Os programas também contam com artistas da cidade para celebrar a cultura local — afirma a coordenadora-geral da TV Senado, Glauciene Lara.

Rádio Senado

A Rádio Senado entra no clima da comemoração com conteúdos jornalístico e cultural. Já está no ar uma entrevista com a equipe do Arquivo do Senado (Coarq) relembrando os bastidores e os momentos marcantes do dia da inauguração da nova capital.

O diretor da Rádio Senado, Celso Cavalcanti, reforça que os ouvintes também receberão dicas de leituras de autores brasilienses em um quadro especial do programa Conexão Senado.

— O aniversário de Brasília é uma data sempre importante para a Rádio Senado. Teremos o programa Capítulo Rock com a participação de dois convidados que fazem parte da história cultural de Brasília: o guitarrista Kiko Peres, do Natiruts, e o DJ André Negão, que comanda festas e eventos artísticos na capital desde a década de 1980 — afirma.

Redes Sociais

Nas redes sociais, o aniversário da capital será celebrado com a publicação de fotos e pequenos vídeos (reels) com trechos de discursos e minidocumentários em homenagem aos 65 anos de Brasília, afirma o gestor do Núcleo de Mídias Sociais, Tadeu Sposito.

Projeção e visitação temática

Na noite de segunda-feira, a fachada do Palácio do Congresso se transformará em uma grande tela com projeções sobre cultura, política e história da capital.

— Uma projeção especial homenageará a capital federal desde sua fundação até os dias atuais, destacando os pilares que moldaram a cidade: o poder, a arquitetura e o povo — afirma o coordenador da Coordenação de Visitação, Fábio Duarte.

Já a equipe do Programa Visite o Congresso faz, a partir desta quinta (17) até quinta da próxima semana (24), um roteiro comemorativo em homenagem aos 65 anos do prédio. Com duração aproximada de uma hora, a visita temática destaca a história do projeto urbanístico da capital, a arquitetura do Palácio do Congresso e suas transformações ao longo do tempo. Também serão explorados espaços que não estão incluídos nos roteiros tradicionais de visitação.

De quinta a segunda, o público poderá subir por cinco minutos em local reservado na cúpula do Senado para tirar foto.

Ao final do passeio, os visitantes recebem cartões postais comemorativos que trazem imagens raras e simbólicas da construção de Brasília.

Tour comemorativo ao Congresso

Local: Palácio do Congresso Nacional
Data: 17 a 21 de abril de 2025, das 11h30 às 12h30
De quinta (17) a segunda (21), das 9 às 17h, o público pode subir por cinco minutos na cúpula para tirar foto em espaço reservado.

Fonte: Agência Senado

O post Aniversário de Brasília terá visitação especial ao Palácio do Congresso apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Ministra destaca trabalho inédito na proteção dos povos indígenas https://brasiliainfoco.com/ministra-destaca-trabalho-inedito-na-protecao-dos-povos-indigenas/ Sun, 20 Apr 2025 03:07:54 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51775 A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou neste sábado (19) que a pasta está fazendo um trabalho inédito na construção das ações para valorizar os povos indígenas no país. Em postagem nas redes sociais, a ministra celebrou o Dia dos Povos Indígenas, comemorado hoje. Sonia destacou que, ao longo de 27 meses de governo, […]

O post Ministra destaca trabalho inédito na proteção dos povos indígenas apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou neste sábado (19) que a pasta está fazendo um trabalho inédito na construção das ações para valorizar os povos indígenas no país. Em postagem nas redes sociais, a ministra celebrou o Dia dos Povos Indígenas, comemorado hoje.

Sonia destacou que, ao longo de 27 meses de governo, teve o desafio de “colocar de pé” um ministério para correr atrás de demandas que foram negligenciadas.

“Nem sempre é fácil, mas não tenho dúvidas da necessidade e urgência do que estamos fazendo. A cada 19 de abril, reforço minha certeza de que o que estamos fazendo aqui é algo inédito”, afirmou.

A ministra também agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por um ministério forte, representativo e atuante.

“A existência de um ministério para os povos indígenas era uma coisa que poderíamos sonhar, mas era difícil pensar que seria concretizado. Fruto da nossa luta e reconhecimento do presidente @LulaOficial”. completou a ministra.

Desafios

Em nota divulgada hoje, o Ministério dos Povos Indígenas apontou desafios para a proteção dos povos indígenas. A pasta direciona esforços para a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em novembro, em Belém.

O ministério pretende apostar em negociações ambiciosas para consolidar o multilateralismo e a implementação de ações para proteger o meio ambiente e os segmentos sociais impactados pelas mudanças climáticas.

“O MPI e a presidência da COP30 vêm criando caminhos para que as vozes indígenas sejam mais escutadas e que suas demandas possam ser incorporadas com maior celeridade nas agendas e encaminhamentos da COP. A razão é que a COP 30 precisa proporcionar legados para além de apenas um evento na Amazônia”, destaca a pasta.

A busca de financiamento para apoio de organizações que atuam na defesa dos indígenas também é alvo das ações do ministério.

“Na agenda de ação, o MPI e o governo brasileiro estão engajados em anunciar novos mecanismos financeiros, como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) e a renovação da Promessa, onde países e setores da filantropia se comprometem em apoiar organizações indígenas e políticas indigenistas”, informou o ministério.

Fonte: Agência Brasil

O post Ministra destaca trabalho inédito na proteção dos povos indígenas apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Ministério da Saúde reforça parceria com a China para construção do primeiro Hospital Inteligente do Brasil https://brasiliainfoco.com/ministerio-da-saude-reforca-parceria-com-a-china-para-construcao-do-primeiro-hospital-inteligente-do-brasil/ Sat, 19 Apr 2025 11:03:34 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51772 Em reunião com a Embaixada da China, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou acordo entre os dois países que envolvem a construção de um parque hospitalar digital, desenvolvimento e produção de medicamentos, vacinas e equipamentos médico-hospitalares Aparceria estratégica entre Brasil e China, intensificada pelo presidente Lula, em 2023, foi reforçada nesta quarta-feira (16) pelo […]

O post Ministério da Saúde reforça parceria com a China para construção do primeiro Hospital Inteligente do Brasil apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Em reunião com a Embaixada da China, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou acordo entre os dois países que envolvem a construção de um parque hospitalar digital, desenvolvimento e produção de medicamentos, vacinas e equipamentos médico-hospitalares

Aparceria estratégica entre Brasil e China, intensificada pelo presidente Lula, em 2023, foi reforçada nesta quarta-feira (16) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Com o objetivo de avançar nas iniciativas de cooperação nas áreas de saúde e tecnologia, Padilha recebeu o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da China, Zhu Qingqiao, e outros representantes chineses.

O encontro teve como foco o fortalecimento da colaboração entre os dois países na implementação de soluções digitais no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na transformação digital e na inovação do setor.

Um dos principais pontos discutidos foi a construção do primeiro hospital digital de referência no Brasil, que será erguido em São Paulo e contará com mais de 800 leitos.

O projeto tem como objetivo integrar as mais avançadas tecnologias, a exemplo da inteligência artificial, para otimizar a gestão hospitalar e melhorar a qualidade do atendimento. O financiamento do hospital está sendo negociado com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos BRICS.

“O fortalecimento da parceria Brasil-China é fundamental para o SUS, promovendo não apenas a inovação no setor de saúde, mas também a construção de um futuro mais justo e sustentável para as próximas gerações”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

Durante a reunião, Padilha também reafirmou a importância da Declaração Conjunta entre o Brasil e a China, que reafirma o compromisso de ambas as nações com um futuro mais sustentável e inclusivo, por meio de parcerias estratégicas em áreas como saúde, infraestrutura e desenvolvimento tecnológico.

A colaboração abrange a indústria biomédica, a produção de insumos para saúde e o desenvolvimento conjunto de vacinas. O ministro destacou, ainda, a urgência da transição para uma saúde digital no Brasil, ressaltando que as novas tecnologias devem ir além da modernização dos hospitais, impactando também questões macroeconômicas e sociais, como o combate à pobreza e à fome.

ministro e embaixador chines.jpg
Foto: Rafael Nascimento/MS

Parcerias Estratégicas

A China tem sido uma parceira estratégica do Brasil em diversas áreas. Em 2023, o Brasil iniciou um ciclo de investimentos no setor de saúde com a visita do presidente Lula à China. Em 2024, durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, novas parcerias foram firmadas, incluindo o desenvolvimento conjunto de vacinas e a ampliação do parque hospitalar brasileiro.

“As relações China/Brasil estão avançando. Os presidentes anunciaram que as relações formariam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável, consolidando uma base forte para as relações nos próximos 50 anos. Eles assinaram documentos que geram sinergia e mostram estratégias para o Brasil. E agora as duas partes estão em consenso, estratégias de desenvolvimento financeiro e sustentável”, afirmou Zhu Qingqiao.

Um dos acordos inclui a produção nacional de insulina. Em 2025, 20 milhões de frascos de insulina Glargina serão produzidos em parceria entre empresas chinesas e brasileiras, como Biomanguinhos (Fiocruz), Biomm e Gan&Lee. As doses serão destinadas a pacientes com diabetes tipo 2, uma inovação no SUS, já que esse tipo de diabetes apresenta um número maior de pacientes em comparação ao tipo 1.

Outro avanço significativo na parceria é o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue pelo Instituto Butantã. Para ampliar a escala de produção, o Butantã buscou a colaboração da empresa chinesa Uchi Biologics.

Fonte: Ministério da Saúde

O post Ministério da Saúde reforça parceria com a China para construção do primeiro Hospital Inteligente do Brasil apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília https://brasiliainfoco.com/confira-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriado-prolongado-da-semana-santa-e-do-aniversario-de-brasilia/ Fri, 18 Apr 2025 04:34:14 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51769 Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do […]

O post Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se

O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do aniversário de Brasília. Durante cinco dias, alguns serviços terão o funcionamento alterado, enquanto outros funcionarão normalmente. Confira o que abre e fecha.

O mirante da Torre de TV estará aberto para visitações de sexta a domingo, das 9h às 18h45 | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Transporte público

O transporte público estará gratuito durante os cinco dias, em virtude do programa Vai de Graça. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a frota de ônibus será reforçada por conta dos eventos no Morro da Capelinha, em Planaltina, e na Esplanada dos Ministérios.

Serão reativadas quatro linhas – 504.2, 504.3, 609.2 e 617.1 – para os passageiros que forem assistir à Via Sacra. O número de viagens dos coletivos que operam entre as regiões administrativas e a Rodoviária do Plano Piloto será ampliado de acordo com a demanda. O reforço será até as 3h nas madrugadas de domingo, segunda e terça-feira.

Na quinta, os ônibus vão funcionar com os horários normais, de dia útil. Na sexta, no domingo e na segunda, os coletivos vão operar de acordo com a tabela de domingos e feriados. Já no sábado, os horários serão mantidos, respeitando a tabela já vigente do dia.

Além disso, a linha do Zebrinha 023.1, que faz o percurso entre a estação da Asa Sul e o Zoológico – que estará com acesso livre no feriado prolongado –, com saídas a cada 30 minutos, entre as 8h e as 17h30, vai funcionar de quinta a segunda. O serviço permite a integração com todas as linhas que operam na estação, como as provenientes de Sobradinho e Planaltina, bem como do metrô.

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) também vai operar com horários especiais. Na quinta-feira, no sábado e na terça-feira, o funcionamento será das 5h30 às 23h30. Na sexta-feira, das 7h às 19h. No domingo e segunda-feira, das 9h às 23h30.

Sábado, domingo e segunda-feira, as estações estarão abertas para embarque e desembarque até as 23h30. Após este horário, entre as 23h30 e as 2h, apenas a Estação Central estará aberta para embarque e desembarque. As demais só ficarão abertas para desembarque.

Na quinta-feira, no sábado e na terça-feira, o metrô funcionará das 5h30 às 23h30; na sexta-feira, das 7h às 19h; e no domingo e na segunda, das 9h às 23h30 | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Trânsito

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informa que na sexta-feira, no domingo e na segunda-feira, o Eixo Rodoviário (DF-002) estará fechado para o fluxo de veículos das 6h às 18h e aberto para que a população aproveite o Eixão do Lazer.

As operações de mobilidade nas rodovias distritais – Estrada Parque Ceilândia (DF-095) e DF-001 (entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul) –, na BR-070 e na Barragem do Paranoá (período vespertino) serão realizadas normalmente na quinta-feira, mas não ocorrerão no sábado nem na segunda-feira. .

Não haverá atendimento presencial aos cidadãos na quinta, na sexta e na segunda-feira. O atendimento presencial à população será retomado na terça.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que, em razão do ponto facultativo na quinta e dos feriados na sexta e na segunda-feira, não haverá expediente administrativo no período de quinta a segunda-feira, mas as ações de educação, fiscalização e engenharia de trânsito funcionarão normalmente. Os serviços digitais continuarão disponíveis pelo Portal de Serviços e pelo aplicativo Detran-DF Digital.

Segurança

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. As corporações podem ser acionadas a qualquer momento pelos números 190 e 193, respectivamente.

Todas as unidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estarão operando normalmente durante o feriado, garantindo atendimento 24 horas à população. As 31 delegacias circunscricionais funcionarão ininterruptamente em regime de plantão.

As unidades da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e da Criança e do Adolescente (DCA I e II) também permanecerão abertas 24 horas. Durante o feriado, os registros de ocorrências em flagrante delito serão realizados nas seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

A Defesa Civil vai atuar em regime de plantão, com equipes de técnicos plantonistas todos os dias, durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar pelos telefones 193 ou 199.

Saúde

A Secretaria de Saúde (SES-DF) organizou um esquema especial para a Semana Santa.

– Samu: Atendimento 24 horas pelo telefone 192.

– Atendimento emergencial: As emergências dos hospitais regionais e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.

– Saúde bucal: A assistência nas unidades básicas de saúde (UBSs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) será interrompida na quinta (17), retornando ao atendimento normal na terça-feira (22). A urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h durante a Semana Santa, a do Hospital Regional do Gama (HRG) funciona das 19h às 1h, na quinta (17), sexta (18) e segunda-feira (21).

– Vacinação: Não haverá vacinação de quinta (17) a segunda-feira (21). As salas de vacina voltarão a funcionar normalmente na terça (22).

– Unidades básicas de saúde (UBSs): A rede de UBSs fica fechada durante todo o feriado de Páscoa e no aniversário de Brasília, abrindo em horário normal na terça-feira (22).

– Caps: Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) III estarão abertos 24h. Já os Caps tipos I e II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) não abrem no feriado. Para atendimentos emergenciais em psiquiatria, as referências são o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o HBDF.

– Farmácias de Alto Custo: As unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica funcionam no sábado (19), das 7h às 12h, fechando na quinta (17), na sexta (18), no domingo (20) e na segunda (21). O atendimento retorna na terça, às 8h.

– Ambulatórios e policlínicas: Os ambulatórios e as policlínicas ficam fechados de quinta (17) até segunda-feira (21).

– Hemocentro: O Hemocentro de Brasília terá funcionamento especial durante os feriados da Páscoa e do aniversário de Brasília. Na sexta (18) e na segunda (21), não haverá atendimento. Na quinta-feira (17) e no sábado (19), o atendimento será normal, das 7h15 às 18h. O Hemocentro não abre aos domingos.

De acordo com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), as emergências do Hospital de Base (HBDF), do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e todas as unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionarão normalmente, em regime de plantão 24 horas.

Na quinta-feira, os serviços terão funcionamento normal, incluindo os atendimentos ambulatoriais. Apenas as áreas administrativas não terão expediente. De sexta-feira a domingo, serão mantidas as atividades essenciais.

Para os pets, o Hospital Veterinário Público de Brasília (HVEP) estará fechado no feriado.

As emergências do Hospital de Base, do Hospital Regional de Santa Maria e todas as UPAs funcionarão normalmente, em regime de plantão 24 horas | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Assistência social

Os restaurantes comunitários tem programação especial durante o feriado. Funcionam de quinta-feira (17) a segunda-feira (21): Arniqueira, Brazlândia, Gama, Itapoã, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo Il, São Sebastião, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia Expansão, Sobradinho e Varjão.

As unidades de Ceilândia, Estrutural e Sol Nascente abrem apenas quinta-feira (17) e sábado (19). Santa Maria, Samambaia e Paranoá estarão fechadas para manutenção.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), durante o feriado, abrem normalmente a Central de Vagas, a UPS 24h e a Unidade de Acolhimento. Já as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Convivência (Cecon) estarão fechadas. O Centro Pop terá funcionamento das 7h30 às 17h para serviços básicos ao público. Sábados, domingos e feriados não há atendimentos particularizados, recepção, guarda de documentos e maleiro.

A Secretaria da Mulher (SMDF) informa que a Casa da Mulher Brasileira terá o funcionamento normal, 24 horas, para o alojamento de passagem. O mesmo vale para a Casa Abrigo. As unidades do Centro Especializados de Atendimento às Mulheres (Ceams) e o Espaço Acolher estarão fechados.

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) terá o funcionamento alterado no feriado prolongado. Não haverá expediente nos núcleos de assistência jurídica e na sede administrativa. O Núcleo de Assistência Jurídica do plantão funciona 24 horas durante o período.

Justiça e Cidadania

As unidades do Conselho Tutelar e Centro Integrado 18 de Maio estarão fechadas no período. No entanto, as demandas urgentes dos conselhos podem ser registradas pelo telefone 125, contato da Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca). Já as demandas urgentes do centro serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h. Os núcleos do programa Direito Delas estarão fechados. Contudo, haverá atendimento em regime de plantão por meio do telefone (61) 9838-20130.

As unidades de atendimento do Na Hora e do Procon também estarão fechadas. Não haverá atendimento presencial nos serviços da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).

Água e energia

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que nos dias 17, 18 e 21 não haverá atendimento presencial na sede e nos escritórios de atendimento. As equipes de operação e manutenção da Caesb trabalharão normalmente.

Os consumidores que precisarem da companhia podem ligar para a Central de Atendimento, telefone 115. Também podem solicitar serviços pelo WhatsApp (61) 3029-8115. Outra opção é usar o aplicativo da Caesb para celular ou entrar no site da companhia.

A Neoenergia Brasília informa que na sexta-feira e na segunda-feira as lojas de atendimento presencial estarão fechadas. No sábado, elas funcionarão normalmente. Já os sete postos do Na Hora fecham na quinta-feira e voltam na próxima terça-feira (22).

Ao longo de todo o feriado, os clientes podem ainda acessar o atendimento da Neoenergia Brasília para serviços comerciais e para o plantão emergencial, disponível 24h no WhatsApp (61) 3465-9318 e pelo telefone 116.

Os serviços da CEB IPes voltados ao atendimento ao público (manutenção e registro de demandas) funcionam normalmente, 24h por dia.

Educação

Na sexta e na segunda-feira  não haverá expediente nas escolas da rede pública, creches públicas e parceiras. Na quinta-feira, devido ao ponto facultativo, cada instituição educacional pode fazer a adesão, contudo não existe obrigatoriedade, havendo reposição no calendário escolar.

Esporte

O Parque da Cidade estará aberto todos os dias. Os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) do Distrito Federal estarão fechados nesta quinta, na sexta e na segunda. No sábado e no domingo não haverá aula e nem projeto Lazer Para Todos.

Trabalho

As agências do trabalhador ficarão fechadas durante o feriado.

Durante o feriado, todas as agências do trabalhador do Distrito Federal ficarão fechadas | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Limpeza urbana

As unidades operacionais da autarquia funcionarão normalmente na Semana Santa, com exceção do domingo. Estarão em operação na quinta, sexta, sábado e segunda-feira a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB), as usinas de compostagem, além das instalações de recuperação de recicláveis (IRRs), transbordos e gerências de limpeza. Os papa-entulhos também permanecem abertos para receber os entulhos e restos de obras da população.

As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal, que pode ser consultado no aplicativo SLU Coleta DF ou no site.

Além do funcionamento normal dos serviços do SLU, haverá reforço de garis nos eventos festivos que ocorrerão na Esplanada dos Ministérios e instalação de 15 papa-recicláveis nas imediações dos shows.

Lazer

O Zoológico de Brasília funcionará todos os dias, das 8h às 16h, com entrada gratuita, em razão do programa Lazer para Todos. O parque fecha às 17h. Também com acesso de graça, o Jardim Botânico de Brasília estará aberto de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h. Na segunda-feira, o espaço ficará fechado para manutenção seguindo as normas internas do JBB.

O Planetário de Brasília estará funcionando de sexta-feira a domingo, das 7h30 às 19h, com sessões às 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h. O mirante da Torre de TV estará aberto para visitações de sexta a segunda-feira, das 9h às 18h45.

A Casa de Chá estará de portas abertas para receber o público de sexta-feira a segunda, sempre das 10h30 às 19h30. O acesso pela Esplanada dos Ministérios estará fechado. Estarão liberados os dois estacionamentos do Supremo Tribunal Federal (STF). Os acessos são feitos pela via S2, com duas opções de rota: parar no Panteão da Pátria ou subir pelo Palácio do Itamaraty.

O Jardim Botânico de Brasília estará aberto de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h; na segunda, ficará fechado para manutenção | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Cultura

– Biblioteca Nacional de Brasília: fechada de quinta a segunda-feira, devido ao feriado e aos eventos em comemoração ao aniversário de Brasília que ocorrerão nas proximidades do local
– Biblioteca Pública de Brasília: aberta na quinta-feira; fechada de sexta a segunda-feira
– Centro Cultural Três Poderes: fechada fechada de sexta a segunda-feira
– Cine Brasília: funcionamento normal, com programação especial para o aniversário de Brasília de sábado a segunda-feira
– Complexo Cultural de Samambaia: funcionamento normal
– Complexo Cultural de Planaltina: fechado
– Museu Nacional da República: fechado na sexta e na segunda; aberto no sábado, com programação especial em celebração ao aniversário de Brasília
– Museu Vivo da Memória Candanga: aberto na quinta-feira e fechado de sexta a segunda-feira
– Museu do Catetinho: aberto na quinta-feira e fechado de sexta a segunda-feira
– Memorial dos Povos Indígenas: aberto na quinta-feira e fechado de sexta a segunda-feira
– Teatro Nacional Claudio Santoro: aberto com programação especial para o aniversário de Brasília, de sábado a segunda-feira

Parques

Todas as unidades de conservação (UCs) administradas pelo Instituto Brasília Ambiental funcionarão normalmente entre quinta e segunda-feira. Veja abaixo os horários de funcionamento.

– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
– Parque Ecológico de Águas Claras: das 6h às 22h
– Parque Ecológico Areal: das 6h às 22h
– Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
– Parque Distrital das Copaíbas: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h
– Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
– Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
– Parque Ecológico do Gama: das 6h às 22h
– Parque Ecológico do Lago Norte: das6h às 20h
– Parque Ecológico Olhos d’Água: das 5h30 às 20h (portal principal) e das 6h às 18h (laterais)
– Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 20h
– Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 18h
– Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Saburo Onoyama: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 19h
– Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 18h.

Todas as unidades de conservação administradas pelo Brasília Ambiental funcionarão normalmente entre quinta e segunda-feira | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

BRB

O Banco de Brasília (BRB) informa que as agências e correspondentes bancários não possuem expediente durante o feriado.

Ceasa

O mercado da Ceasa funciona normalmente, com feira e comercialização na quinta, no sábado e na segunda-feira.  O espaço ficará fechado sexta-feira e domingo.

Fonte: Agência Brasília

O post Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Países do BRICS aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar https://brasiliainfoco.com/paises-do-brics-aprovam-declaracao-conjunta-com-foco-em-seguranca-alimentar/ Fri, 18 Apr 2025 04:30:36 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51766 Promovendo uma Agricultura Inclusiva e Sustentável por meio da Cooperação, Inovação e Comércio Equitativo entre os BRICS. Esse foi o tema da Reunião Ministerial realizada nesta quinta-feira, 17/4, em Brasília. O encontro reuniu ministros e líderes de Agricultura dos 11 países membros, que aprovaram e assinaram uma Declaração Conjunta reforçando o compromisso com o desenvolvimento agrícola sustentável, […]

O post Países do BRICS aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Promovendo uma Agricultura Inclusiva e Sustentável por meio da Cooperação, Inovação e Comércio Equitativo entre os BRICS. Esse foi o tema da Reunião Ministerial realizada nesta quinta-feira, 17/4, em Brasília. O encontro reuniu ministros e líderes de Agricultura dos 11 países membros, que aprovaram e assinaram uma Declaração Conjunta reforçando o compromisso com o desenvolvimento agrícola sustentável, a segurança alimentar e o enfrentamento das desigualdades no campo. A assinatura da declaração simboliza o compromisso do agrupamento com a adoção de medidas concretas e cooperativas. É um ato político que reforça a união e a responsabilidade compartilhada para alcançar metas comuns em um âmbito global.

“Todos nós queremos alcançar o Brasil em termos de produção de alimentos. A agricultura é um aspecto fundamental, e discutir esse tema no BRICS é extremamente valioso. Vindo de um continente tão marginalizado e pobre, como a África do Sul, onde a agricultura não é tão desenvolvida, é de grande importância para nós participarmos desse processo.”

Os países do BRICS representam 54,5% da população mundial, concentram um terço das terras agrícolas e mais de um terço dos recursos de água doce do planeta, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil. Juntos, são responsáveis por 75% da produção agrícola global e abrigam cerca de metade das 550 milhões de propriedades familiares existentes no mundo — muitas delas conduzidas por pequenos produtores.

“Esses dados não revelam apenas a força produtiva e econômica dos países do BRICS, mas também o papel decisivo que exercem na agricultura e na segurança alimentar mundial. Reuniões como esta são um espaço privilegiado para diálogo, cooperação e construção de soluções conjuntas”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro.

“Todos nós queremos alcançar o Brasil em termos de produção de alimentos. A agricultura é um aspecto fundamental, e discutir esse tema no BRICS é extremamente valioso. Vindo de um continente tão marginalizado e pobre, como a África do Sul, onde a agricultura não é tão desenvolvida, é de grande importância para nós participarmos desse processo.”

Para o embaixador da África do Sul, Vusi Mavimbela, o BRICS representa uma oportunidade estratégica de troca de experiências e fortalecimento da cooperação entre os países-membros, especialmente em áreas fundamentais como a agricultura.

“Todos nós queremos alcançar o Brasil em termos de produção de alimentos. A agricultura é um aspecto fundamental, e discutir esse tema no BRICS é extremamente valioso. Vindo de um continente tão marginalizado e pobre, como a África do Sul, onde a agricultura não é tão desenvolvida, é de grande importância para nós participarmos desse processo.”

Segurança Alimentar: Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

O primeiro compromisso está relacionado à segurança alimentar e nutricional, com ênfase em garantir o acesso equitativo à comida de qualidade para todas as populações, especialmente em tempos de crises globais. Foi reconhecida a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza para promover a cooperação internacional.

Os representantes dos países reconheceram o papel essencial da agricultura como pilar para erradicar a fome e reduzir desigualdades sociais e regionais e, considerando que o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) são membros fundadores da Aliança Global, a Declaração incentiva o NDB e o FIDA a engajarem-se com os membros dispostos a implementar os instrumentos de política e programas relacionados ao tema.

Entre as ações acordadas, estão, ainda, o fortalecimento dos estoques reguladores de alimentos, o investimento em infraestrutura de armazenamento e o estímulo à adoção de instrumentos de política pública como o apoio a preços mínimos e o monitoramento dos custos de produção — voltados à estabilização do acesso a alimentos essenciais. A medida busca enfrentar a volatilidade dos preços, apontada como um dos principais desafios à segurança alimentar global.

A Declaração traz também o compromisso de que, em situações excepcionais que afetem algum país do BRICS — como falta de alimentos ou aumentos bruscos nos preços—, a cooperação entre os membros possa ajudar em respostas emergenciais, com base na solidariedade entre os países.

Respeitando a estratégia agrícola de cada país, o BRICS incentiva que os estoques de alimentos sejam formados, sempre que possível, por meio da compra de produtos da agricultura familiar de pequena escala. Essa medida pode impulsionar a revitalização e o desenvolvimento das áreas rurais, gerar renda para comunidades de baixa renda e, ao mesmo tempo, valorizar e preservar a produção e o consumo de alimentos locais e nativos.

Agricultura Familiar

Quanto aos pequenos agricultores, a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Fernanda Machiaveli, destacou a importância de fortalecer políticas voltadas à agricultura familiar e reafirmou o papel do bloco na construção de um futuro mais sustentável e mais justo para os pequenos produtores.

Ela ressaltou que, embora o mundo esteja vivendo um momento de grande desenvolvimento tecnológico, é essencial que a inovação alcance a agricultura de pequena escala. “A tecnologia deve servir para facilitar o trabalho no campo, gerar renda e garantir a produção de alimentos saudáveis e diversos”, pontuou.

Entre os pontos estratégicos destacados pela secretária que estão presentes na Declaração Conjunta está a promoção de parcerias entre os países do Sul Global com foco na produção de máquinas e equipamentos adaptados à agricultura familiar. A meta, segundo ela, é gerar dignidade, atrair os jovens para o campo e acelerar a transição justa.

“A agricultura familiar não foi a responsável pelo aumento da temperatura no mundo, porque não é ela a responsável pela emissão dos gases de efeito estufa. Entretanto, é esse o setor que está sofrendo mais com as mudanças climáticas, porque a agricultura familiar depende do clima. Por isso, esses produtores precisam ser incluídos no processo de transição, primeiro para que eles possam fazer a adaptação e segundo porque são eles que vão fazer a mitigação sequestrando o carbono por meio de práticas cada vez mais sustentáveis”, apontou Fernanda Machiaveli, e defendeu que “a agricultura familiar consegue reunir a agroecologia, o manejo dos recursos naturais de forma sustentável e a conservação pelas populações tradicionais da nossa biodiversidade.”

A embaixadora do Egito, Mai Khalil, lembrou que o documento também trata sobre a promoção da participação das mulheres no setor agrícola, uma vez que as que vivem em áreas rurais são mais vulneráveis à insegurança alimentar e à desnutrição do que os homens. Empoderar as mulheres e reduzir a disparidade de gênero na agricultura e nos sistemas alimentares são fundamentais para erradicar a fome, a desnutrição e a pobreza, além de alcançar a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, que é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas até 2030.

“Os países do BRICS se preocupam com as mulheres e grupos vulneráveis. Essa preocupação foi levada em consideração ao elaborar a Declaração Conjunta, na qual abordamos a criação de programas de apoio às necessidades das mulheres no setor rural, com foco especial em crédito, conhecimento, tecnologia, capacitação e na área financeira”, ressaltou a embaixadora.

Sustentabilidade e Inovação

Outra defesa importante da Declaração Conjunta é que os países do BRICS têm potencial para exercer um papel estratégico no aumento sustentável e inclusivo da produtividade agrícola global, ao alinhar suas capacidades industriais às necessidades dos pequenos produtores, tanto dentro do bloco quanto em outras nações do Sul Global. Para avançar nesse caminho, o documento recomenda a adoção de estratégias de investimento que incentivem parcerias entre empresas e universidades dos países membros, promovendo a produção local de máquinas agrícolas e o intercâmbio voluntário de tecnologias inovadoras, adaptadas às realidades regionais.

A Declaração propõe a criação de um mecanismo de financiamento estruturado, com possível envolvimento de organizações internacionais para apoiar projetos voltados à conservação do solo e à restauração de áreas degradadas, como manguezais, margens de rios, planícies aluviais e áreas úmidas. Entre as ações prioritárias estão a correção da acidez do solo, o controle da salinização e o investimento em pesquisa, infraestrutura e assistência técnica para agricultores e proprietários rurais. Para garantir a adoção dessas práticas, o documento traz o lançamento da Parceria BRICS para a Restauração de Terras, em alinhamento com o marco da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas – UNCCD (sigla em Inglês).

Comércio Agrícola com Menos Barreiras

O terceiro e último eixo trata da facilitação do comércio agrícola internacional, com a meta de reduzir barreiras desnecessárias, promover a transparência e facilitar o intercâmbio de produtos agropecuários entre os países membros, além do uso de certificação digital que deverá reduzir a burocracia, mitigar riscos de fraude, diminuir a possibilidade de falsificação e melhorar a rastreabilidade.

Outro compromisso é a criação de um possível mecanismo de facilitação de financiamento para importação de alimentos no âmbito do BRICS como uma ferramenta de alívio financeiro emergencial voltada a países de baixa e média renda afetados pelo aumento nos custos de alimentos e insumos essenciais, como fertilizantes e energia.

“O resultado do trabalho realizado nesses dois meses de um ciclo intenso de diálogos reflete na Declaração assinada hoje. Se trata de um compromisso político com os nossos parceiros do BRICS e com o mundo, e, principalmente, a expressão do desejo de avançarmos juntos naquilo que consideramos prioritários: assegurar o acesso das nossas populações a alimentos nutritivos e seguros”, concluiu o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Agricultura, Rivetla Edipo Araujo Cruz.

Plano de Ação 2025–2028

O evento também marcou o encerramento do Plano de Ação 2021–2024 para Cooperação Agrícola entre os países BRICS e deu início ao novo Plano de Ação 2025–2028, que deverá refletir uma abordagem mais ambiciosa, alinhada aos princípios que buscam equilibrar as necessidades alimentares e agrícolas com a natureza.

Esse novo plano vai operacionalizar os compromissos políticos da Declaração, estabelecendo metas, prazos e iniciativas concretas a serem submetidos para aprovação na Cúpula dos Brics, nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.

O post Países do BRICS aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Nova rota marítima conecta China e Brasil, reduzindo tempo e custos de transporte https://brasiliainfoco.com/nova-rota-maritima-conecta-china-e-brasil-reduzindo-tempo-e-custos-de-transporte/ Fri, 18 Apr 2025 04:24:18 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51764 O porto do Pecém, no Estado do Ceará, no nordeste brasileiro, inaugurou uma nova rota marítima conectando diretamente á Ásia aos principais portos da China, e que reduzirá o tempo de navegação entre os dois lados de 60 para 30 dias, ou 50%, informou o jornal Folha de São Paulo nesta quarta-feira. A iniciativa, chamada […]

O post Nova rota marítima conecta China e Brasil, reduzindo tempo e custos de transporte apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O porto do Pecém, no Estado do Ceará, no nordeste brasileiro, inaugurou uma nova rota marítima conectando diretamente á Ásia aos principais portos da China, e que reduzirá o tempo de navegação entre os dois lados de 60 para 30 dias, ou 50%, informou o jornal Folha de São Paulo nesta quarta-feira.

A iniciativa, chamada Serviço Santana, promete reduzir significativamente o tempo de transporte de cargas entre os dois extremos do mundo, consolidando o status do Ceará como um novo pólo estratégico para o comércio exterior brasileiro.

Para os produtos exportados do Ceará, o prazo de entrega será reduzido em 14 dias, uma vantagem logística que beneficiará especialmente o comércio de produtos perecíveis, como frutas e carnes.

A rota é operada pela MSC em colaboração com a APM Terminals e visita os principais portos da Ásia, como Yantian, Ningbo, Shanghai, Qingdao (China), Busan (Coreia do Sul) e Mundra (Índia), além de Cingapura.

De lá, os navios cruzam o Oceano Pacífico, passam pelo Canal do Panamá, Cristóbal (Panamá) e Caucedo (República Dominicana) e chegam diretamente ao Porto de Pecém. Em seguida, seguem para outros portos brasileiros como Suape (Pernambuco), Salvador (Bahia) e Santos (São Paulo), antes de retornar à Ásia.

Antes da nova rota, as mercadorias da Ásia chegavam ao porto de Santos, no sudeste do Brasil, e depois eram transportadas para o nordeste brasileiro por meio de navegação costeira. Esta rota continua operacional, mas sua utilização será otimizada com a redução de tempo proporcionada pela nova rota.

Segundo o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Max Quintino, a nova rota marítima tem potencial para aumentar o volume operacional do porto em 10%, com estimativa de aumento de 1.200 contêineres adicionais por semana.

“A nova rota marítima entre a China e Fortaleza reduz significativamente o tempo de transporte de cargas e melhora a logística. O tempo de viagem diminuirá de aproximadamente 60 dias para apenas 30 dias, tornando o estado mais competitivo no comércio exterior”, afirmou.

Entre os produtos importados que serão mais beneficiados com a nova rota estão combustíveis minerais, ferro, minério, maquinário, materiais elétricos e plásticos. Já para a exportação, serão beneficiados granito, mármore, castanha de caju, cera de carnaúba, frutas, carnes, calçados, têxteis e produtos de e-commerce, segundo Quintino.

Plataformas digitais chinesas como Shopee e AliExpress também serão beneficiadas, já que o porto do Pecém será a primeira parada de navios no Brasil, reduzindo custos operacionais e prazos de entrega. Espera-se um aumento de até 20% no volume de importações destinadas ao comércio eletrônico.

O anúncio desta nova rota ocorre em meio ao aumento das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, reforçando seu valor estratégico como alternativa logística para os fluxos asiáticos para a América Latina.

Entre os setores mais favorecidos está o Polo Automotivo do Ceará, que começará a montar seus primeiros veículos em novembro deste ano, com foco em modelos elétricos de origem chinesa. A expectativa é que o complexo atraia investimentos de pelo menos 2,5 bilhões de reais (US$ 500 milhões).

O valor pode aumentar nos próximos meses, segundo Quintino. O “timing foi uma coincidência”, diz ele, que entende que a nova rota “tem potencial para se consolidar como uma alternativa estratégica diante do atual cenário global”.

Fonte: Portuguese News

O post Nova rota marítima conecta China e Brasil, reduzindo tempo e custos de transporte apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Embaixada diz que governo dos EUA só reconhece dois sexos “imutáveis” https://brasiliainfoco.com/embaixada-diz-que-governo-dos-eua-so-reconhece-dois-sexos-imutaveis/ Fri, 18 Apr 2025 04:14:57 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51761 Após emitir o visto de entrada da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) com o gênero masculino, a embaixada dos Estados Unidos em Brasília disse que o governo americano só reconhece dois sexos: o masculino e o feminino. Nesta quarta-feira, a parlamentar denunciou que teve sua identidade de gênero negada durante o processo de emissão de visto diplomático para […]

O post Embaixada diz que governo dos EUA só reconhece dois sexos “imutáveis” apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>

Após emitir o visto de entrada da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) com o gênero masculino, a embaixada dos Estados Unidos em Brasília disse que o governo americano só reconhece dois sexos: o masculino e o feminino. Nesta quarta-feira, a parlamentar denunciou que teve sua identidade de gênero negada durante o processo de emissão de visto diplomático para participar de uma conferência acadêmica nos Estados Unidos. 

“A embaixada dos Estados Unidos informa que os registros de visto são confidenciais conforme a lei americana e, por política, não comentamos casos individuais. Ressaltamos também que, de acordo com a Ordem Executiva 14168, é política dos EUA reconhecer dois sexos, masculino e feminino, considerados imutáveis desde o nascimento”, disse a embaixada, em resposta à Agência Brasil.

A Ordem Executiva 14168, emitida por Donald Trump no dia 20 de janeiro, exige que os departamentos federais reconheçam o gênero como um binário masculino-feminino imutável e proíbe a autoidentificação de gênero em documentos federais, como passaportes. 

Documentos reunidos pela equipe da deputada revelam que a embaixada norte-americana em Brasília deliberadamente registrou Erika com o sexo masculino, desconsiderando sua certidão de nascimento retificada e seu passaporte brasileiro que atestam seu gênero feminino.

A deputada enviou um ofício ao Ministério das Relações Exteriores solicitando uma reunião com o ministro Mauro Vieira e o Itamaraty avalia a possibilidade do encontro. Ela informou que também já articula uma ação jurídica internacional contra o governo de Trump.

“É absurdo que o ódio que Donald Trump nutre e estimula contra as pessoas trans tenha esbarrado em uma parlamentar brasileira indo fazer uma missão oficial em nome da Câmara dos Deputados”, disse a parlamentar, que é a primeira deputada federal negra e trans a chegar ao Congresso Nacional.

Fonte: Agência Brasil.

O post Embaixada diz que governo dos EUA só reconhece dois sexos “imutáveis” apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão divulgados em 25 de abril https://brasiliainfoco.com/filmes-selecionados-para-o-fica-2025-serao-divulgados-em-25-de-abril/ Fri, 18 Apr 2025 03:53:54 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51758 A lista de filmes selecionados para as mostras competitivas do 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025) será publicada em 25 de abril. Antes, a divulgação estava prevista para esta quinta-feira (17/04). A mudança foi necessária devido ao alto número de produções inscritas na edição deste ano do festival. Foram mais 1,4 […]

O post Filmes selecionados para o Fica 2025 serão divulgados em 25 de abril apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
A lista de filmes selecionados para as mostras competitivas do 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025) será publicada em 25 de abril. Antes, a divulgação estava prevista para esta quinta-feira (17/04).

A mudança foi necessária devido ao alto número de produções inscritas na edição deste ano do festival.

Foram mais 1,4 mil inscrições submetidas por realizadores do Brasil e de outros países. Todas as obras têm passado uma avaliação criteriosa e cuidadosa das comissões de seleção.

A lista completa dos filmes será publicada no site oficial do festival: fica.go.gov.br.

Sobre o Fica
O Fica 2025 será realizado entre os dias 10 e 15 de junho, na cidade de Goiás, e contará com quatro mostras competitivas: Mostra Washington Novaes, Mostra do Cinema Goiano, Mostra Becos da Minha Terra e Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais. As obras selecionadas concorrerão a premiações que variam de R$ 5 mil a R$ 35 mil, além de troféus e menções honrosas.

Foto: Secult Goiás

O post Filmes selecionados para o Fica 2025 serão divulgados em 25 de abril apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Izalci pede CPI do Banco Master https://brasiliainfoco.com/izalci-pede-cpi-do-banco-master/ Thu, 17 Apr 2025 13:56:05 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51754 Senador já tem 9 das 27 assinaturas necessárias para abrir investigação sobre a compra anunciada pelo BRB O senador Izalci (PL-DF) protocolou nessa terça-feira (15) um pedido de abertura de CPI para investigar “possíveis omissões ou falhas do Banco Central (Bacen) e da Comissão de Valores Mobiliários (CMV) na fiscalização de operações financeiras de alto […]

O post Izalci pede CPI do Banco Master apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Senador já tem 9 das 27 assinaturas necessárias para abrir investigação sobre a compra anunciada pelo BRB

O senador Izalci (PL-DF) protocolou nessa terça-feira (15) um pedido de abertura de CPI para investigar “possíveis omissões ou falhas do Banco Central (Bacen) e da Comissão de Valores Mobiliários (CMV) na fiscalização de operações financeiras de alto risco conduzidas pelo Banco Master, e a tentativa de aquisição de 58% de seu capital pelo Banco de Brasília (BRB)”. Segundo o parlamentar, o grupo de trabalho pretende focar em três eixos principais: a captação “agressiva” de recursos via Certificados de Depósito Bancário (CDBs), a concentração de ativos líquidos como precatórios e direitos creditórios, e a operação de compra por parte do BRB, anunciada em 28 de março, ao custo de R$ 2 bilhões.

FRAGILIDADES — “A ausência de uma due diligence [análise prévia de uma empresa ou oportunidade de negócio] completa antes do anúncio e a dependência de aprovações futuras do Bacen e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reforçam a percepção de que a operação pode ter sido precipitada, potencialmente mascarando fragilidades do Master”, argumentou Izalci em ofício enviado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Até o momento, o requerimento tem nove das 27 assinaturas necessárias para abrir a CPI, incluindo a de Damares Alves (Republicanos-DF).

Fonte: bsbcapital

O post Izalci pede CPI do Banco Master apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>