Arquivo de Brasília - Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/brasilia/ O Jornal Brasilia in Foco cobre todo o mundo diplomático em Brasília Tue, 13 May 2025 12:13:45 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 https://brasiliainfoco.com/wp-content/uploads/2023/08/cropped-Logo-32x32.png Arquivo de Brasília - Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/brasilia/ 32 32 Mostra ‘México em cena’ traz cinema mexicano contemporâneo ao Cine Brasília de 12 a 15 de maio https://brasiliainfoco.com/mostra-mexico-em-cena-traz-cinema-mexicano-contemporaneo-ao-cine-brasilia-de-12-a-15-de-maio/ Tue, 13 May 2025 12:13:45 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=52083 Evento gratuito reúne curtas, longas e documentários premiados com temáticas sobre amor, identidade e migração Entre os dias 12 e 15 de maio, o público brasiliense poderá mergulhar na pluralidade estética e temática do cinema mexicano contemporâneo com a mostra México em Cena, que acontece no tradicional Cine Brasília, sempre às 15h30. A entrada é gratuita. Realizada pela Embaixada do […]

O post Mostra ‘México em cena’ traz cinema mexicano contemporâneo ao Cine Brasília de 12 a 15 de maio apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Evento gratuito reúne curtas, longas e documentários premiados com temáticas sobre amor, identidade e migração

Entre os dias 12 e 15 de maio, o público brasiliense poderá mergulhar na pluralidade estética e temática do cinema mexicano contemporâneo com a mostra México em Cena, que acontece no tradicional Cine Brasília, sempre às 15h30. A entrada é gratuita.

Realizada pela Embaixada do México no Brasil, a mostra conta com a expertise educativa do Instituto Brasileiro de Integração Humana e Cultural (IBIHC), além do apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, da Secretaria de Relações Internacionais do DF, da Universidade de Brasília (UnB) e do próprio Cine Brasília.

A programação reúne seis filmes — sendo dois curtas-metragens, dois longas de ficção e dois documentários — que refletem a diversidade do olhar mexicano sobre o mundo contemporâneo. As obras abordam temas como amizade, amor, papéis sociais, identidade cultural, conflitos e migração, em narrativas que dialogam com questões locais e globais, marcadas por sensibilidade, força visual e profundidade humana.

Entre os destaques da mostra estão o documentário “Los Exóticos”, sobre lutadores aposentados que desafiam o tempo e o machismo dentro da luta livre mexicana; o drama “Cosas Imposibles”, que retrata a improvável amizade entre uma idosa e um jovem marginalizado; e o curta “Qué es la guerra?”, que propõe um olhar infantil e filosófico sobre os conflitos armados. Também serão exibidos “Giro Polar”, curta de ficção que flerta com a poesia e a arte contemporânea, e “Corazón de Mezquite”, uma tocante história sobre o direito das meninas indígenas de tocarem instrumentos musicais tradicionais.

O Encarregado de Negócios da Embaixada do México no Brasil, Alejandro Ramos Cardoso, celebrou a realização da mostra:

“Esta iniciativa é uma oportunidade única de fortalecer os laços entre nossos países por meio da cultura e da arte. O cinema mexicano tem muito a dizer — e esperamos o público brasiliense de braços abertos no Cine Brasília”.

Para o presidente do IBIHC, Gustavo Cordeiro, a mostra representa “uma extensão natural do trabalho que o instituto realiza em diversas frentes, promovendo a integração cultural por meio da literatura, do audiovisual e de ações sociais”.

A curadoria da mostra tem como objetivo apresentar a diversidade regional, linguística e temática do México, destacando produções que receberam reconhecimento internacional e promovendo o diálogo intercultural com o público brasileiro.

SERVIÇO: Mostra de Cinema México em Cena

De 12 a 15 de maio
Sempre às 15h30
Cine Brasília – Eixo Monumental
Entrada gratuita
Classificação indicativa: consultar programação por título

Fonte: Voadoracultural

O post Mostra ‘México em cena’ traz cinema mexicano contemporâneo ao Cine Brasília de 12 a 15 de maio apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
AgroBrasília 2025 aposta em tecnologia para alavancar pequenos e grandes produtores https://brasiliainfoco.com/agrobrasilia-2025-aposta-em-tecnologia-para-alavancar-pequenos-e-grandes-produtores/ Mon, 12 May 2025 04:00:11 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=52070 Entre os dias 20 e 24 deste mês, será realizada a 16ª edição da AgroBrasília, principal feira de agronegócio do Planalto Central. O evento, com o tema Agro para Todos, impulsiona o mercado rural e se consolidou como um espaço estratégico para a apresentação de produtos agropecuários, além de inovações e tecnologias voltadas a empreendedores […]

O post AgroBrasília 2025 aposta em tecnologia para alavancar pequenos e grandes produtores apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Entre os dias 20 e 24 deste mês, será realizada a 16ª edição da AgroBrasília, principal feira de agronegócio do Planalto Central. O evento, com o tema Agro para Todos, impulsiona o mercado rural e se consolidou como um espaço estratégico para a apresentação de produtos agropecuários, além de inovações e tecnologias voltadas a empreendedores do setor de diferentes tamanhos e áreas de atuação. Promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a feira também se destaca como palco de discussões, palestras e capacitações que abordam temas diversos do universo agro.

O Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, a montagem dos estandes já começou, e logo chegarão as grandes máquinas que compõem a troca de tecnologias e informações que caracterizam o evento, que conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e a Central de Abastecimento (Ceasa-DF).

Novidades

Devido ao sucesso de público no Pavilhão de Tecnologia e Inovação, a edição de 2025 da AgroBrasília se expandiu e criou o Ambiente de Inovação e Tecnologia (Aitec). O local terá uma extensão de 1,2 mil m² e abrigará a Vila Startups (ligada à área de tecnologia), arenas para drones, palestras, debates e uma programação propícia para assuntos como questões globais, como o aumento da demanda por alimentos e as mudanças climáticas.

De acordo com o presidente da AgroBrasília e da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, a expectativa desta edição é que a quantidade de visitantes ultrapasse a do último ano, que totalizou um público de 170 mil pessoas durante os cinco dias de feira. O gestor afirma que há um crescimento no número de visitantes ao longo dos anos e que em 2025 a feira bate o recorde no número de expositores, já estimado em torno de 600.

“A ideia é que o produtor venha aqui, conheça as soluções que as indústrias e empresas de tecnologia desenvolveram e, por meio desse conhecimento, possa escolher o que é melhor para o negócio dele e fazer, às vezes, uma aquisição ou adotar uma nova tecnologia. A longo prazo, a AgroBrasília representa sempre um ganho tecnológico para o produtor que vai se refletir num ganho de produtividade e de sustentabilidade”, destaca Brenner.

Agro para todos

Na AgroBrasília, os produtores rurais têm oportunidade de realizar negócios e entrar em contato com as novidades em maquinários, implementos agrícolas, insumos, sustentabilidade, genética animal e vegetal, pesquisas e biotecnologias. Uma área permanente para o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é mantida na feira, com espaços dedicados também à agricultura familiar, onde são apresentadas tecnologias e pesquisas próprias para o setor.

Guilherme Brenner: “A ideia é que o produtor venha aqui, conheça as soluções que as indústrias e empresas de tecnologia desenvolveram e, por meio desse conhecimento, possa escolher o que é melhor para o negócio dele”

Junto aos pequenos produtores rurais, a Emater-DF dedica um espaço de 20.700 m² à agricultura familiar, um ambiente composto de dez circuitos com tecnologias adaptadas à questões como a agroindustrialização, cultivo de hortaliças, floricultura, mecanização e automatização da irrigação, bovinocultura, piscicultura, bioinsumos, panificados, embutidos, tratamento de solo e artesanato, além de organizações sociais e programas como o Empreender e Inovar.

Novidades como o lançamento rota do queijo artesanal no Distrito Federal e do registro provisório do queijo artesanal – uma conquista para os produtores de leite que pedem o registro há mais de 30 anos – também serão lançadas na AgroBrasília 2025.

Ricardo Luz é coordenador do espaço dedicado à agricultura familiar

O extensionista da Emater-DF Ricardo Luz, coordenador do espaço destinado à agricultura familiar na AgroBrasília, acentua que o tema é inclusivo, contemplando o grande, médio e pequeno produtor. “A hortaliça do dia a dia que consumimos vem da agricultura familiar, são os pequenos que estão produzindo,[assim como] aquele cheiro-verde que você come, aquele tomate gostoso, aquela alfacezinha. A agricultura familiar tem uma força dentro do mercado muito grande, não só com o atendimento técnico, mas a organização, gestão, condução e a comercialização desses produtos. Eles movimentam bastante a economia”.

Com uma média de participação em torno de 3,5 mil agricultores familiares por ano desde 2008, a Emater-DF disponibilizará transporte e alimentação para mais de 1.500 pequenos produtores para comparecerem. Entre eles está a produtora rural Lucimar Ferreira dos Santos, que tem uma propriedade no Assentamento Patrícia Aparecida, no Paranoá.

Lucimar Ferreira dos Santos produz frutas, legumes e passou a se dedicar, recentemente, ao mel, com o apoio técnico da Emater-DF

Agricultora familiar com uma horta que cultiva um pouquinho de tudo ー de quiabo a maracujá ー, ela iniciou recentemente a produção de mel com colmeias instaladas com apoio técnico da Emater-DF. Lucimar destaca a diferença que o acompanhamento da empresa pública faz na sua produção e descreve feiras, como a AgroBrasília, como importantes oportunidades de crescimento.

“Estou aqui hoje, mas eu comecei sem saber muita coisa. Eu levo alimento para a mesa das pessoas, e isso é minha renda hoje. É muito importante para nós produtores rurais pequenos, porque é uma oportunidade maravilhosa. Vai impactar bastante, me ajudando com a tecnologia. É uma porta aberta, estou muito feliz de estar fazendo parte do AgroBrasília.”

Acompanhando a família de Lucimar e outros pequenos produtores rurais há anos, a extensionista da Emater-DF Yokowama Odaguiri Cabral reforça a atenção direcionada à agricultura familiar e a importância da participação em grandes eventos como a AgroBrasília: “Além das capacitações, a Emater abre vários espaços em feiras como na AgroBrasília, para que eles possam comercializar os produtos de alguma forma. Lá abre-se a visão, eles conhecem várias técnicas novas e começam a empreender dentro da propriedade, gerando renda”.

Fonte: Agência Brasília

O post AgroBrasília 2025 aposta em tecnologia para alavancar pequenos e grandes produtores apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Fim de semana tem feira criativa, cinema com acessibilidade, teatro de sombras e atrações ao ar livre https://brasiliainfoco.com/fim-de-semana-tem-feira-criativa-cinema-com-acessibilidade-teatro-de-sombras-e-atracoes-ao-ar-livre/ Sat, 10 May 2025 11:47:38 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=52058 Programação para este sábado (10) e domingo (11) atrai brasilienses de todas as idades Os brasilienses que procuram cultura e lazer neste fim de semana têm diversas opções pela cidade. O destaque vai para as sessões acessíveis de cinema no Cine Brasília, as apresentações do espetáculo 2 Mundos em Ceilândia e a entrada gratuita no […]

O post Fim de semana tem feira criativa, cinema com acessibilidade, teatro de sombras e atrações ao ar livre apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Programação para este sábado (10) e domingo (11) atrai brasilienses de todas as idades

Os brasilienses que procuram cultura e lazer neste fim de semana têm diversas opções pela cidade. O destaque vai para as sessões acessíveis de cinema no Cine Brasília, as apresentações do espetáculo 2 Mundos em Ceilândia e a entrada gratuita no Jardim Botânico e Zoológico de Brasília. Aos domingos, a população pode participar das atividades com o Vai de Graça — programa instituído por este Governo do Distrito Federal (GDF) que garante gratuidade no transporte público.

No Espaço Cultural Renato Russo, a programação do projeto Janelas Abertas encerra suas atividades com um fim de semana repleto de cultura e celebração. No sábado (10) e domingo (11), o equipamento público recebe o tradicional Mercadinho Candanguice, com mentorias gratuitas na área cultural e shows com o grupo brasiliense Samba Urgente. A entrada é gratuita.

Para quem busca experiências imersivas, o Teatro Newton Rossi (Sesc Ceilândia) recebe o espetáculo 2 Mundos, da Companhia Lumiato. Com sessões na sexta (10) e no sábado (11), a montagem propõe uma reflexão crítica sobre a colonização das Américas por meio do teatro de sombras contemporâneo. As apresentações são gratuitas e contam com audiodescrição, Libras, visita tátil e bate-papo acessível.

Cine Brasília tem filmes com audiodescrição e debate com convidados | Foto: Divulgação

O Cine Brasília também aposta na acessibilidade e na diversidade de temas. No sábado (10), às 14h, a sessão Espaços do Lúdico apresenta filmes com audiodescrição e promove debate com convidados. Entre os títulos estão Cinema Glória (1979), O Malabarista (2018) e Andrômeda (2022). No domingo (11), às 16h50, a Sessão Família exibe Sneaks: De Pisante Novo, uma animação sobre a aventura de um par de tênis pelas ruas de Nova York. Os ingressos custam R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira).

Parque Diversom transforma movimento em música | Foto: Divulgação

No Núcleo Bandeirante, o festival Viola em Canto de Mulher retorna nesta sexta-feira (9) e sábado (10) à Praça Padre Roque, reunindo violeiras de todo o Brasil em homenagem ao centenário de Inezita Barroso. Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF, o evento celebra a força feminina na música caipira e contará com apresentações, decoração temática e atividades que valorizam a cultura popular.

Com uma proposta que une arte, som e brincadeira, o Parque Diversom segue em circulação por três cidades do DF entre abril e junho, com passagem por Paranoá, São Sebastião e Santa Maria. Gratuito e acessível, o parque funciona todos os dias das 8h às 20h com brinquedos interativos que transformam o movimento em música, como o Metalossel, o Xilossel e o Rotachu.

Já para quem preferir atividades ao ar livre pode aproveitar o programa Lazer Para Todos, que garante entrada gratuita no Jardim Botânico e no Zoológico de Brasília aos domingos e feriados. Os espaços funcionam até às 17h e é uma boa pedida para todas as idades.

Outra dica para encerrar o final de semana é visitar a instalação “DE VER Cidade – Brasília Numa Caixa de Brincar”, que estará até domingo (11) na Biblioteca Nacional de Brasília. A obra interativa permite ao público reconstruir a cidade por meio de blocos móveis inspirados na arquitetura modernista. A exposição está aberta até as 14h no fim de semana.

Fonte: Agência Brasilia

O post Fim de semana tem feira criativa, cinema com acessibilidade, teatro de sombras e atrações ao ar livre apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Grupo de Trabalho sobre Gestão de Desastres do BRICS realiza reunião ministerial no Palácio Itamaraty https://brasiliainfoco.com/grupo-de-trabalho-sobre-gestao-de-desastres-do-brics-realiza-reuniao-ministerial-no-palacio-itamaraty/ Fri, 09 May 2025 03:00:56 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=52040 Em reunião ministerial do BRICS, grupo apresenta Plano de Trabalho sobre gestão de desastres. Ao final do evento, será realizada uma coletiva de imprensa. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, e o ministro das Cidades, Jader Filho, presidem na sexta-feira, 9 de maio, a Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho […]

O post Grupo de Trabalho sobre Gestão de Desastres do BRICS realiza reunião ministerial no Palácio Itamaraty apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Em reunião ministerial do BRICS, grupo apresenta Plano de Trabalho sobre gestão de desastres. Ao final do evento, será realizada uma coletiva de imprensa.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, e o ministro das Cidades, Jader Filho, presidem na sexta-feira, 9 de maio, a Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho sobre Gestão de Desastres do BRICS, no Palácio Itamaraty. O Grupo coordenado pelos ministérios aborda questões críticas relacionadas à gestão de crises e catástrofes e desempenha papel crucial na promoção da resiliência, prevenção e mitigação de desastres nos países membros.

A reunião tem início às 9h30 e inclui a apresentação do Plano de Trabalho e manifestações dos estados-membros. No evento, haverá uma discussão e o processo de aprovação da declaração ministerial conjunta, que será apresentada ao fim da reunião.

Acesso e coletiva de imprensa

Jornalistas cadastrados poderão acompanhar o início da reunião, às 9h30. Os porta-vozes do Grupo estarão disponíveis às 12h30 para entrevista coletiva.

BRICS

O Brasil preside o BRICS em 2025 e adotou o tema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável“. Composto por 11 países, o bloco atua como um espaço de articulação político-diplomática para nações do Sul Global, promovendo cooperação em diversas áreas.

O agrupamento reúne, como membros originários, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, bem como os novos membros: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

Serviço: Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho sobre Gerenciamento de Desastres do BRICS

Data: Sexta-feira, 9 de maio

Horários:

* Início da reunião: 9h30

* Coletiva de imprensa: 12h30

Local: Palácio Itamaraty, AIG – Térreo

Fonte: Brics

O post Grupo de Trabalho sobre Gestão de Desastres do BRICS realiza reunião ministerial no Palácio Itamaraty apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Liminar provisoria impede a compra do Banco Master https://brasiliainfoco.com/liminar-define-que-o-brb-nao-pode-comprar-o-banco-master/ Wed, 07 May 2025 10:53:50 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=52010 Uma decisão liminar (provisória) do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, Carlos Fernando Fecchio dos Santos, determina ao Banco de Brasília (BRB) que não assine o contrato definitivo de compra do Banco Master. Na decisão desta terça-feira (6/5), o magistrado disse que o BRB não está impedido de proceder com os atos necessários e […]

O post Liminar provisoria impede a compra do Banco Master apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Uma decisão liminar (provisória) do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, Carlos Fernando Fecchio dos Santos, determina ao Banco de Brasília (BRB) que não assine o contrato definitivo de compra do Banco Master.

Na decisão desta terça-feira (6/5), o magistrado disse que o BRB não está impedido de proceder com os atos necessários e já previstos como preparatórios ao negócio.

No fim do mês de março, o BRB anunciou a aquisição de 58% do capital do Master, por R$ 2 bilhões. A operação ainda é analisada pelo Banco Central e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A liminar da 1ª Vara da Fazenda atende ao pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), segundo o qual o preço da compra será de 75% do patrimônio líquido consolidado do Banco Master. O órgão apontou, também, que houve descumprimento de exigências legais para esse tipo de aquisição, como a ausência de deliberação da assembleia de acionistas e de lei específica aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
O juiz destacou que, segundo avaliação preliminar, não houve assembleia para tratar da aquisição do Banco Master. O magistrado disse que, “embora o BRB, na sua manifestação preliminar, defenda que todos os normativos estatutários e internos foram cumpridos e que a operação está sujeita a condições suspensivas precedentes, incluindo-se aprovações do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, alguma cautela deve ser adotada, evitando-se eventuais prejuízos futuros à coletividade”.

“Afinal, apesar da discussão em torno da necessidade ou não daquelas autorizações (de Assembleia e da Lei), elas não foram obtidas”, declarou.

Segundo o magistrado, o risco da demora “está na possiblidade de o contrato definitivo ser assinado antes de que o Judiciário possa, de forma exauriente, se debruçar sobre os pontos” indicados pelo MPDFT.

“Entretanto, não se está a impedir que a parte requerida proceda com os atos necessários e já previstos como preparatórios ao negócio almejado. A conclusão do contrato, no entanto, deve aguardar. Aparentemente, não há risco ao BRB, eis que, como conta na sua manifestação prévia, condições suspensivas ainda devem se concretizar, a exemplo das mencionadas aprovações do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica”, afirmou.

Veja o que determinou o juiz:

  • Tendo em vista que, ao menos por ora, o Distrito Federal e o IPREV/DF não integram a lide  como autores, réus, assistentes, litisconsortes ou opoentes, na forma exigida pelo artigo 26 da Lei nº 11.697/2008, determino, com força no artigo 119 do Código de Processo Civil, a intimação dos aludidos entes, por meio eletrônico, a fim de que digam se intervirão nos autos, condição necessária para a afirmação da competência declinada. Prazo: 10 dias, já considerada a dobra legal.
  • Concedo a tutela provisória reclamada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, para determinar que o BANCO DE BRASÍLIA S/A – BRB não assine o contrato definitivo com a Master Holding Financeira S.A., a DV Holding Financeira S.A. e Daniel Bueno Vorcaro, relativamente à aquisição de parte do controle acionário das empresas que formam o Banco Master, sem prejuízo de serem envidados ou continuados os procedimentos prévios a tanto.

Defesa

O BRB afirmou, no processo judicial, que a operação não teve autorização legislativa prévia, mas declarou que a Lei nº 13.303/2016 não exige norma específica para operações de tesouraria, adjudicação de ações em garantia e participações autorizadas pelo Conselho de Administração.

A instituição financeira informou que a assembleia de acionistas não foi ouvida porque “a operação não envolve a compra de controle de outra sociedade mercantil, mas sim a aquisição de participação acionária no Banco Master, o que não requer deliberação da assembleia-geral do BRB”.

Em nota enviada à reportagem, o BRB reforçou que todo o processo é feito dentro da “legalidade e transparência”.

“O Banco BRB informa que tomou conhecimento da decisão liminar proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública do DF, que suspende a assinatura do contrato definitivo de aquisição de participação no Banco Master até nova deliberação judicial. A decisão, contudo, autoriza a continuidade dos atos preparatórios necessários à operação. O BRB reitera que a transação permanece condicionada ao cumprimento de etapas e aprovações regulatórias e reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito às instituições competentes”.

Fonte: Metropoles

O post Liminar provisoria impede a compra do Banco Master apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado do Dia do Trabalhador https://brasiliainfoco.com/confira-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriado-prolongado-do-dia-do-trabalhador/ Thu, 01 May 2025 09:30:32 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51930 Órgãos públicos terão mudanças no funcionamento nesta quinta (1º) e na sexta (2). Emergências, UPAs e Samu, além das forças de segurança, atuam 24 horas, todos os dias da semana; transporte público funcionará conforme tabela de domingos e feriados Os serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) terão alterações no funcionamento durante o feriado prolongado […]

O post Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado do Dia do Trabalhador apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Órgãos públicos terão mudanças no funcionamento nesta quinta (1º) e na sexta (2). Emergências, UPAs e Samu, além das forças de segurança, atuam 24 horas, todos os dias da semana; transporte público funcionará conforme tabela de domingos e feriados

Os serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) terão alterações no funcionamento durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador. A data, que é celebrada nesta quinta-feira (1º), emendou com a sexta-feira (2), decretada como ponto facultativo pelo governador Ibaneis Rocha.

Transporte público

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que haverá mudança no funcionamento apenas na quinta-feira, das 7h às 19h. Na sexta e sábado, os horários serão normais, de 5h30 às 23h30, assim como no domingo, de 7h às 19h. Na quinta e no domingo a passagem será gratuita devido ao programa Vai de Graça.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) comunica que os ônibus vão circular na quinta-feira conforme a tabela de feriados, também com tarifa gratuita por meio do Vai de Graça, assim como no domingo. Na sexta, os coletivos seguirão os horários de dias úteis, com flexibilização da operação das linhas que atendem exclusivamente à instituições de ensino e Esplanada. Sábado e domingo terão horários de final de semana.

Trânsito

Não haverá expediente administrativo no Departamento de Trânsito (Detran-DF) entre os dias 1º e 4 deste mês. No entanto, funcionam normalmente as ações de Educação, Fiscalização e Engenharia de Trânsito. Os serviços digitais continuarão disponíveis pelo Portal de Serviços e pelo aplicativo Detran-DF Digital.

Saúde

A urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h | Foto: Divulgação/Novacap

* Samu – Atendimento 24 horas pelo telefone 192.

* Emergências – As emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.

* Saúde bucal – A assistência nas unidades básicas de saúde (UBSs) e nos centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) será interrompida na quinta, retornando ao atendimento normal na sexta-feira. A urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h. Não haverá atendimento na urgência odontológica do Hospital Regional do Gama (HRG), que retoma os atendimentos na sexta, das 19h à 1h.

* Caps – Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) III estarão abertos 24h. Já os Caps tipos I e II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) não abrem no feriado. Para atendimentos emergenciais em psiquiatria, as referências são o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Hospital de Base (HBDF).

* Farmácias de alto custo  – As unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica fecham dia 1° de maio. O atendimento retorna na sexta-feira, de 7h às 19h.

* Hemocentro – Na quinta-feira, não haverá atendimento no Hemocentro de Brasília. Na sexta-feira e no sábado, o atendimento será normal, das 7h15 às 18h. O equipamento não abre aos domingos.

* Ambulatórios e policlínicas – As unidades não abrem na quinta e funcionam normalmente sexta.

* Vacinação – Não haverá vacinação quinta-feira e o funcionamento será normal no dia seguinte.

* UBSs – A rede de unidades básicas de saúde fica fechada durante o Dia do Trabalho, abrindo em horário normal na sexta.

Segurança

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Trabalho da PMDF não terá interrupção durante o feriado prolongado | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. As corporações podem ser acionadas a qualquer momento pelos números 190 e 193, respectivamente.

Todas as unidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estarão operando normalmente durante o feriado, garantindo atendimento 24 horas à população. As 31 delegacias circunscricionais funcionarão ininterruptamente em regime de plantão.

As unidades da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e da Criança e do Adolescente (DCA I e II) também permanecerão abertas 24 horas. Durante o feriado, os registros de ocorrências em flagrante delito serão realizados nas seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

A Defesa Civil vai atuar em regime de plantão, com equipes de técnicos plantonistas todos os dias, durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar pelos telefones 193 ou 199.

Justiça e Cidadania

Os núcleos de Direito Delas vão atender em regime de plantão por meio do telefone 98382-0130 | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Não haverá atendimento presencial nos serviços da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) de quinta-feira a domingo, mas serão disponibilizados canais para registro de urgências.

As unidades do Conselho Tutelar e o Centro Integrado 18 de Maio estarão fechadas. No entanto, as demandas urgentes podem ser registradas pelo telefone 125, contato da Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação de Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca). Já as demandas urgentes do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

Os núcleos de Direito Delas também estarão fechados, mas atendendo em regime de plantão por meio do telefone 98382-0130.

Os serviços do Na Hora e Procon retornam na segunda-feira.

Assistência social

A maioria dos restaurantes comunitários vai funcionar no feriado | Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília

Os restaurantes comunitários funcionarão normalmente todos os dias, com exceção das unidades da Estrutural, Ceilândia e Sol Nascente, que funcionarão apenas no sábado, e de Santa Maria, Samambaia e Paranoá, que estão em manutenção.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), durante o feriado, abrem normalmente a Central de Vagas, a UPS 24h e a Unidade de Acolhimento. Já as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Convivência (Cecon) estarão fechadas.

O Centro Pop terá funcionamento das 7h30 às 17h para serviços básicos ao público e fornecimento de alimentação. Sábados, domingos e feriados não há atendimentos particularizados, recepção, guarda de documentos e maleiro.

A Secretaria da Mulher (SMDF) informa que a Casa da Mulher Brasileira terá o funcionamento normal, 24 horas, para o alojamento de passagem. O mesmo vale para a Casa Abrigo. As unidades do Centro Especializados de Atendimento às Mulheres (Ceams) e o Espaço Acolher estarão fechados.

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) terá o funcionamento alterado no feriado prolongado. Não haverá expediente nos núcleos de assistência jurídica e na sede administrativa. O Núcleo de Assistência Jurídica do plantão funciona 24 horas durante o período. Demandas urgentes podem ser registradas pelo contato (061) 99359-0015.

Lazer

A Casa de Chá funcionária de sexta a domingo | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Zoológico de Brasília vai abrir de quinta a domingo de 8h30 às 17h, com entrada permitida até 16h. O Jardim Botânico de Brasília também estará aberto todos os dias, de 9h às 17h. Nos dois equipamentos, a entrada será gratuita na quinta e domingo graças ao programa Lazer para Todos, enquanto na sexta e sábado será liberada mediante pagamento.

A Casa de Chá fechará na quinta, mas receberá o público normalmente de sexta a domingo, sempre das 10h30 às 19h30. O Mirante da Torre de TV funcionará todos os dias, das 9h às 18h45. A visitação é gratuita, com entrada por ordem de chegada. O Planetário de Brasília funcionará normalmente, com sessões na Cúpula às 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h.

Cultura

As atividades dos equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) também terão alterações. Do dia 1 ao 4, estarão fechados a Biblioteca Nacional de Brasília, a Biblioteca Pública de Brasília, o Espaço Oscar Niemeyer e o Centro de Dança do DF. O Cine Brasília receberá o público com programação especial em homenagem ao Dia do Trabalhador, com a mostra O Gesto Insubmisso: O Cinema de Straub-Huillet.

A programação seguirá normalmente no Complexo Cultural de Samambaia, Complexo Cultural de Planaltina, Centro Cultural Três Poderes, Museu do Catetinho, Memorial dos Povos Indígenas, Museu Nacional da República, Museu Vivo da Memória Candanga e Teatro Nacional Cláudio Santoro. O Espaço Cultural Renato Russo abre no dia 3 e estará fechado na quinta, sábado e domingo.

Educação e esporte

Não haverá expediente nas unidades da rede pública de ensino, incluindo escolas, creches e instituições parceiras, de quinta a domingo. A Secretaria de Educação (SEEDF) informa que o dia 2 é um dia letivo móvel e que cada instituição educacional pode aderir ou não à suspensão das atividades, não havendo obrigatoriedade. Nestes casos, deverá haver reposição conforme previsto no calendário escolar.

Os Centros Olímpicos e Paralímpicos também estarão fechados. Já o Parque da Cidade estará aberto, com livre circulação de pessoas. Serão mantidos os serviços de segurança, vigilância e limpeza do espaço, mas a administração não vai abrir.

Água e energia

Os serviços da CEB IPes voltados ao atendimento ao público (manutenção e registro de demandas) funcionam normalmente, 24h por dia. O atendimento é pelo telefone 155, pelo aplicativo Ilumina DF ou pelo site.

As lojas de atendimento presencial da Neoenergia Brasília estarão fechadas apenas na quinta-feira e funcionarão normalmente na sexta-feira, de 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 13h. Os canais de atendimento estão disponíveis diariamente, 24h.

A Caesb informa que nos dias 1 e 2 não haverá atendimento presencial na sede e nos escritórios de atendimento, mas as equipes de Operação e Manutenção trabalharão normalmente. Os consumidores que precisarem da companhia podem ligar para a Central de Atendimento, telefone 115. Também podem solicitar serviços pelo WhatsApp (61) 3029-8115, pelo aplicativo ou pelo site da companhia.

Limpeza urbana

As unidades operacionais e os serviços do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) funcionarão normalmente nos dias 1º e 2 de maio. Estarão em operação a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB), as usinas de compostagem, além das Instalações de Recuperação de Recicláveis (IRR), transbordos e gerências de limpeza.

Os papa-entulhos também permanecerão abertos para receber entulhos e restos de obras da população. Os equipamentos funcionam de segunda a sábado, das 7h às 18h, e recebem até 1 m³ por descarga. As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal, que pode ser consultado no aplicativo SLU Coleta DF ou no site.

Trabalho

As agências do trabalhador não terão atendimento durante o feriado.

BRB

As agências do BRB estarão fechadas na quinta-feira (1º), mas reabrem no dia seguinte com o horário normal, das 8h30 às 17h.

Ceasa

O mercado da Ceasa funciona normalmente na quinta e sexta-feira, e fica fechado sábado e domingo.

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação (UCs) administradas pela autarquia funcionam normalmente de quinta-feira a domingo, sem nenhuma alteração no atendimento.

– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
– Parque Ecológico de Águas Claras: das 6h às 22h
– Parque Ecológico Areal: das 6h às 22h
– Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
– Parque Distrital das Copaíbas: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h
– Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
– Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
– Parque Ecológico do Gama: das 6h às 22h
– Parque Ecológico do Lago Norte: das6h às 20h
– Parque Ecológico Olhos d’Água: das 5h30 às 20h (portal principal) e das 6h às 18h (laterais)
– Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 20h
– Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 18h
– Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Saburo Onoyama: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 19h
– Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 18h.

Fonte: Agência Brasília

O post Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado do Dia do Trabalhador apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Vietnã celebra 50 Anos da Reunificação Nacional e reforça laços internacionais com Otimismo e Crescimento https://brasiliainfoco.com/vietna-celebra-50-anos-da-reunificacao-nacional-e-reforca-lacos-internacionais-com-otimismo-e-crescimento/ Wed, 30 Apr 2025 03:58:50 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51923 Evento em Brasília homenageou a vitória histórica de 1975 e os 135 anos do nascimento do Presidente Ho Chi Minh, destacando os avanços do país e seu papel global cada vez mais relevante   Na noite de 28 de abril, a Embaixada do Vietnã em Brasília promoveu uma cerimônia especial para comemorar os 50 anos […]

O post Vietnã celebra 50 Anos da Reunificação Nacional e reforça laços internacionais com Otimismo e Crescimento apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Evento em Brasília homenageou a vitória histórica de 1975 e os 135 anos do nascimento do Presidente Ho Chi Minh, destacando os avanços do país e seu papel global cada vez mais relevante

 

Na noite de 28 de abril, a Embaixada do Vietnã em Brasília promoveu uma cerimônia especial para comemorar os 50 anos da libertação do sul do país e a reunificação nacional — um dos marcos mais importantes da história vietnamita. O evento também celebrou o 135º aniversário do nascimento do líder revolucionário Ho Chi Minh, figura central na luta pela independência do país e ícone do movimento comunista internacional.

O embaixador Bùi Văn Nghị, em discurso emocionado, relembrou o significado histórico do dia 30 de abril de 1975, quando se encerrou oficialmente a guerra do Vietnã com a vitória da campanha de Ho Chi Minh. O momento, segundo o diplomata, “pôs fim a 30 anos de luta pela independência nacional”, além de representar a superação definitiva de mais de um século de colonização estrangeira. “Foi um triunfo monumental do poder da grande unidade nacional”, afirmou.

Ao saudar convidados, autoridades e representantes internacionais, o embaixador também ressaltou o papel fundamental da solidariedade mundial no processo de reconstrução do Vietnã — em especial dos povos da América Latina, da África, da Ásia e dos Estados Unidos, inclusive ex-veteranos de guerra que apoiaram a paz e a reconciliação.

Durante o pronunciamento, Bùi Văn Nghị destacou os avanços do país após quase 40 anos da política de Doi Moi (Renovação), que impulsionou a industrialização, modernização e a abertura econômica. O Vietnã, hoje, figura entre as 20 maiores economias comerciais do planeta, com um PIB que ultrapassa 476 bilhões de dólares, crescimento de 7,09% em 2024 e superávit comercial pelo nono ano consecutivo. “Transformamos uma nação devastada pela guerra em uma economia de mercado socialista dinâmica e moderna”, afirmou.

Outro ponto alto do discurso foi a homenagem ao legado do Presidente Ho Chi Minh, reconhecido não apenas como o líder que proclamou a independência da nação, mas como símbolo de paz, solidariedade e autodeterminação. Segundo o embaixador, o pensamento e a ética de Ho Chi Minh seguem como farol para o desenvolvimento do Vietnã contemporâneo.

“No caminho à frente, o Vietnã continua firme em buscar um futuro próspero e feliz, almejando construir uma nação poderosa e próspera, cumprindo o sagrado Testamento do Presidente Ho Chi Minh. Também esperamos continuar acompanhando nossos parceiros internacionais, incluindo os povos da Guiana, Brasil e outros amigos da América Latina, para juntos cultivarmos valores comuns de paz, prosperidade e desenvolvimento sustentável.”

Ao encerrar sua fala, o embaixador reforçou o compromisso do Vietnã com a integração internacional, o multilateralismo e a construção de um país justo, democrático, forte e próspero. “Continuamos firmes no caminho escolhido por Ho Chi Minh, determinados a colocar o Vietnã ao lado das grandes potências mundiais”, concluiu.

O Radar Digital Brasília esteve presente, a convite da Embaixada do Vietnã e representando também a jornalista Fabiana Ceyhan do portal Brasilia in Foco, ao lado de autoridades, jornalistas e amigos da representação diplomática, no evento realizado na noite de 28 de abril.

Fonte: Radar Digital Brasília

O post Vietnã celebra 50 Anos da Reunificação Nacional e reforça laços internacionais com Otimismo e Crescimento apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial lança o Festival Curicaca https://brasiliainfoco.com/a-agencia-brasileira-de-desenvolvimento-industrial-lanca-o-festival-curicaca/ Tue, 29 Apr 2025 13:59:32 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51909 Horário: 09h00 Local: Arena BRB – antigo Mané Garrincha Ingresso Gratuito Informações do evento: A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lança no dia 29/04 o Festival Curicaca, o mais novo encontro internacional sobre inovação e tecnologia na indústria. O anúncio ocorrerá na sede da instituição, em […]

O post A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial lança o Festival Curicaca apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Horário: 09h00
Local: Arena BRB – antigo Mané Garrincha
Ingresso Gratuito
Informações do evento:

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lança no dia 29/04 o Festival Curicaca, o mais novo encontro internacional sobre inovação e tecnologia na indústria. O anúncio ocorrerá na sede da instituição, em Brasília (DF), e tem a expectativa de reunir o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, além dos presidentes da Petrobras, Magda Chambriard, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, além de demais autoridades do setor industrial nacional.

O Festival Curicaca terá 10 trilhas de conhecimento com objetivos que se pautam nas missões da política Nova Indústria Brasil (NIB), e reunirá cerca de 100 mil pessoas na capital. O evento ocorrerá no estádio Arena BRB – antigo Mané Garrincha – e diversos outros pontos da cidade. A ideia é que o Curicaca seja como sua inspiração, o South by Southwest (SXSW), que acontece descentralizado em diversos pontos da cidade de Austin, no Texas (EUA).

Confirmar presença pelo e-mail: curicaca@abdi.com.br.

 

 

 

O post A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial lança o Festival Curicaca apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Cidade-parque, Brasília é a quinta capital mais arborizada do país https://brasiliainfoco.com/cidade-parque-brasilia-e-a-quinta-capital-mais-arborizada-do-pais/ Mon, 28 Apr 2025 03:24:53 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51878 Ranking faz parte do Censo 2022, promovido pelo IBGE. Distrito Federal conta com cerca de 6 milhões de árvores de diversas espécies em todas as regiões administrativas Em Brasília, a natureza convive com a arquitetura: os traços de Oscar Niemeyer compõem as paisagens junto a mais de 200 espécies de árvores, sendo a maioria nativa […]

O post Cidade-parque, Brasília é a quinta capital mais arborizada do país apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Ranking faz parte do Censo 2022, promovido pelo IBGE. Distrito Federal conta com cerca de 6 milhões de árvores de diversas espécies em todas as regiões administrativas

Em Brasília, a natureza convive com a arquitetura: os traços de Oscar Niemeyer compõem as paisagens junto a mais de 200 espécies de árvores, sendo a maioria nativa do cerrado. Tal diversidade rendeu à capital da República a quinta posição no ranking de capitais brasileiras com maior número de árvores nas ruas. A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios (Censo 2022), divulgada pelo IBGE neste mês, aponta que 84,2% dos moradores vivem em ruas com arborização, índice maior que a média nacional (66%) e inferior ao de Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Curitiba (PR).

O levantamento informa, ainda, a densidade arbórea do Quadradinho. O Distrito Federal ocupa o segundo lugar na lista, que aponta que 56,4% dos cidadãos convivem com cinco ou mais árvores próximas de casa. Mais uma vez, o número é maior que a média nacional (32,1%) e fica atrás do Mato Grosso do Sul (59%). Os patamares mais baixos são encontrados no Acre e no Amazonas, com 10,7% e 13,7% respectivamente.

Os destaques são prova do trabalho deste Governo do Distrito Federal (GDF). De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), cerca de 6 milhões de árvores estão distribuídas em todas as regiões administrativas, categorizadas entre floridas, frutíferas e que geram sombra. No Plano Piloto, são aproximadamente 1,5 milhão de exemplares, incluindo cerca de 600 mil ipês, símbolo brasiliense que floresce nas cores roxo, amarelo, rosa e branco.

Entre 2024 e 2025, foram plantadas 82.614 novas árvores de diversas espécies por meio do plano anual de arborização, reforçando o compromisso do GDF com a ampliação e diversificação do verde urbano. “Nosso objetivo é intensificar o plantio de mudas cada vez mais e, gradativamente, continuar subindo nesse ranking”, assegura o presidente da empresa, Fernando Leite.

A estudante Karoline Heloísa, no Parque da Cidade, elogia a arborização de Brasília
Karoline Heloísa: “A natureza ajuda muito na parte respiratória e também com a saúde mental, saindo um pouco da poluição visual só de prédios”

 Essenciais para a qualidade do ar e para a diminuição do calor, as plantas contribuem com o bem-estar físico e mental das pessoas. É o que pensa a estudante Karoline Heloísa, 37 anos: “A natureza ajuda muito na parte respiratória e também com a saúde mental, saindo um pouco da poluição visual só de prédios. Compõem uma paisagem mais bonita”. Ela e o pai fazem caminhada no Parque da Cidade semanalmente. “Toda vez que vejo um parque sendo construído, abrindo espaço para uma caminhada e para termos esse contato com a natureza, acho maravilhoso.”

O empresário Gilson Gaudêncio, 49, também descreve os benefícios da natureza para a comunidade. Morador de Sobradinho, ele mantém um grupo de oração no Parque Jequitibás aos domingos, além de usar o espaço para atividades físicas. “Eu uso o parque todos os dias. Corro cinco quilômetros de manhã e cinco quilômetros à tarde, e é bom demais correr na sombra, ao ar fresco. A diversidade de árvores faz a diferença. Todo verdão, assim, fica muito mais gostoso. Dá vontade de caminhar descalço, deitar com a família, fazer um piquenique, é muito bom”, avalia.

O empresário Gilson Gaudêncio elogia a diversidade de árvores em Brasília. Ele usa boné e óculos escuros e uma camiseta branca
Para o empresário Gilson Gaudêncio, “a diversidade de árvores faz a diferença”

 Plantio

As mudas que chegam às ruas do Distrito Federal são desenvolvidas em dois viveiros do Departamento de Parques e Jardins da Novacap. Cada planta passa por pesquisas agronômicas e experimentos para visualizar se há adaptação às condições climáticas e de solo da capital. A partir do estudo, é feita a introdução das novas espécies.

O plantio de árvores pela população deve ser orientado por equipes técnicas da Novacap, para evitar prejuízos estruturais e até acidentes. A orientação pode ser solicitada pela Ouvidoria, no telefone 162 ou pelo site.

Fonte: Agência Brasilia

O post Cidade-parque, Brasília é a quinta capital mais arborizada do país apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Caos na saúde do Distrito Federal resulta em quebradeira na UPA da Ceilandia https://brasiliainfoco.com/caos-na-saude-do-distrito-federal-resulta-em-quebradeira-na-upa-da-ceilandia/ Mon, 28 Apr 2025 03:03:20 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=51867 Confusão ocorreu na UPA de Ceilândia neste domingo (27/4). Pelo menos uma pessoa foi detida por dano ao patrimônio público Pacientes que aguardavam por atendimento médico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Ceilândia na noite deste domingo (27/4) começaram a depredar o local. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a confusão […]

O post Caos na saúde do Distrito Federal resulta em quebradeira na UPA da Ceilandia apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Confusão ocorreu na UPA de Ceilândia neste domingo (27/4). Pelo menos uma pessoa foi detida por dano ao patrimônio público

Pacientes que aguardavam por atendimento médico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Ceilândia na noite deste domingo (27/4) começaram a depredar o local. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a confusão teve início por volta das 19h50.

Imagens gravadas por pessoas que estavam no local mostram a confusão. Veja:

 

A PMDF informou que pelo menos uma pessoa foi detida por dano ao patrimônio público. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pela gestão da UPA, informou que a situação teve início após os pacientes serem informados que a unidade entraria em medida emergencial de restrição temporária no atendimento pediátrico.

Segundo o instituto, a medida seria necessária para ” a preservação da vida de crianças internadas em estado grave. Parte dos usuários reagiu de forma violenta, causando danos ao patrimônio público e colocando em risco a segurança dos presentes”, completa o texto.

“O plantão da unidade contava com quatro clínicos e um pediatra. O instituto já iniciou a contratação emergencial de novos profissionais para recompor a equipe e garantir a continuidade do atendimento pediátrico. Enquanto isso, os pacientes foram orientados a procurar a UPA Ceilândia II”.

As gravações da confusão circularam nas redes sociais e foram divulgadas pelo perfil Ceilândia Muita Treta.

Briga entre pacientes

Na última semana, também revoltadas pela demora no atendimento, duas mulheres brigaram no chão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia.

Um vigilante precisou interferir para separar as mulheres. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi chamada para acalmar os ânimos.

Na ocasião, em nota enviada ao Metrópoles, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), responsável pelas UPAs, disse que as pacientes eram mulheres em situação de rua, que iniciaram uma discussão enquanto aguardavam atendimento.

O post Caos na saúde do Distrito Federal resulta em quebradeira na UPA da Ceilandia apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>