Arquivo de Embaixadas - Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/embaixadas/ O Jornal Brasilia in Foco cobre todo o mundo diplomático em Brasília Sat, 01 Feb 2025 11:12:54 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 https://brasiliainfoco.com/wp-content/uploads/2023/08/cropped-Logo-32x32.png Arquivo de Embaixadas - Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/embaixadas/ 32 32 Nicarágua, mais de 30 monjas Clarissas são expulsas de três mosteiros https://brasiliainfoco.com/nicaragua-mais-de-30-monjas-clarissas-sao-expulsas-de-tres-mosteiros/ Sat, 01 Feb 2025 11:12:54 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50464 A repressão à dissidência continua no país latino-americano. O destino das monjas, retiradas dos mosteiros de Manágua, Matagalpa e Chinandega, ainda é incerto. Em maio de 2023, as autoridades de Manágua dissolveram a Associação das Irmãs Clarissas Franciscanas. E, nos últimos anos, várias congregações religiosas de irmãs foram parcial ou totalmente expulsas Mais de 30 […]

O post Nicarágua, mais de 30 monjas Clarissas são expulsas de três mosteiros apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
A repressão à dissidência continua no país latino-americano. O destino das monjas, retiradas dos mosteiros de Manágua, Matagalpa e Chinandega, ainda é incerto. Em maio de 2023, as autoridades de Manágua dissolveram a Associação das Irmãs Clarissas Franciscanas. E, nos últimos anos, várias congregações religiosas de irmãs foram parcial ou totalmente expulsas

Mais de 30 monjas da Ordem de Santa Clara, conhecidas como Clarissas, foram levadas dos três mosteiros nicaraguenses de Manágua, Matagalpa e Chinandega na noite de 28 para 29 de janeiro.

Religiosas expulsas do país

Em maio de 2023, as autoridades de Manágua dissolveram a Associação das Irmãs Clarissas Franciscanas e nove outras realidades e organizações. Várias congregações religiosas de irmãs foram parcial ou totalmente expulsas da Nicarágua nos últimos anos, em particular após as polêmicas consultas em novembro de 2021, nas quais Daniel Ortega foi reeleito para um quinto mandato, o quarto consecutivo.

Repressão contra ONGs

Medidas semelhantes também foram tomadas nas últimas horas. De fato, o governo nicaraguense cancelou o status legal de 10 outras associações que operavam como organizações sem fins lucrativos, elevando o número total de ONGs proibidas desde dezembro de 2018 no país centro-americano para mais de 5.600.

Fonte: VaticanNews

O post Nicarágua, mais de 30 monjas Clarissas são expulsas de três mosteiros apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Embaixada do Reino Unido no Brasil faz alerta sobre risco de golpes na solicitação do ETA https://brasiliainfoco.com/embaixada-do-reino-unido-no-brasil-faz-alerta-sobre-risco-de-golpes-na-solicitacao-do-eta/ Sat, 01 Feb 2025 11:00:30 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50458 A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) se tornou obrigatória em janeiro para quem tem como destino Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales Viajantes que tenham como destino Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales devem providenciar antes da viagem uma Autorização Eletrônica de Viagem, ou simplesmente ETA, sigla em inglês […]

O post Embaixada do Reino Unido no Brasil faz alerta sobre risco de golpes na solicitação do ETA apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) se tornou obrigatória em janeiro para quem tem como destino Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales

Viajantes que tenham como destino Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales devem providenciar antes da viagem uma Autorização Eletrônica de Viagem, ou simplesmente ETA, sigla em inglês para Electronic Travel Authorization. A medida passou a ser obrigatória em 8 de janeiro e quem tiver passaporte brasileiro é obrigado a providenciar o documento antes de embarcar.

Nesta quinta-feira (30), a Embaixada do Reino Unido no Brasil veio a público advertir sobre o risco de fraude na solicitação do documento: “Estamos cientes de que golpistas podem alegar oferecer esse serviço, mas alertamos que essas solicitações não são reconhecidas pelo governo britânico e são fraudulentas”, diz o comunicado.

A emissão do ETA custa hoje 10 libras esterlinas (cerca de 74 reais), mas a VT identificou um site que cobra 97 dólares pela emissão do documento. O governo britânico não aceita PIX, apenas cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay.

Canais oficiais para a emissão do ETA

Veja abaixo como como solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), que deve ser feita por meio dos canais oficiais do Home Office, o departamento ministerial responsável pela segurança e imigração do Reino Unido:

Site oficial do Home Office para quem for solicitar o ETA online por um navegador:

https://apply-for-an-eta.homeoffice.gov.uk/apply/electronic-travel-authorisation/how-to-apply

Aplicativo oficial do Home Office para quem for solicitar o ETA via equipamento Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=uk.gov.HomeOffice.ho3

Aplicativo oficial do Home Office para quem for solicitar o ETA via equipamento Apple: https://apps.apple.com/us/app/uk-eta/id6444912481

Na caixas de comentários da Apple Store e do Google Play, onde é possível baixar os aplicativos oficiais, há muitas queixas dos usuários sobre travamento, problemas na hora de escanear o chip do passaporte e também recusa do cartão de crédito no momento do pagamento. Vale lembrar que para fazer o pagamento com cartão de crédito brasileiro é preciso liberar no aplicativo do banco a função para compras internacionais. Usuários atestaram que após diversas tentativas frustradas de emitir o ETA pelo aplicativo, foram melhor sucedidos online no site do Home Office.

Sobre o ETA

Desde 8 de janeiro de 2025, brasileiros e demais pessoas sem nacionalidade britânica que pretendam viajar ao Reino Unido, para períodos de permanência inferiores a seis meses, precisam de uma autorização eletrônica de viagem (Electronic Travel Authorization – ETA). A medida se aplica a portadores de todos os tipos de passaportes (comuns, oficiais e diplomáticos).

O ETA é válido por até 2 anos e a autorização permite múltiplas viagens ao Reino Unido durante esse período. No entanto, caso o passaporte vença ou o cidadão obtenha um novo passaporte por qualquer motivo, será necessário solicitar um novo ETA.

Mesmo tendo um ETA válido em mãos, o brasileiro, ao ingressar no Reino Unido, ainda vai precisar passar por um oficial da imigração britânica. Ou seja, a aprovação da ETA não garante a entrada no Reino Unido. Informações adicionais podem ser encontradas no site oficial.

Fonte: Viagemeturismo

O post Embaixada do Reino Unido no Brasil faz alerta sobre risco de golpes na solicitação do ETA apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Embaixador do Cazaquistão encontra-se com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil https://brasiliainfoco.com/embaixador-do-cazaquistao-encontra-se-com-a-ministra-da-ciencia-tecnologia-e-inovacoes-do-brasil/ Sat, 01 Feb 2025 10:49:58 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50454 O Embaixador da República do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, se encontrou com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Luciana Santos. Durante as negociações, as partes discutiram questões importantes relacionadas à ampliação da cooperação bilateral entre o Cazaquistão e o Brasil em áreas de interesse mútuo. Um dos aspectos chave da reunião […]

O post Embaixador do Cazaquistão encontra-se com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O Embaixador da República do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, se encontrou com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Luciana Santos. Durante as negociações, as partes discutiram questões importantes relacionadas à ampliação da cooperação bilateral entre o Cazaquistão e o Brasil em áreas de interesse mútuo.

Um dos aspectos chave da reunião foi a ampliação da interação entre os países nos setores espacial e de energia nuclear, incluindo o desenvolvimento de projetos conjuntos, o intercâmbio de conhecimentos e experiências, além da exploração de novas iniciativas colaborativas que promovam o progresso das indústrias aeroespacial e nuclear.

O Embaixador informou a Ministra sobre os resultados de suas reuniões com a liderança da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da empresa estatal AMAZUL, durante as quais foram alcançados acordos sobre a ampliação da cooperação entre os dois países no setor espacial e de energia nuclear, com ênfase no fornecimento confiável de urânio cazaque para as usinas nucleares do Brasil.

Uma atenção especial foi dada à criação de contatos diretos entre os órgãos relevantes dos dois países no setor espacial, por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento, que permitirá expandir os laços mútuos e aumentar o nível de intercâmbio científico e tecnológico.

Durante a conversa, o Embaixador também informou a Ministra sobre as iniciativas do Presidente do Cazaquistão para criar uma base sólida para promover a Inteligência Artificial (IA). Em particular, ele falou sobre a criação do Conselho Consultivo Internacional de Inteligência Artificial, que funcionará sob a liderança do Chefe de Estado.

O Embaixador ressaltou que uma prioridade fundamental para o Cazaquistão no campo da IA é a formação e o apoio a especialistas altamente qualificados. Nesse sentido, o Embaixador anunciou a criação, no Cazaquistão, do Centro de Tecnologias Avançadas AlemAI, que integrará as melhores práticas globais e soluções inovadoras. Considerando o desenvolvimento ativo da tecnologia de IA no Brasil, o Embaixador convidou a parte brasileira a participar de uma cooperação conjunta nessa área.

As partes, reafirmando seu interesse mútuo e suas intenções de levar a cooperação a um nível qualitativamente novo, concordaram em manter contatos de trabalho contínuos.

Fonte: Embaixada do Cazaquistão.

O post Embaixador do Cazaquistão encontra-se com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Embaixada da Polônia é sede de evento para comemorar a presidência da Polônia na UE https://brasiliainfoco.com/embaixada-da-polonia-e-sede-de-evento-para-comemorar-a-presidencia-da-polonia-na-ue/ Fri, 31 Jan 2025 14:27:58 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50438 O Embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Cieszkowsk, foi o anfitrião de um evento na sede da Embaixada em Brasília, na quarta-feira (29) para uma recepção em comemoração da Presidência da Polônia na União Europeia. A Polônia entrou para a União Europeia em 2004 e presidiu pela primeira vez o Bloco em 2011. O Embaixador […]

O post Embaixada da Polônia é sede de evento para comemorar a presidência da Polônia na UE apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O Embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Cieszkowsk, foi o anfitrião de um evento na sede da Embaixada em Brasília, na quarta-feira (29) para uma recepção em comemoração da Presidência da Polônia na União Europeia. A Polônia entrou para a União Europeia em 2004 e presidiu pela primeira vez o Bloco em 2011.

O Embaixador Andrzej Cieszkowsk falou para o convidados presentes sobre alguns temas importantes que podem ser resumidos “Security Europe”, a liderança abrange os desafios do mundo atual e uma abordagem multidimensional da segurança, que reforça a resistência da Europa e garanta a prosperidade dos seus povos.

“Além de buscarmos fortalecer a Europa no aspecto externo e interno, nós concentraremos em garantir a segurança em áreas chave para a vida dos europeus, como segurança á informação, economia, energia, alimentos e saúde. A segurança externa exige o fortalecimento da defesa europeia de maneira convoluta, a promoção da prontidão da nossa defesa e aumento dos gastos militares”

“também agiremos para garantir a segurança externa, interna, a segurança interna da União Europeia, reforçando as fronteiras europeias e fortalecendo nossa resiliência contra as ameaças híbridas que tão frequentemente confrontam nosso continente”.

Dentre outros , foi citado também a segurança da Informação e importância da democracia.

Sobre o Brasil :

Segundo o Embaixador o Brasil é um parceiro muito importante da Polônia e de toda a União Europeia, compartilhando uma parceria estratégica baseada em estreitos laços históricos, culturais, econômicos e políticos. A UE é a segunda maior parceira comercial do Brasil, compartilhando interesses em vários assuntos, como economia, tecnologia, inovação, meio ambiente e proteção dos direitos humanos.

A Embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, também fez um discurso no evento e afirmou que o sistema de Presidência do Conselho da UE representa o esforço colaborativo que une, apoia e encoraja a conquista de um mundo mais justo, próspero e pacífico para todos.

Falou sobre o Brasil Brasil e as fortes ligaçõe com o Bloco “Hoje em dia, a defesa da democracia é mais importante do que nunca. E este é um elo específico entre nós dois, pois a UE é a região mais democrática em metade do globo. O Brasil é a região mais democrática na parte sul do globo. Então, nos unimos nessa defesa da democracia em muitas áreas”, disse Schuegraf.

“Testemunhamos em 2023 no Conselho de Direitos Humanos em Genebra uma concordância de votos de mais de 95% entre a UE e Brasil. Participaram do evento, Embaixadores da União Europeia, Jornalistas e amigos da Polônia. O Itamaraty foi representado pela Embaixadora Maria Luiza Scorel.

O post Embaixada da Polônia é sede de evento para comemorar a presidência da Polônia na UE apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
ApexBrasil desembarca em Moscou com sete empresas para a ProdExpo https://brasiliainfoco.com/apexbrasil-desembarca-em-moscou-com-sete-empresas-para-a-prodexpo/ Fri, 31 Jan 2025 10:57:24 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50425 A partir do dia 3 de fevereiro, sete empresas brasileiras, com o apoio da Agência de Promoção de Importações e Investimentos, ApexBrasil, participarão da principal feira de alimentos e bebidas da Rússia, a ProdExpo. Com mais de 2 mil expositores e expectativa de mais de 71 mil visitantes, incluindo compradores, investidores e distribuidores internacionais, a […]

O post ApexBrasil desembarca em Moscou com sete empresas para a ProdExpo apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
A partir do dia 3 de fevereiro, sete empresas brasileiras, com o apoio da Agência de Promoção de Importações e Investimentos, ApexBrasil, participarão da principal feira de alimentos e bebidas da Rússia, a ProdExpo. Com mais de 2 mil expositores e expectativa de mais de 71 mil visitantes, incluindo compradores, investidores e distribuidores internacionais, a feira é uma importante vitrine para empresários que desejam ampliar a presença na região no mercado da Eurásia. A participação do Brasil na feira já é tradicional e nessa edição, conta com o apoio do Escritório ApexBrasil Eurásia em Moscou e do SECOM da Embaixada do Brasil.

A delegação brasileira é composta pela Beatrice Peanuts (amendoins), Cooperfrigu (carnes), CRS Brands (vinhos, espumantes e bebidas destiladas), GBC Group (amendoins, castanhas, café e soja), Minerva Foods (carnes), Netto Alimentos (ovos) e Origem Coffee Co (café).

A Beatrice Peanuts, uma das empresas apoiadas pela ApexBrasil que participará dessa edição, está na ProdExpo desde 2017. Segundo o CEO da empresa, Pablo Rivera, a feira é parte importante da agenda de negócios da empresa, já que há 9 anos a Rússia é a principal cliente do amendoim brasileiro, comprando em média 90 mil toneladas por ano. Segundo Rivera, há projeções de que o país terá uma boa safra e alto volume de amendoins nesse ano, abrindo oportunidades para recompor o espaço da empresa e do setor após a seca que afetou as áreas produtivas em 2024.

Apesar dos obstáculos nas rotas logísticas e nos sistemas de pagamento após o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, empresários estão otimistas em relação ao comércio na região, principalmente no setor de alimentos e bebidas alcóolicas, com a oportunidade de suprir demandas do mercado após a saída de fornecedores europeus.

Setores

As exportações para a Eurásia dos produtos que estarão representados no estante brasileiro da ProdExpo 2025 totalizaram US$ 1,2 bilhão em 2024, nos quais US$1,1 bilhão foram somente para a Rússia, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SECEX-MDIC). A participação na feira visa manter ou superar o patamar registrado para o ano de 2025.  Além da feira, a atuação da ApexBrasil na região inclui a promoção de rodadas de negócios, que nas últimas três edições, atendeu mais de 40 empresas brasileiras e mais de 120 distribuidores e produtores locais.

Oportunidades

Importante parceiro comercial brasileiro, a Rússia se destaca como origem de insumos para o agronegócio nacional e mercado estratégico para setores específicos da economia brasileira, como amendoins, sendo destino de 27% do valor exportado do produto. A ApexBrasil tem quatro projetos setoriais com foco no país, nos setores de alimentos, bebidas e agronegócios e Saúde. A abertura do mercado russo para produtos brasileiros tem sido facilitada por tarifas reduzidas em alguns setores.

Fonte: Apex Brasil

O post ApexBrasil desembarca em Moscou com sete empresas para a ProdExpo apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O país da América Latina que será uma potência mundial em 2028, segundo o FMI https://brasiliainfoco.com/o-pais-da-america-latina-que-sera-uma-potencia-mundial-em-2028-segundo-o-fmi/ Fri, 31 Jan 2025 10:50:19 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50419 Em um cenário global em constante transformação, um país da América Latina está emergindo com força no panorama econômico. De acordo com as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), esse país se tornará uma das oito maiores economias do mundo até 2028. O crescimento do Brasil não é um fenômeno repentino, mas o resultado de uma estratégia […]

O post O país da América Latina que será uma potência mundial em 2028, segundo o FMI apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Em um cenário global em constante transformação, um país da América Latina está emergindo com força no panorama econômico. De acordo com as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), esse país se tornará uma das oito maiores economias do mundo até 2028.

O crescimento do Brasil não é um fenômeno repentino, mas o resultado de uma estratégia de longo prazo que permitiu diversificar sua economia e reduzir a dependência de matérias-primas. Com investimentos em tecnologia, energias renováveis e agroindústria, o país construiu uma base econômica sólida e atrativa para investidores internacionais.

Segundo o FMI, o Brasil alcançará a oitava posição entre as maiores economias do mundo em 2028, posicionando-se logo atrás de potências como Estados Unidos, China e Índia. Esse avanço representa uma mudança significativa para a América Latina, consolidando o Brasil como o líder indiscutível da região e um parceiro estratégico no cenário global.

Por que o Brasil será uma potência mundial em 2028?

  • Diversificação econômica: O Brasil soube diversificar sua economia e fortalecer setores-chave que impulsionarão seu crescimento nos próximos anos.
  • Tecnologia e manufatura avançada: O país tem aumentado sua competitividade global por meio da modernização das indústrias e do desenvolvimento de tecnologia própria.
  • Energias renováveis: Como líder em energia hidrelétrica, solar e eólica, o Brasil não apenas garante sua demanda interna de maneira sustentável, mas também exporta tecnologia e conhecimento nesse setor.
  • Agroindústria: Com posição dominante na produção mundial de soja, café e carne, o Brasil continua se destacando no setor agrícola, utilizando práticas inovadoras e cadeias de suprimento eficientes.

Brasil no centro da disputa entre China e Estados Unidos

O crescimento econômico do Brasil despertou o interesse das principais potências mundiais, que buscam fortalecer laços com o país devido à sua relevância estratégica.

O avanço do Brasil não apenas representará uma grande mudança na economia latino-americana, mas também redefinirá o equilíbrio de poder no cenário global. Com uma economia diversificada, recursos estratégicos e crescente influência internacional, o Brasil está no caminho para se tornar a única potência mundial da América Latina até 2028.

Fonte: Gizmodo

O post O país da América Latina que será uma potência mundial em 2028, segundo o FMI apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Embaixada promove Mostra de Cinema Japonês https://brasiliainfoco.com/embaixada-promove-mostra-de-cinema-japones/ Fri, 31 Jan 2025 10:44:35 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50414 Cine Brasília exibe seleção de filmes do Japão, com ingressos pelo preço promocional de R$ 5. Mostra fica em cartaz entre 6 e 9 de fevereiro O Japão vai dominar a programação do cinema mais tradicional da Capital. Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, o público vai poder conferir no Cine Brasília a Mostra […]

O post Embaixada promove Mostra de Cinema Japonês apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Cine Brasília exibe seleção de filmes do Japão, com ingressos pelo preço promocional de R$ 5. Mostra fica em cartaz entre 6 e 9 de fevereiro

O Japão vai dominar a programação do cinema mais tradicional da Capital. Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, o público vai poder conferir no Cine Brasília a Mostra de Cinema Japonês Contemporâneo, promovida pela Embaixada do Japão no Brasil e a Fundação Japão, com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e Box Cultural. Os ingressos serão oferecidos pelo preço promocional único de R$ 5, válido especialmente para as sessões da mostra.

A programação reúne quatro títulos que serão exibidos no idioma original, em Japonês, com legendas em português. A sessão de abertura é reservada para I am what I am,  estrelado por MIURA Tōko, protagonista do vencedor do Oscar de melhor Filme Internacional Drive My Car (2021). A atriz, que já havia colaborado com a trilha sonora da animação O Tempo com Você (2019), também interpreta a música tema deste drama de 2022.

A exibição será seguida de um debate conduzido pela professora Alice Tamie Joko, fundadora do curso de Letras Japonês da Universidade de Brasília (UnB). Com a participação do público, a discussão vai levantar os aspectos da cultura japonesa tratados no filme. A participação é sujeita à lotação da sala.

A seleção da mostra de cinema também inclui duas adaptações de histórias de sucesso no Japão: What Did You Eat Yesterday? (2021), que reúne para a tela grande o elenco do popular drama de TV baseado no mangá best-seller de YOSHINAGA Fumi; e The Nighthawk’s First Love (2022), versão cinematográfica do romance de SHIMAMOTO Rio, de 2012. Em cartaz, ainda, está a comédia Hit Me Anyone One More Time (2019), que faz uma sátira política do Japão.

Ano da Amizade

A Mostra de Cinema Japonês Contemporâneo abre o calendário oficial de eventos em Brasília do Ano do Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão, marco dos 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Anunciada em 2024 pelo Presidente Lula e pelo então Primeiro-Ministro KISHIDA Fumio durante a visita do líder japonês ao Brasil, a iniciativa incluirá uma série de eventos e projetos para promover ainda mais o intercâmbio interpessoal em diversas áreas, como cultura, turismo e esporte.

Em janeiro, o logotipo oficial do Ano do Intercâmbio foi divulgado pelos embaixadores japonês e brasileiro em seus respectivos países, revelando o design que reflete a troca cultural e a colaboração entre as nações. O público pode acompanhar os próximos eventos promovidos ao longo do Ano do Intercâmbio em todo o Brasil, por meio do site oficial e das redes sociais da embaixada e dos consulados do Japão.

Mostra de Cinema Japonês Contemporâneo

Quando: 6 a 9 de fevereiro de 2025

Ingressos: entrada promocional a R$ 5 para todo o público. À venda da bilheteria e no site.

Onde: Cine Brasília – EQS 106/107

Consulte a classificação indicativa de cada filme.

 

Programação

6/2 –Quinta-feira

18h . I am what I am  (2022)

20h . Debate com Alice Tamie Joko, professora de língua e cultura japonesa

 

7/2 – Sexta-feira

18h . Hit me anyone one more time (2019)

20h30 . The nighthawk’s first love (2022)

8/2 – Sábado

18h . What did you eat yesterday? (2021)

20h30 . I am what I am (2022)

9/2 – Domingo

18h What did you eat yesterday? (2021)

20h30 . The nighthawk’s first love (2022)

O post Embaixada promove Mostra de Cinema Japonês apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Nigéria recebe missão brasileira para cooperação e comércio https://brasiliainfoco.com/nigeria-recebe-missao-brasileira-para-cooperacao-e-comercio/ Thu, 30 Jan 2025 11:21:11 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50411 Maior economia da África foi primeiro destino de viagem de equipe brasileira A Nigéria, maior economia e país mais populoso da África, foi o primeiro destino da Missão África Ocidental, iniciativa organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Ministério […]

O post Nigéria recebe missão brasileira para cooperação e comércio apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Maior economia da África foi primeiro destino de viagem de equipe brasileira

A Nigéria, maior economia e país mais populoso da África, foi o primeiro destino da Missão África Ocidental, iniciativa organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A missão, que levou mais de 40 empresas brasileiras ao continente, busca fortalecer os laços comerciais e de cooperação entre o Brasil e a África Ocidental, com foco em setores estratégicos como segurança alimentar, energia e tecnologia.

Seminário Nigéria-Brasil abre caminho para parcerias estratégicas

No último dia 27 de janeiro, Abuja, capital da Nigéria, sediou o Seminário Nigéria-Brasil, evento que marcou o início da Missão África Ocidental. O encontro reuniu autoridades governamentais e empresários dos dois países, destacando o potencial para parcerias bilaterais e ganhos mútuos.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, enfatizou que a missão vai além da promoção comercial tradicional. “A reaproximação com a África é uma determinação do presidente Lula, que entende ser fundamental retomar a presença do Brasil em todos os países. Esta não é apenas uma missão comercial, mas de cooperação. O continente africano, com seus 1,4 bilhão de habitantes e projeção de chegar a 4 bilhões até o final do século, oferece oportunidades significativas para o Brasil. Temos muito a cooperar, especialmente em áreas como segurança alimentar e energia”, afirmou Viana.

Oportunidades comerciais

A corrente de comércio entre Brasil e Nigéria, que em 2014, foi de US$ 10 bilhões, está atualmente no patamar dos US$ 2,1 bilhões. Segundo o estudo Perfil de Comércio e Investimentos Nigéria, da ApexBrasil, há 183 oportunidades para exportações brasileiras no país, com destaque para os setores de combustíveis minerais, máquinas e equipamentos, e produtos alimentícios.

No entanto, as exportações brasileiras para a Nigéria ainda são concentradas em açúcar e melaços, que representaram 73,5% do total em 2023. A diversificação dessas exportações é um dos principais desafios para ampliar a presença do Brasil no mercado nigeriano.

Cooperação em segurança alimentar e energia

A Nigéria, que recentemente ingressou no grupo dos BRICS, é vista como um parceiro estratégico para o Brasil em desafios globais, como segurança alimentar e transição energética. O embaixador brasileiro na Nigéria, Carlos Garcete, destacou a importância da parceria bilateral. “A presença de representantes do setor privado dos dois países demonstra o enorme potencial da nossa relação. A Nigéria é um parceiro fundamental para o Brasil, especialmente no contexto dos BRICS”, afirmou.

Idi Mukhtar Maiha, Ministro do Desenvolvimento da Pecuária da Nigéria, reforçou os laços históricos e culturais entre os dois países. “Brasil e Nigéria compartilham história, cultura e objetivos econômicos comuns. Temos solos, climas e topografias semelhantes, o que facilita a cooperação em áreas como agricultura e pecuária”, disse Maiha.

Empresas brasileiras em ação

A Missão África Ocidental promoveu mesas setoriais entre empresários brasileiros e nigerianos, gerando oportunidades concretas de negócios. A Deltronix, empresa brasileira de equipamentos técnicos, apresentou um projeto de prevenção ao câncer de útero que despertou grande interesse local. “Aqui na Nigéria, mais de 8 mil mulheres morrem anualmente de câncer de colo de útero. Nosso projeto inclui a instalação de clínicas ginecológicas e treinamento de médicos locais, gerando capacitação e demanda por nossos equipamentos”, explicou Luciano Grilo, diretor internacional da empresa.

Já a Baldan Implementos Agrícolas, que já exportou para mais de 80 países, incluindo várias nações africanas, destacou a importância da cooperação técnica. “Não basta vender máquinas; é essencial oferecer peças de reposição e treinamento para manutenção local. Essa missão é crucial para recuperarmos nosso espaço no mercado nigeriano”, afirmou Fábio Fávaro, representante da empresa.

A Missão África Ocidental representa um passo importante na reaproximação do Brasil com a África, continente que oferece oportunidades significativas em setores como agricultura, energia e tecnologia. Com laços históricos, culturais e econômicos, Brasil e Nigéria têm tudo para se tornarem parceiros estratégicos em um mundo cada vez mais interconectado.

Fonte: Agroemcampo

O post Nigéria recebe missão brasileira para cooperação e comércio apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Malásia impulsionará comércio com países do BRICS em 2025 https://brasiliainfoco.com/malasia-impulsionara-comercio-com-paises-do-brics-em-2025/ Thu, 30 Jan 2025 11:16:02 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50408 A Malásia revelou sua estratégia comercial para 2025, com o objetivo de fortalecer sua posição nos mercados globais, focando nos países do BRICS, parceiros de acordos de livre comércio e economias emergentes. A informação foi divulgada pela Xinhua News Agency, parceira da TV BRICS. A inclusão do país como parceiro do BRICS marca um momento […]

O post Malásia impulsionará comércio com países do BRICS em 2025 apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
A Malásia revelou sua estratégia comercial para 2025, com o objetivo de fortalecer sua posição nos mercados globais, focando nos países do BRICS, parceiros de acordos de livre comércio e economias emergentes. A informação foi divulgada pela Xinhua News Agency, parceira da TV BRICS.

A inclusão do país como parceiro do BRICS marca um momento crucial em sua diplomacia comercial, segundo a fonte. Essa parceria abre novas oportunidades para a Malásia colaborar em iniciativas de tecnologia verde, transformação digital e desenvolvimento de infraestrutura, além de reforçar seu papel dentro do Sul Global.

A agenda comercial da Malásia para 2025 está focada na transformação digital, no crescimento econômico sustentável e na integração regional.

Como presidente da ASEAN em 2025, a Malásia está preparada para liderar a região no aprofundamento da cooperação econômica e na melhoria da resiliência das cadeias de suprimentos, posicionando a associa;’ao como um centro de comércio e investimentos.

Fonte: Tvbrics

O post Malásia impulsionará comércio com países do BRICS em 2025 apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Diversas embaixadas, dentre elas a do Brasil, são atacadas no Congo https://brasiliainfoco.com/diversas-embaixadas-dentre-elas-a-do-brasil-sao-atacadas-no-congo/ Thu, 30 Jan 2025 11:12:39 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=50405 Diversas representações diplomáticas estrangeiras – dentre elas a Embaixada do Brasil – foram atacadas na capital da República Democrática do Congo (RDC), Kinshasa. Em nota divulgada na noite dessa terça-feira (28), o Itamaraty manifestou “grave preocupação” com os ataques e informou que os funcionários da embaixada brasileira estão bem. Na nota, a diplomacia brasileira cita […]

O post Diversas embaixadas, dentre elas a do Brasil, são atacadas no Congo apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Diversas representações diplomáticas estrangeiras – dentre elas a Embaixada do Brasil – foram atacadas na capital da República Democrática do Congo (RDC), Kinshasa.

Em nota divulgada na noite dessa terça-feira (28), o Itamaraty manifestou “grave preocupação” com os ataques e informou que os funcionários da embaixada brasileira estão bem.

Na nota, a diplomacia brasileira cita o “princípio básico da inviolabilidade das missões diplomáticas e a obrigação ativa de o país anfitrião garantir proteção ao pessoal da missão e a suas instalações”.

Na sequência, reitera confiança de que o governo congolês se empenhará para controlar a situação.

Segundo o Itamaraty, a bandeira brasileira foi retirada e levada pela multidão, durante o ataque à representação diplomática.

Em outra nota, publicada mais cedo, o governo brasileiro já havia manifestado preocupação com o recrudescimento da violência no leste da RDC, principalmente na cidade de Goma, e com os ataques registrados naquele país contra tropas de missão da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, que teriam resultado na morte de 13 de seus integrantes.

A nota lembra que o Brasil é contribuinte tradicional da missão que, atualmente, conta com a participação de 22 militares.

Entenda

De acordo com a imprensa internacional, integrantes do grupo M23 tomaram controle do aeroporto da maior cidade do país, Goma, após a captura da cidade “em uma ofensiva que deixou corpos espalhados pelas ruas”. Goma fica no extremo leste do país, na divisa com Ruanda, e a mais de 2 mil quilômetros de distância da capital Kinshsa, localizada no extremo oeste do país.

A situação atual é apontada como a maior escalada desde 2012, neste conflito que já dura três décadas, em meio a disputas pelo controle dos recursos minerais do país. Além de ser rica em ouro, a região possui minerais essenciais para a produção de celulares e baterias para veículos elétricos.

Em setembro de 2024, uma missão das Nações Unidas (ONU) naquele país informou que o comércio de minerais na área de Rubaya representa mais de 15% do fornecimento global de tântalo, considerado um mineral crítico pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

ONU

Diante da situação no país, o Conselho de Segurança da ONU divulgou, no início da semana, uma nota na qual pede o fim da ofensiva do M23 no Congo. Segundo a ONU, o grupo seria financiado pelo governo de Ruanda, o que, até o momento, ainda não foi confirmado – nem negado – pelo país vizinho.

A ONU ressalta que o M23 estaria “violando cessar-fogo definido em processo de paz”, e que deveria “reverter a expansão territorial dos últimos dias”. Ainda segundo as Nações Unidas, o grupo armado teria tomado o controle de outras duas cidades congolesas: Masisi em 4 de janeiro e Sake no dia 23.

A nota reafirma “apoio inabalável” à negociação em curso entre a RDC e Ruanda liderada pelo mediador designado pela União Africana, o presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço.

“Para o Conselho, esses avanços representam uma grave violação do cessar-fogo e minam os esforços para alcançar uma solução política pacífica e duradoura para o conflito por meio do processo de Luanda [capital da Angola]”, afirmou a ONU ao manifestar “apoio inabalável” à mediação liderada por Angola por uma solução política entre Congo e Ruanda.

Fonte: Agência Brasil

O post Diversas embaixadas, dentre elas a do Brasil, são atacadas no Congo apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>