Arquivo de Europa - Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/europa/ O Jornal Brasilia in Foco cobre todo o mundo diplomático em Brasília Fri, 14 Feb 2025 10:26:09 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 https://brasiliainfoco.com/wp-content/uploads/2023/08/cropped-Logo-32x32.png Arquivo de Europa - Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/europa/ 32 32 Proposta aprova ajustes em acordo entre Brasil e União Europeia sobre vistos https://brasiliainfoco.com/proposta-aprova-ajustes-em-acordo-entre-brasil-e-uniao-europeia-sobre-vistos/ Fri, 14 Feb 2025 10:26:09 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50697 O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 479/23 contém ajustes definidos em 2021 no acordo existente entre Brasil e União Europeia sobre a isenção de visto para estadas de curta duração, como em viagens de turismo e de negócios. Segundo o texto em análise na Câmara dos Deputados, as medidas alteram regras existentes desde 2012. Assim, […]

O post Proposta aprova ajustes em acordo entre Brasil e União Europeia sobre vistos apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 479/23 contém ajustes definidos em 2021 no acordo existente entre Brasil e União Europeia sobre a isenção de visto para estadas de curta duração, como em viagens de turismo e de negócios.

Segundo o texto em análise na Câmara dos Deputados, as medidas alteram regras existentes desde 2012. Assim, titulares de passaporte comum estarão isentos de vistos na outra parte por até 90 dias em um período de 180 dias – na versão original, os períodos foram definidos como “três meses” e “seis meses”.

O Brasil mantém acordos internacionais com diversos países e entidades. Pela Constituição, esses instrumentos devem ser aprovados pelo Congresso Nacional.

Próximos passos
A proposta já foi aprovada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Agora será analisada pelo Plenário e, depois, pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

O post Proposta aprova ajustes em acordo entre Brasil e União Europeia sobre vistos apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Em Paris, Chanceler participa da Cúpula para Ação sobre Inteligência Artificial e se encontra com homólogo francês https://brasiliainfoco.com/em-paris-chanceler-participa-da-cupula-para-acao-sobre-inteligencia-artificial-e-se-encontra-com-homologo-frances/ Tue, 11 Feb 2025 11:32:23 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50629 O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, participou hoje (10), em Paris, na França, da Cúpula para Ação sobre Inteligência Artificial. m sua participação no painel “Reforçando uma governança efetiva, eficiente e inclusiva”, alertou o Chanceler para a necessidade de uma governança internacional eficaz e inclusiva das novas ferramentas tecnológicas, com engajamento de […]

O post Em Paris, Chanceler participa da Cúpula para Ação sobre Inteligência Artificial e se encontra com homólogo francês apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, participou hoje (10), em Paris, na França, da Cúpula para Ação sobre Inteligência Artificial.

m sua participação no painel “Reforçando uma governança efetiva, eficiente e inclusiva”, alertou o Chanceler para a necessidade de uma governança internacional eficaz e inclusiva das novas ferramentas tecnológicas, com engajamento de instituições como a ONU.

“Se deixada sem controles nas mãos de poucos atores, a revolução da IA pode ter sérias consequências para os sistemas democráticos”, afirmou. “Precisamos de um processo inclusivo para a governança internacional da IA, com representação adequada dos países em desenvolvimento”.

Foto: Itamaraty

Posteriormente, Vieira reuniu-se com o chanceler francês, Jean-Noel Barrot. Trataram da pauta Brasil-França, e da agenda europeia, latino-americana e global. Discutiram também os desafios tecnológicos incluídos na agenda da reunião.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores.

O post Em Paris, Chanceler participa da Cúpula para Ação sobre Inteligência Artificial e se encontra com homólogo francês apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Multinacionais apoiam iniciativa para impulsionar uso de IA na Europa https://brasiliainfoco.com/multinacionais-apoiam-iniciativa-para-impulsionar-uso-de-ia-na-europa/ Tue, 11 Feb 2025 11:28:44 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50626 Medida prevê investimento de 150 bilhões de euros em cinco anos Mais de 60 grandes empresas multinacionais anunciaram, nesta segunda-feira (10), apoio a um projeto que busca posicionar a União Europeia entre os líderes globais em desenvolvimento e uso das ferramentas de inteligência artificial (IA), ao lado dos Estados Unidos e da China. Batizada de […]

O post Multinacionais apoiam iniciativa para impulsionar uso de IA na Europa apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Medida prevê investimento de 150 bilhões de euros em cinco anos

Mais de 60 grandes empresas multinacionais anunciaram, nesta segunda-feira (10), apoio a um projeto que busca posicionar a União Europeia entre os líderes globais em desenvolvimento e uso das ferramentas de inteligência artificial (IA), ao lado dos Estados Unidos e da China.

Batizada de Iniciativa dos Campeões Europeus em Inteligência Artificial (do inglês, EU AI Champions Initiative), a medida prevê um investimento conjunto de 150 bilhões de euros ao longo dos próximos cinco anos. Os recursos viriam, principalmente, de um grupo de 20 grandes investidores internacionais.

“Quando a Europa conseguir criar um quadro [regulatório] de IA transparente, estruturado e orientado à concorrência, com recursos viáveis e oportunidades de investimento, mais de 20 grandes grupos de investidores internacionais estarão prontos para alocar mais de 150 bilhões de euros em capitais novos e fundos já angariados em oportunidades relacionadas com a IA, na Europa”, sustentam os representantes de algumas das empresas que endossam um comunicado divulgado hoje, durante o AI Action Summit, cúpula internacional sobre inteligência artificial que acontece até amanhã (11), na capital francesa, Paris.

Para os signatários do documento, o desenvolvimento de “uma oportunidade de mercado coesa”, com um marco regulatório “drasticamente simplificado”, que “desbloqueie a inovação local” em termos de IA, vai permitir que as empresas europeias se mantenham competitivas e estimular o surgimento de novos empreendimentos de tecnologia, “impulsionando o desenvolvimento econômico e a prosperidade social na Europa”.

“Esta é a primeira vez que os líderes europeus de diferentes países e visões políticas distintas se unem para criar um mecanismo cujo objetivo é acelerar [o avanço] da Europa [em direção] à liderança em IA, enquadrando uma visão ambiciosa e mobilizando talentos e capital”, afirmam os signatários do documento.

Encabeçada pela General Catalyst, tradicional firma americana de venture capital, especialista em investimentos de alto risco, a iniciativa conta com o apoio de grandes corporações, startups e investidores, incluindo Airbus, Deutsche Bank, Heineken, L’Oréal Groupe, Mercedes-Benz, Mistral AI, SAP, Siemens, entre outras.

Fonte: Agência Brasil

O post Multinacionais apoiam iniciativa para impulsionar uso de IA na Europa apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Países da Europa oferecem bolsas de estudo para brasileiros https://brasiliainfoco.com/paises-da-europa-oferecem-bolsas-de-estudo-para-brasileiros/ Mon, 03 Feb 2025 11:01:06 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50498 Países proporcionam suporte financeiro para bolsas de pós-graduação, mestrado e doutorado. A oportunidade de estudar no exterior é um sonho para muitos brasileiros; porém, os custos elevados muitas vezes tornam essa experiência inacessível. Felizmente, alguns países europeus oferecem programas de bolsas de estudo capazes de cobrir parcial ou totalmente as despesas dos estudantes internacionais. Entre 2019 e […]

O post Países da Europa oferecem bolsas de estudo para brasileiros apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Países proporcionam suporte financeiro para bolsas de pós-graduação, mestrado e doutorado.

O post Países da Europa oferecem bolsas de estudo para brasileiros apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Empresa aérea portuguesa se prepara para abrir uma filial para voos domésticos no Brasil https://brasiliainfoco.com/empresa-aerea-portuguesa-se-prepara-para-abrir-uma-filial-para-voos-domesticos-no-brasil/ Sun, 15 Dec 2024 21:35:00 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=49712 EXCLUSIVO – Uma empresa aérea portuguesa estaria em contato com a entidade reguladora da aviação civil brasileira, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em função de ter planos de estabelecer uma filial no Brasil, para operar voos domésticos regulares de transporte de passageiros, aponta uma fonte. Segundo informações às quais o AEROIN teve acesso […]

O post Empresa aérea portuguesa se prepara para abrir uma filial para voos domésticos no Brasil apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
EXCLUSIVO – Uma empresa aérea portuguesa estaria em contato com a entidade reguladora da aviação civil brasileira, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em função de ter planos de estabelecer uma filial no Brasil, para operar voos domésticos regulares de transporte de passageiros, aponta uma fonte.

Segundo informações às quais o AEROIN teve acesso a partir da fonte relacionada ao assunto, a empresa EuroAtlantic Airways, embora amplamente conhecida por realizar voos não-regulares (charters / fretamentos), estaria estudando o mercado nacional brasileiro para constituir sua filial como um operador aéreo regular.

Como parte desse projeto, a companhia aérea já estaria até mesmo se preparando para iniciar voos entre a capital portuguesa, Lisboa, e um dos mais movimentados aeroportos do Brasil, para avaliar o potencial de suas futuras operações no país sul-americano.

A EuroAtlantic atualmente possui uma frota de 4 aeronaves em operação, sendo dois Boeings 767-300ER de matrículas CS-TST e CS-TSU e dois Boeings 777-200ER de matrículas CS-TSW e CS-TSX, além de mais um 767-300ER, de matrícula CS-TSV, que está estocado.

Fonte: Aeroin

O post Empresa aérea portuguesa se prepara para abrir uma filial para voos domésticos no Brasil apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Chefe da Defesa da Alemanha vê rompimento de cabos no Mar Báltico como sabotagem https://brasiliainfoco.com/chefe-da-defesa-da-alemanha-ve-rompimento-de-cabos-no-mar-baltico-como-sabotagem/ Wed, 20 Nov 2024 10:43:10 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=49090 Um cabo de dados de alta velocidade foi cortado na madrugada de segunda-feira por um impacto externo, de acordo com autoridades finlandesas O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, afirmou que os danos a dois cabos de dados submarinos no Mar Báltico devem ser investigados como um ato de sabotagem, apontando a Rússia como […]

O post Chefe da Defesa da Alemanha vê rompimento de cabos no Mar Báltico como sabotagem apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Um cabo de dados de alta velocidade foi cortado na madrugada de segunda-feira por um impacto externo, de acordo com autoridades finlandesas

O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, afirmou que os danos a dois cabos de dados submarinos no Mar Báltico devem ser investigados como um ato de sabotagem, apontando a Rússia como uma ameaça híbrida e militar à União Europeia.

Um cabo de dados de alta velocidade que conecta a Finlândia e a Alemanha foi cortado na madrugada de segunda-feira por um impacto externo, de acordo com as autoridades finlandesas, enquanto uma conexão próxima entre a Lituânia e a Suécia também foi danificada. Todas as quatro nações são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Até o momento, não há evidências da participação da Rússia.

“Este é um sinal muito claro de que algo está acontecendo lá”, disse Pistorius a repórteres na terça-feira, antes de uma reunião de ministros da Defesa da UE em Bruxelas, afirmando que o bloco precisa proteger melhor sua infraestrutura crítica. “Ninguém acredita que esses cabos foram cortados por acidente e eu não acredito que isso foi causado por âncoras que acidentalmente causaram o dano.”

“Isso significa que devemos assumir, sem saber concretamente quem é o responsável, que foi uma ação híbrida. E devemos assumir, sem saber ao certo, que estamos falando de sabotagem”, afirmou.

Seus comentários remetem a incidentes similares no Mar Báltico desde a invasão em grande escala da Rússia à Ucrânia, incluindo um ocorrido há pouco mais de um ano, quando a âncora de um navio em passagem cortou dois cabos de dados e um gasoduto no fundo do Golfo da Finlândia. A Rússia negou envolvimento em qualquer um dos incidentes.

Um relatório de uma investigação chinesa afirmou que a ruptura do gasoduto Balticconnector por um navio com bandeira de Hong Kong foi devido a condições de tempestade, enquanto um alto funcionário da Estônia questionou essa conclusão.

O link de fibra óptica de alta velocidade de 1.200 quilômetros entre Helsinque e Rostock, que atende centros de dados, está danificado a leste do sul da Suécia, e há uma alta probabilidade de que esteja completamente cortado, pois todas as suas conexões de fibra estão inativas, disseram executivos da sua proprietária e operadora, Cinia Oy, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira. O acesso à internet da Finlândia é roteado através da Suécia.

A Telia Lietuva, maior provedora de comunicações da Lituânia, informou que um cabo de dados submarino que liga a nação báltica à ilha de Gotland, na Suécia, foi cortado no domingo. Os cabos cruzam a uma distância de até 10 metros um do outro. O escritório da promotoria da Lituânia disse na terça-feira que estava coletando informações sobre o incidente, enquanto as autoridades suecas também iniciaram uma investigação, conforme citado pelo ministro da Defesa Civil, Carl-Oskar Bohlin, pela emissora SVT.

“Já vimos danos à infraestrutura crítica no Mar Báltico antes”, disse o presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, a repórteres em Vilnius na terça-feira. “Alguns dos incidentes foram atividades maliciosas, atividades direcionadas, alguns foram apenas negligência. Neste caso, ainda é cedo para chegar a conclusões finais, mas obviamente ambas as opções são possíveis.”

Questionado se há sinais de sabotagem ou atos intencionais, o CEO Ari-Jussi Knaapila afirmou na segunda-feira que “não há como avaliar a razão neste momento.” Um navio de reparo que deveria deixar o porto de Calais na segunda-feira deve verificar o local para tentar identificar a causa do incidente.

Fonte: Infomoney

O post Chefe da Defesa da Alemanha vê rompimento de cabos no Mar Báltico como sabotagem apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Reino Unido precisa de 45 mil trabalhadores do agro https://brasiliainfoco.com/reino-unido-precisa-de-45-mil-trabalhadores-do-agro/ Wed, 06 Nov 2024 03:18:52 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=48813 Reino Unido anuncia 45 mil vistos de trabalho sazonal para o setor agrícola em 2025 O governo do Reino Unido confirmou uma nova cota de 45 mil vistos de trabalho sazonal para 2025, beneficiando os setores de agricultura e horticultura. A decisão surge em meio a crescentes preocupações com a segurança alimentar no país. E […]

O post Reino Unido precisa de 45 mil trabalhadores do agro apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Reino Unido anuncia 45 mil vistos de trabalho sazonal para o setor agrícola em 2025

O governo do Reino Unido confirmou uma nova cota de 45 mil vistos de trabalho sazonal para 2025, beneficiando os setores de agricultura e horticultura. A decisão surge em meio a crescentes preocupações com a segurança alimentar no país. E também à necessidade de garantir estabilidade no abastecimento de produtos, uma vez que a mão de obra local continua escassa para essas atividades.

O programa de vistos de trabalho sazonal foi criado após o Brexit, quando o Reino Unido se separou da União Europeia em 2020. Antes disso, produtores agrícolas tinham acesso facilitado a trabalhadores de toda a Europa. Com a saída, o governo precisou adotar soluções para enfrentar a falta de mão de obra. O programa, que inicialmente era temporário, ganhou uma prorrogação devido à sua importância estratégica para a produção de alimentos.

Segurança alimentar e riscos de exploração

O comitê consultivo de migração do Reino Unido já havia recomendado a continuidade e a expansão do programa, citando preocupações com prateleiras vazias e preços mais altos devido à dependência de importações. “A manutenção do programa é fundamental para garantir que a produção doméstica seja preservada e que os agricultores possam planejar suas operações”, afirmou Daniel Zeichner, ministro da Segurança Alimentar.

No entanto, o programa enfrenta críticas. Organizações defensoras dos direitos dos trabalhadores destacam o risco de exploração, especialmente porque os trabalhadores sazonais têm pouco poder para mudar de empregador e, muitas vezes, enfrentam a obrigação de trabalhar em locais remotos e sob condições rígidas. Valeria Ragni, do Centro de Apoio ao Trabalhador na Escócia, relatou casos de metas inatingíveis, moradias precárias e abusos trabalhistas.

Esforços para maior proteção

Em resposta às preocupações, o governo britânico afirmou que está ampliando as inspeções e colaborando com o setor para realizar verificações de conformidade. Uma pesquisa de 2023 mostrou que mais de 90% dos trabalhadores avaliaram sua experiência de forma positiva, mas ativistas ainda pedem mudanças significativas. Entre as propostas está a flexibilização para que trabalhadores possam trocar de empregador sem medo de represálias, além de medidas para prevenir taxas abusivas impostas por intermediários.

O Reino Unido segue buscando um equilíbrio entre a necessidade de garantir segurança alimentar e a responsabilidade de proteger os direitos de trabalhadores migrantes que contribuem para o setor agrícola.

Fonte: Agroemcampo

O post Reino Unido precisa de 45 mil trabalhadores do agro apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Novo visto europeu pode ser adiado por atraso de sistema biométrico https://brasiliainfoco.com/novo-visto-europeu-pode-ser-adiado-por-atraso-de-sistema-biometrico/ Mon, 28 Oct 2024 04:24:25 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=48691 O ETIAS, novo visto europeu, pode ter seu início adiado novamente! Isso porque o EES (Sistema de Entrada e Saída, na sigla em inglês), sistema biométrico que permitirá a checagem eletrônica de visitantes nas fronteiras de nações europeias, não vai estar pronto até o dia 10 de novembro, conforme anunciado anteriormente. A comissária de assuntos domésticos […]

O post Novo visto europeu pode ser adiado por atraso de sistema biométrico apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
ETIAS, novo visto europeu, pode ter seu início adiado novamente! Isso porque o EES (Sistema de Entrada e Saída, na sigla em inglês), sistema biométrico que permitirá a checagem eletrônica de visitantes nas fronteiras de nações europeias, não vai estar pronto até o dia 10 de novembro, conforme anunciado anteriormente.

A comissária de assuntos domésticos da União Europeia, Ylva Johansson, declarou:

“Está claro que não estaremos prontos para 10 de novembro. Faremos uma implementação gradual, passo a passo. Espero que possamos começar o mais rápido possível, mas não há uma nova programação até o momento. Isso também depende da avaliação legal que vamos fazer e estamos trabalhando nisso agora.”

EES adiado

Mais uma vez, o EES (Sistema de Entrada e Saída, na sigla em inglês), teve seu lançamento adiado. O sistema biométrico permite a checagem eletrônica de visitantes estrangeiros nas fronteiras de nações europeias, servindo como suporte para o ETIAS, o visto europeu.

O início das operações estava previsto para 10 de novembro, porém, as instalações não estavam completas em países importantes como Alemanha, França e Países Baixos, de acordo com o informado pela BBC na última semana. Os três países informaram que seus sistemas de computadores poderão não estar prontos a tempo para o início da operação.

De acordo com um porta-voz do Ministério do Interior alemão, contudo, os três países representam cerca de 40% do tráfego de passageiros, e que não estão prontos para implementar o novo sistema de controle de fronteiras porque o sistema necessário que deve ser fornecido pela própria União Europeia ainda não está em vigor.

A comissária de assuntos domésticos da União Europeia, Ylva Johansson, disse à emissora britânica que não há mais um novo prazo estabelecido, e que a implementação deve ser feita gradualmente, passo a passo. No entanto, foi enfatizado que, mesmo que a decisão de lançar o EES de forma gradual seja tomada, a introdução não começará em 10 de novembro de 2024.

Problemas tecnológicos

A BBC ainda revelou que o software do EES ainda não começou a ser testado em nenhum dos postos de fronteira da Europa com o Reino Unido, porém, deve estar em fase final de implementação em estradas, aeroportos, portos e estações de trem, com os serviços do Eurostar incluídos.

O porta-voz do Ministro do Interior alemão disse também à Reuters que a França, a Alemanha e os Países Baixos não estão prontos para lançar o EES por conta da agência europeia responsável de seu desenvolvimento. De acordo com ele, a EU-Lisa, não tornou o sistema estável o suficiente até o momento.

Isso vai contra o que Johansson havia confirmado ao jornal britânico The Times no final de setembro, quando disse que o EES entraria em sistema no dia 10 de novembro, e que a primeira etapa de lançamento do ETIAS aconteceria seis meses depois.

Contudo, no começo de outubro, um porta-voz da Comissão Europeia disse à BBC que a implementação de um sistema como o EES é uma operação complexa, e que atrasos não estavam completamente excluídos.

O que isso impacta no ETIAS

O EES é um sistema que dá suporte ao ETIAS, chamado de novo visto eletrônico europeu. De forma prática, o EES vai coletar a biometria do visitante na chegada, enquanto o ETIAS – autorização de entrada na União Europeia – deverá ser apresentado para as autoridades de fronteiras, ficando atrelado ao passaporte do viajante.

Por conta do adiamento do EES, os veículos de mídia da Europa estão questionando se a agenda do ETIAS, marcada para início em maio de 2025, vai ser mantida. Por enquanto, nenhum novo anúncio foi feito.

Ainda que as duas iniciativas serem complementares, e tenham sido pensadas para funcionarem em conjunto, a declaração de Johanssou levantou a possibilidade de que os sistemas operem de maneira independente, em termos de programação. Isso porque o EES fará coleta e checagem de biometria facial e digital na fronteira, enquanto o ETIAS será emitido remotamente, antes do embarque, se baseando em dados pessoais e dos passaportes, além de antecedentes criminais.

turismo do visto

Outros problemas anteriores

A princípio, o sistema de checagem estava programado para entrar em vigor em 2022, e mas foi postergado para maio de 2023. Depois disso, o prazo foi alterado para o final do mesmo ano, o que também não foi cumprido: outra modificação na programação previu seu início de operações para novembro de 2024, o que acaba de ser adiado.

No final de setembro, publicamos a notícia sobre o adiamento do lançamento do ETIAS para maio de 2025, o que agora não se sabe se será seguido.

Fonte: SchengenVisaInfo.com

O post Novo visto europeu pode ser adiado por atraso de sistema biométrico apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Como será a autorização ETA para visitar o Reino Unido a partir de 2025? https://brasiliainfoco.com/como-sera-a-autorizacao-eta-para-visitar-o-reino-unido-a-partir-de-2025/ Fri, 20 Sep 2024 04:03:45 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=47965 Portal UK-ETA divulgou um guia completo sobre a autorização que chega em 2025 para cidadãos brasileiros O governo britânico confirmou que o Reino Unido expandirá seu programa de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para viajantes do mundo todo já a partir do ano que vem. Com isso, como vimos no Portal PANROTAS, OS brasileiros precisarão […]

O post Como será a autorização ETA para visitar o Reino Unido a partir de 2025? apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>

Portal UK-ETA divulgou um guia completo sobre a autorização que chega em 2025 para cidadãos brasileiros

O governo britânico confirmou que o Reino Unido expandirá seu programa de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para viajantes do mundo todo já a partir do ano que vem. Com isso, como vimos no Portal PANROTAS, OS brasileiros precisarão apresentar o documento eletrônico para entrar no pais a partir de 8 de janeiro de 2025.

Mas como será esta autorização eletrônica de viagem? Como os brasileiros farão para obter esse documento? O portal Uk-ElA divulgou um guia completo sobre a autorização ETA do Reino Unido para cidadãos brasileiros, o qual compartilhamos aqui, agora, os pontos mais importantes a serem lembrados por agentes e clientes.

Segundo o portal, a ETA simplificará as viagens ao Reino Unido para visitar familiares e amigos de cerca de 220 mil brasileiros residentes no país. O documento também beneficiará cerca de 267 mil brasileiros que visitam o Reino Unido anualmente a lazer, negócios ou estudos.

O guia oferece todas as informações sobre a implementação da ETA do Reino Unido para cidadãos brasileiros, incluindo elegibilidade, requisitos, processo de solicitação e implicações de viagem.

Por que a ETA está sendo introduzida para cidadãos brasileiros?

O documento tem como objetivo melhorar a segurança da fronteira para ajudar a evitar a imigração ilegal, além de identificar possíveis ameaças à segurança nacional antes mesmo de chegarem ao solo britânico. A ETA também foi projetada para melhorar o controle de fronteiras e agilizar o processo de imigração.

O SITE PARA EMITIR A ETA É ESSE: https://uk-eta.com/uk-eta-application/

Viajantes precisarão solicitar e ser aprovados antes mesmo da viagem, e o documento será vinculado ao passaporte do viajante. A ETA tera um custo de 10 libras esterlinas (cerca de R$ 72*) e permitirá várias viagens ao Reino Unido para estadias de até 6 meses por vez ao longo de dois anos ou até que o passaporte do titular expire.

Como solicitar a ETA? Veja o passo a passo

Segundo o portal ElA-UK, o processo será rápido, fácil, totalmente on-line, sem papel e terá duração inferior a 20 minutos. Para a emissão do documento, não será necessário ir a consulados, embaixadas ou escritórios de vistos para uma entrevista presencial ou para apresentar documentos (veja o passo a passo abaixo).

Geralmente, o processamento de uma solicitação de ETA levará três dias. Os viajantes receberão a decisão, se aprovada ou rejeitada, pelo endereço de e-mail que forneceram. Se for concedida, a ETA será vinculada ao passaporte usado na solicitação, portanto, não será necessário imprimi-lo

Para emitir a ETA, é preciso ter um passaporte biométrico válido emitido pelo Brasil, cujos cidadãos não precisam de visto para viagens curtas ao Reino Unido; foto de passaporte digital recente; endereço de e-mail válido; e método de pagamento eletrônico em funcionamento (como cartão de crédito ou débito).
Pixabay
Um pedido de ETA para o Reino Unido custará £10 cada (cerca de R$ 72 nas cotações de hoje)

  1. Fazer o upload ou tirar uma foto do passaporte que será usado para viajar para o Reino Unido: certifique-se de incluir a imagem e as duas linhas de números e letras na parte inferior.
  2. Carregar uma foto de passaporte recente ou tirar uma foto usando a câmera do seu dispositivo: as imagens devem ser salvas como um arquivo .jpeg ou com a extensão de arquivo.jpg. Crianças com até nove anos de idade não precisarão fazer o upload de uma foto de passaporte.
  3. Preencha todas as informações necessárias: isso inclui informações pessoais (ou seja, nome, data de nascimento), detalhes do passaporte, detalhes do emprego, endereço residencial e informações de contato.
  4. Responder às perguntas sobre segurança e elegibilidade: como qualquer outro visitante do Reino Unido, os solicitantes brasileiros da ETA devem revelar com sinceridade seus antecedentes criminais ou qualquer associação ou participação em grupos ou organizações ilegais ou ilegais.
  5. Pagamento: um pedido de ETA para o Reino Unido custará £10 cada. Para enviar a solicitação, é preciso pagar a taxa on-line usando um cartão de crédito ou débito, Apple Pay ou Google Pay.
  6. Depois de preencher a solicitação on-line do ETA do Reino Unido, os viajantes receberão uma confirmação por meio do e-mail que forneceram.

ETA-UK dá dicas aos solicitantes

A solicitação de uma ETA é simples, mas ainda há espaço para erros. Para evitar erros comuns, o site divulgou uma série de diretrizes para obter uma solicitação on-line da ETA do Reino Unido de maneira rápida e eficiente.

  • Forneça ou tire fotos nítidas e de alta qualidade de seu passaporte e de si mesmo. Certifique-se de que as imagens estejam em conformidade com as especificações e sejam coloridas, sem filtros ou efeitos.
  • Certifique-se de fornecer os dados corretos e de ser o mais preciso possível. Fornecer informações falsas ou incorretas e até mesmo omitir informações pode resultar em atrasos ou na recusa de sua solicitação.
  • Verifique com antecedência se o seu método de pagamento on-line funciona e se você tem fundos suficientes para pagar a inscrição on-line.
  • Certifique-se de revisar e verificar novamente os dados fornecidos em seu aplicativo ETA antes de enviá-lo.
  • Depois de enviar o pedido de ETA para o Reino Unido, os viajantes não poderão mais alterá-lo ou retirá-lo. Caso os viajantes brasileiros precisem corrigir erros simples em sua solicitação de ETA, eles podem fazer isso reenviando a solicitação e pagando a taxa novamente.

Processamento e recebimento da ETA

Após a solicitação, o sistema verificará os detalhes enviados em vários bancos de dados de segurança no Reino Unido e em todo o mundo para verificar se o solicitante esta qualificado. Normalmente, leva três dias (72 horas) para que os solicitantes recebam um retorno no e-mail cadastrado.

A ETA-UK recomenda aos cidadãos brasileiros que solicitem uma ETA do Reino Unido antes de reservar sua viagem para o Reino Unido a fim de evitar atrasos ou outros problemas.

Se uma solicitação de ETA for negada, o solicitante poderá preencher um novo formulário e pagar a taxa novamente. No entanto, isso só é recomendado se o visitante consiga resolver os problemas da primeira solicitação.

ATENÇÃO: O fato da ETA ser negada não significa que o solicitante está proibido de viajar para o Reino Unido. A alternativa à ETA seria um visto apropriado para o Reino Unido: um visto de visitante padrão, um visto de trabalho temporário ou um visto de trânsito. Entretanto, a obtenção de um visto é mais complicado.

Na chegada ao Reino Unido

Como se trata de um documento eletrônico, os viajantes brasileiros não precisam levar uma cópia física da ETA. Ainda assim, eles podem imprimir o documento e levar uma cópia impressa com eles ou estar preparados para mostrar o e-mail em sua caixa de entrada em caso de circunstâncias sem precedentes.

Antes de embarcar, as transportadoras verificarão se os viajantes têm o documento de permissão de viagem apropriado, escaneando seus passaportes. As companhias aéreas só permitirão o embarque de viajantes brasileiros que apresentarem uma ETA ou visto válido do Reino Unido.

A ETA não garante a entrada no Reino Unido. Na chegada, os cidadãos brasileiros com ETA aprovada no Reino Unido ainda devem apresentar seus documentos de identidade à UK Border Force ou passar por um eGate.
E possível que o brasileiro tenha que fornecer comprovante de viagem. Normalmente, isso significa apresentar uma passagem para deixar o Reino Unido dentro de seis meses após a chegada. Se solicitado, os viajantes brasileiros também devem mostrar evidências de que têm fundos suficientes para se sustentar durante toda a estadia.

Os viajantes com uma ETA válida ainda podem ter sua entrada recusada no Reino Unido se não passarem em um controle de fronteira ou se não atenderem a outras condições de entrada. Depois de passar pela segurança da fronteira, é possível viajar livremente entre os quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Os visitantes brasileiros podem usar todos os meios de transporte dentro do Reino Unido, como trens, balsas e voos locais. Antes de embarcar em uma balsa ou em um voo interno no Reino Unido, basta apresentar um documento de identidade, geralmente um passaporte ou carteira de motorista.

Fonte: Panrotas

O post Como será a autorização ETA para visitar o Reino Unido a partir de 2025? apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Embratur lança edital para selecionar coexpositores em feiras internacionais do primeiro trimestre de 2025 https://brasiliainfoco.com/embratur-lanca-edital-para-selecionar-coexpositores-em-feiras-internacionais-do-primeiro-trimestre-de-2025/ Sat, 31 Aug 2024 03:10:26 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=47569 Eventos ocorrem na Espanha, Estados Unidos, Colômbia, Alemanha e Portugal; inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 11 de setembro A Embratur publicou o edital para interessados na participação em feiras internacionais de turismo para o primeiro trimestre de 2025. As inscrições serão feitas por meio deste endereço eletrônico e vão desta quarta-feira (28) até o […]

O post Embratur lança edital para selecionar coexpositores em feiras internacionais do primeiro trimestre de 2025 apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Eventos ocorrem na Espanha, Estados Unidos, Colômbia, Alemanha e Portugal; inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 11 de setembro

A Embratur publicou o edital para interessados na participação em feiras internacionais de turismo para o primeiro trimestre de 2025. As inscrições serão feitas por meio deste endereço eletrônico e vão desta quarta-feira (28) até o próximo dia 11 de setembro. O certame selecionará coexpositores para um calendário de eventos que vai de 22 de janeiro até 16 de março de 2025. A participação da Agência nas feiras acontece em parceria com o Sebrae Nacional.

Os interessados irão disputar vagas para participar da Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri, na Espanha, de 22 a 26 de janeiro; da Travel & Adventure Show Los Angeles, nos Estados Unidos, de 22 a 23 de fevereiro; da Vitrina Turística Anato, em Bogotá, na Colômbia, de 26 a 28 de fevereiro; da Bolsa Internacional de Turismo (ITB) de Berlim, na Alemanha, de 4 a 6 de março; e da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, de 12 a 16 de março.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a presença de coexpositores é fundamental. “As feiras são momentos importantes para a promoção do Brasil no exterior. Nesse momento, conseguimos proporcionar uma plataforma de geração de negócios para os empresários de turismo poderem promover o Brasil para atrair mais turistas internacionais”, disse.

Critério de pontos
O edital da Embratur selecionará como coexpositores entidades da administração pública direta e indireta e empresas do trade de turismo. O critério de escolha será por pontuação e, entre as exigências, está possuir site em inglês ou espanhol e material de divulgação nestes idiomas e na língua nativa do país destino. A presença ativa nas redes sociais também conta.

A oferta de produtos, serviços e experiências em segmentos prioritários para os mercados das feiras, como afroturismo, natureza, ecoturismo e aventura, sol e praia, cultura, artes e literatura, gastronomia e povos indígenas também são diferenciais

Fonte: Embratur

O post Embratur lança edital para selecionar coexpositores em feiras internacionais do primeiro trimestre de 2025 apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>