Arquivo de ÁSIA - Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/asean/ O Jornal Brasilia in Foco cobre todo o mundo diplomático em Brasília Thu, 25 Jul 2024 14:57:16 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://brasiliainfoco.com/wp-content/uploads/2023/08/cropped-Logo-32x32.png Arquivo de ÁSIA - Brasília in Foco https://brasiliainfoco.com/asean/ 32 32 Robô humanoide começa a operar na manutenção de ferrovia japonesa https://brasiliainfoco.com/robo-humanoide-comeca-a-operar-na-manutencao-de-ferrovia-japonesa/ Mon, 08 Jul 2024 11:36:32 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=46260 O novo robô humanoide apresentado pela West Japan Railway foi projetado para fazer manutenção de linhas férreas, especialmente para trabalhar em altura, cortar ramos ou pintar armações metálicas. Tem alcance vertical de 12 metros e pode usar vários acessórios para transportar objetos até 40 quilos. O equipamento parece saído de um filme de desenhos animados […]

O post Robô humanoide começa a operar na manutenção de ferrovia japonesa apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O novo robô humanoide apresentado pela West Japan Railway foi projetado para fazer manutenção de linhas férreas, especialmente para trabalhar em altura, cortar ramos ou pintar armações metálicas. Tem alcance vertical de 12 metros e pode usar vários acessórios para transportar objetos até 40 quilos.

O equipamento parece saído de um filme de desenhos animados da série Transformers, dos anos 80, mas é real, atual e está a serviço das estradas de ferro japonesas.

Depois de dois anos de testes, a empresa West Japan Railway (JR West) apresentou o robô montado em um caminhão, que vai operar na área de manutenção e inspeção das linhas, a partir deste mês de julho.

Ele é controlado remotamente por um técnico no solo, que usa óculos com ligação as câmaras instaladas na “cabeça” do robô, no lugar dos olhos, semelhante aos do Wall-E (filme da Disney/PIXAR). Quando o trabalhador vira a cabeça, o robô faz o mesmo. Também há som captado pelo aparelho que chega ao operador, para ter maior proximidade do trabalho a ser executado.

O peso dos objetos levantados pode ser sentido por meio de alavancas de controle. Esses
“membros” podem ser equipados com garras, lâminas ou pincéis e apresentar sensibilidades diferentes que vão do uso de uma motosserra à pintura de sinais nas barras metálicas das linhas.

“O operador dirige o robô a partir da cabine, próximo do solo, para que ele possa trabalhar com segurança em tarefas no ar”, disse o presidente da JR West, Kazuaki Hasegawa.

A empresa desenvolveu a máquina com uma startup de robótica local e destaca que as novas tecnologias podem ser usadas para combater a escassez de mão de obra numa sociedade japonesa envelhecida e melhorar a segurança no trabalho, protegendo os funcionários de quedas ou choques elétricos.
Kazuaki argumenta que “o aumento do uso de robôs é importante para enfrentar os desafios do trabalho de manutenção e garantir operações ferroviárias estáveis e sustentáveis”.

O equipamento pode reduzir as horas de trabalho de manutenção em cerca de 30%. Ele deve melhorar também a segurança das tarefas quando é necessário operar em ambientes perigosos, no meio de cabos elétricos

O post Robô humanoide começa a operar na manutenção de ferrovia japonesa apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Alckmin Da Canetada E Fecha Acordo Bilionário Em Venda De Café Para A China https://brasiliainfoco.com/alckmin-da-canetada-e-fecha-acordo-bilionario-em-venda-de-cafe-para-a-china/ Fri, 07 Jun 2024 14:07:29 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=45407 O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, protagonizou um momento marcante nesta quarta-feira ao assinar um acordo de grande relevância econômica para o Brasil. O pacto, firmado com a China, prevê a venda de meio bilhão de dólares em café até o final de 2024, totalizando 120 mil toneladas do produto. A parceria estratégica […]

O post Alckmin Da Canetada E Fecha Acordo Bilionário Em Venda De Café Para A China apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, protagonizou um momento marcante nesta quarta-feira ao assinar um acordo de grande relevância econômica para o Brasil. O pacto, firmado com a China, prevê a venda de meio bilhão de dólares em café até o final de 2024, totalizando 120 mil toneladas do produto.

A parceria estratégica com a rede Luckin Coffee, principal importadora de café na China, promete abrir novos horizontes para os produtores brasileiros. Este acordo representa um salto significativo em comparação com as exportações anteriores, evidenciando o potencial de crescimento do setor cafeeiro nacional.

Alckmin destacou a importância desse marco para o Brasil, salientando que o país, como o maior produtor e exportador de café do mundo, está expandindo seus horizontes comerciais de forma expressiva. O crescimento exponencial nas transações com a China nos últimos anos reflete a confiança crescente dos mercados internacionais na qualidade e na competitividade do café brasileiro.

Além da venda expressiva de café, o acordo também contempla a cooperação em iniciativas de inovação e comércio entre Brasil e China. Um hub de inovação em Xangai visa promover a qualificação de micro e pequenas empresas brasileiras, vislumbrando a China como um dos principais mercados destinatários.

Os diversos acordos assinados abrem portas para uma parceria mais ampla e profunda entre os dois países. Desde a criação de uma Casa Brasil em Xangai até investimentos em infraestrutura de telecomunicações e energia, as iniciativas visam fortalecer os laços econômicos e comerciais entre o Brasil e a China, trazendo benefícios mútuos para ambas as nações.

 

O post Alckmin Da Canetada E Fecha Acordo Bilionário Em Venda De Café Para A China apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Embaixador Bolat Nussupov celebra o 125º aniversário do grande cientista cazaque Kanysh Satbayev https://brasiliainfoco.com/cientista-geologo-e-academico-cazaque-kanysh-satbayev/ Wed, 10 Apr 2024 21:37:21 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=43707 Por ocasião da celebração do 125º aniversário do nascimento do grande cientista, geólogo e acadêmico cazaque Kanysh Satbayev, uma mesa redonda dedicada à vida do acadêmico e ao desenvolvimento moderno da ciência e da geologia no Cazaquistão foi realizada na sede da Embaixada do Cazaquistão no Brasil em um formato híbrido. O evento foi programado […]

O post Embaixador Bolat Nussupov celebra o 125º aniversário do grande cientista cazaque Kanysh Satbayev apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Por ocasião da celebração do 125º aniversário do nascimento do grande cientista, geólogo e acadêmico cazaque Kanysh Satbayev, uma mesa redonda dedicada à vida do acadêmico e ao desenvolvimento moderno da ciência e da geologia no Cazaquistão foi realizada na sede da Embaixada do Cazaquistão no Brasil em um formato híbrido. O evento foi programado para coincidir com os feriados profissionais – Dia do Geólogo e Dia da Ciência, que são comemorados no Cazaquistão em abril deste ano. A reunião contou com a participação de trabalhadores e especialistas de renome dos dois países no campo da economia, geologia e indústrias extrativas.

Durante o evento, os discursos de boas-vindas e os relatórios foram feitos pelo Embaixador do Cazaquistão no Brasil Bolat Nussupov, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria “Brasil-Cazaquistão” Cassiano Pereira Viana, Presidente do Fundo Brasileiro de Pesquisa Mineral José Lenzi, além de especialistas renomados no campo da geologia e da indústria de mineração do Cazaquistão, Anvar Boranbayev e Kanat Kudaibergen.

Em seu discurso, o embaixador Bolat Nussupov falou sobre o desenvolvimento moderno da ciência no Cazaquistão e destacou o papel histórico do acadêmico Kanysh Satbayev na formação e no reconhecimento internacional da geologia nacional, que é um dos principais setores da economia que contribui para o progresso econômico de nosso país.

Nesse contexto, o embaixador concentrou a atenção dos convidados nas principais mensagens do presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, feitas por ele na reunião do ano passado com os veteranos do setor geológico do Cazaquistão. Em particular, na opinião de nosso Chefe de Estado, a geologia precisa de um novo impulso, especialmente em termos de exploração e estudo abrangente do subsolo.

Na opinião dos palestrantes, Kanysh Satbayev era um cientista de renome mundial que fez uma contribuição inestimável para o desenvolvimento da geologia nacional como ciência. Além disso, foi observado que o acadêmico Satbayev participou do desenvolvimento e da implementação de projetos grandiosos no Cazaquistão, que ainda têm impacto econômico positivo para nosso país.

Em geral, os participantes da reunião, destacando a esfera do desenvolvimento científico no Cazaquistão, afirmaram o intenso progresso científico e tecnológico no país, o que é confirmado pela implementação de uma série de projetos nacionais que estabelecem tarefas para aumentar o número de cientistas fortes em absolutamente todas as esferas. Os convidados e especialistas do evento trocaram opiniões, avaliaram positivamente o papel consolidado da liderança do país, desejaram sucesso e prosperidade ao povo do Cazaquistão no caminho das reformas e dos projetos de grande escala.

O post Embaixador Bolat Nussupov celebra o 125º aniversário do grande cientista cazaque Kanysh Satbayev apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Presidente Yoon Suk-yeol da Coreia do Sul deixa mensagem importante referente aos 105 anos do movimento de Independência https://brasiliainfoco.com/presidente-yoon-suk-yeol-da-coreia-do-sul-deixa-mensagem-importante-referente-aos-105-anos-do-movimento-de-independencia/ Mon, 11 Mar 2024 13:23:13 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=42928 O Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol deixou uma mensagem significativa no mês de março , data que remete a independência e liberdade de seu país. A mensagem ecoou também para outros países na America do Sul. Segundo historiadores, o espírito e o significado do movimento de independência de 1º de março de 1919 […]

O post Presidente Yoon Suk-yeol da Coreia do Sul deixa mensagem importante referente aos 105 anos do movimento de Independência apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol deixou uma mensagem significativa no mês de março , data que remete a independência e liberdade de seu país. A mensagem ecoou também para outros países na America do Sul. Segundo historiadores, o espírito e o significado do movimento de independência de 1º de março de 1919 basearam-se nos valores universais de liberdade, direitos humanos e do estado de direito,um liberalismo, que se tornou o pano de fundo histórico e político das atuais políticas externas dos governos coreanos que incluem liberdade e a unificação da Península Coreana impulsionada pelos direitos humanos e a relação bilateral entre a Coreia e o Japão com perspectivas futuras e orientadas para o futuro.

Em seu discurso inicialmente ele saudou os 7 milhões de coreanos no exterior referindo- se a eles como patriotas condecorados que lutaram pela independência da nação,

“Há cento e cinco anos,  nossos antepassados patrióticos declararam a Coreia um país independente, onde o povo coreano é seu legítimo proprietário.

Com a bandeira nacional, Taegeukgi, em suas mãos e com uma crença inabalável na liberdade em seus corações, eles saíram às ruas em uma luta nacional, não violenta.

A Proclamação de Independência da Coreia de 1919 estabelece eloquentemente o espírito do Movimento de Independência de Primeiro de Março da seguinte forma:

Reivindicamos independência no interesse do desenvolvimento eterno e livre de nosso povo e de acordo com o grande movimento por reforma mundial baseado na consciência desperta da humanidade.

A Proclamação de Independência da Coreia foi fundamentada no “liberalismo” – uma tendência predominante da história mundial naquela época.

Nossos mártires patrióticos acreditavam que, se o sangue que derramaram encharcasse o solo e fizesse brotar sementes de liberdade, seus filhos e filhas poderiam viver felizes em uma terra livre e próspera.

Além disso, o Movimento de Independência de Primeiro de Março foi uma luta por independência visionária e sem precedentes.

Em vez de um retorno à monarquia, ele vislumbrou um novo país onde cada coreano, independentemente de gênero ou idade, pudesse desfrutar plenamente de suas liberdades.

E o que nossos mártires patrióticos acreditavam e esperavam agora se realizou.

Hoje, a República da Coreia é conhecida mundialmente como um estado pivô global onde a liberdade e a prosperidade florescem.

Assim como a Proclamação de Independência da Coreia declarou, a Coreia tornou-se um país de vitalidade nova e excepcional; um país que contribui para a paz e prosperidade globais; e um país que compartilha sua cultura engenhosa e atraente com o mundo.” declarou Yoon Suk-yeol

Segundo ele, nenhuma dificuldade  impediu a busca pela liberdade e prosperidade.

Mesmo sem capital ou recursos a Coreia construiu rodovias e usinas nucleares e cultivou indústrias em uma terra devastada pela guerra.

Com palavras significativas o presidente se dirigiu a toda a nação com memórias da luta de seu povo.

“Mesmo durante os tempos em que ter uma refeição diária era um desafio, olhamos para o futuro e fizemos investimentos generosos em ciência e tecnologia, bem como em educação.

Nosso povo superou inúmeras adversidades e desafios. Estou verdadeiramente orgulhoso da grande jornada realizada.
O governo e eu faremos todo o possível para construir uma República da Coreia mais feliz e próspera, mantendo o valor da liberdade – o espírito do Movimento de Independência de Primeiro de Março.

ele pediu também a reflexão de seu povo sobre a história do  movimento de independência que culminou em vários tipo sde Independência, inclusive economica

sangue e o suor desses ativistas pela independência possibilitaram a independência do nosso país e se tornaram a fundação da República da Coreia.

Acredito que a importância de todos esses movimentos de independência deve ser devidamente reconhecida e sua história deve ser corretamente transmitida de geração em geração.

Ninguém tem o direito de monopolizar a história. Todo o povo coreano e nossas futuras gerações devem se orgulhar da história grandiosa da República da Coreia.

O governo e eu estamos comprometidos em garantir que os sacrifícios e a dedicação de nossos mártires patrióticos na obtenção da independência, fundação e prosperidade do nosso país sejam devidamente honrados e lembrados por nossos descendentes.

Concidadãos coreanos,

A Proclamação de Independência da Coreia de 1919 deixou claro para o Japão que nossa independência seria um caminho para a prosperidade de ambos os países e que deveríamos abrir um “novo mundo” com base no entendimento mútuo e na empatia.

Agora, Coreia e Japão estão trabalhando juntos para superar o passado doloroso e caminhar em direção a esse “novo mundo”.

Compartilhando os valores de liberdade, direitos humanos e Estado de Direito, nossos dois países se tornaram parceiros na busca de interesses comuns pela paz e prosperidade globais.

A cooperação de segurança entre os dois países contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte foi ainda mais fortalecida.

Coreia e Japão estão construindo uma parceria mais estreita na indústria, finanças e tecnologias de ponta, e 9,28 milhões de pessoas viajaram entre nossos dois países no ano passado.

Quando conflitos armados eclodiram no Oriente Médio e na África, ambos os países ajudaram a resgatar os cidadãos um do outro.

Se Coreia e Japão construírem confiança através de trocas e cooperação mútuas e trabalharem juntos para resolver desafios difíceis que a história nos deixou, seremos capazes de inaugurar um futuro novo e mais brilhante para nossas relações bilaterais.

Espero que o 60º aniversário da normalização das relações diplomáticas entre Coreia e Japão, no próximo ano, sirva como uma oportunidade para elevar nosso relacionamento bilateral a um nível mais alto, mais produtivo e construtivo.

O Movimento de Independência de Primeiro de Março só será completo com uma unificação que traga liberdade e abundância a todos.

Agora, devemos caminhar em direção a uma Península Coreana unificada e livre, onde o povo seja seu legítimo proprietário.

A Coreia do Norte ainda continua seu sistema totalitário e regra repressiva e é incapaz de escapar das piores formas de degradação e pobreza.

O regime norte-coreano depende exclusivamente de armas nucleares e mísseis, enquanto aprisiona seus 26 milhões de cidadãos em um atoleiro de miséria e desespero.

Recentemente, a Coreia do Norte rotulou a República da Coreia como seu inimigo primário e inimigo principal invariável.Isso é verdadeiramente lamentável.

A unificação não é apenas uma questão confinada à Península Coreana.

A tirania e os abusos dos direitos humanos do regime norte-coreano negam os valores universais da humanidade.

A unificação é precisamente o que é necessário para expandir os valores universais de liberdade e direitos humanos.

Nossos esforços de unificação devem se tornar uma fonte de esperança e um farol de luz para o povo da Coreia do Norte.

O governo continuará estendendo a mão aos norte-coreanos, e nossos esforços para melhorar seus direitos humanos nunca cessarão.

Continuaremos a fornecer apoio caloroso aos desertores norte-coreanos, para que possam desfrutar de liberdade e prosperidade conosco.

A partir deste ano, o governo designou 14 de julho como o Dia dos Desertores Norte-Coreanos.

À luz dessa designação, peço a todos os cidadãos que estendam compaixão calorosa e compreensão aos desertores norte-coreanos.

A unificação é uma tarefa desafiadora que não podemos realizar sozinhos.

Uma República da Coreia unificada e livre contribuirá para a paz e prosperidade não apenas no Nordeste da Ásia, mas também na região do Indo-Pacífico e no resto do mundo.

Como Presidente da República da Coreia, farei tudo o que puder para cumprir este dever que a história e a Constituição me deram.

Estamos agora no cruzamento de uma transformação histórica.

Devemos expandir a liberdade. Devemos promover a paz. Vamos avançar pelo caminho da prosperidade, reacendendo o espírito da Proclamação de Independência da Coreia.

Devemos nos unir em um caminho que leve, em última análise, à unificação. Nosso governo tomará a liderança com paixão e dedicação.

Vamos dar as mãos e inaugurar juntos um futuro novo e esperançoso concluiu o presidente .

 

 

O post Presidente Yoon Suk-yeol da Coreia do Sul deixa mensagem importante referente aos 105 anos do movimento de Independência apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Índia e Singapura comunicam abertura de mercado para produtos brasileiros https://brasiliainfoco.com/india-e-singapura-comunicam-abertura-de-mercado-para-produtos-brasileiros/ Tue, 13 Feb 2024 03:10:52 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=41946 Agronegócio brasileiro alcançou a 11ª abertura comercial internacional apenas neste ano

O post Índia e Singapura comunicam abertura de mercado para produtos brasileiros apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O governo brasileiro comunicou, em nota oficial, as aprovações sanitárias feitos pelo governo da Índia, para a importação de açaí em pó do Brasil, e pelo governo de Singapura, para carnes e produtos cárneos de ovinos.

A aceitação, pelas autoridades sanitárias dos dois países, das propostas brasileiras de modelo de certificado sanitário internacional (CSI) para exportação desses produtos deverá contribuir para o aumento do fluxo comercial com esses dois importantes mercados asiáticos.

Tradicionalmente, as exportações de açaí concentram-se na forma de purê, sendo o Brasil o líder na produção e na exportação dessa polpa. Em 2023, o comércio de açaí em purê atingiu cerca de US$ 314 mil, equivalente a 79 toneladas. Os Estados Unidos são os principais importadores do produto.

Já o mercado de carnes de ovinos movimentou quase US$ 1 milhão em exportações do Brasil no ano passado. A abertura de Singapura representa oportunidade, pois aquele país importou o equivalente a US$ 26 milhões apenas em cortes de carne de carneiro desossada congelada, em sua maioria provenientes da Austrália.

A abertura do mercado singapurense também está amparada pelo recente acordo de pré-listagem firmado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Agência de Alimentos de Singapura (SFA), que permite que as autoridades brasileiras sejam responsáveis pela habilitação de frigoríficos para exportação, demostrando a confiança daquele governo na qualidade do sistema sanitário brasileiro.

No ano passado, a Índia importou cerca de US$ 2,9 bilhões em produtos agrícolas do Brasil, enquanto Singapura adquiriu cerca de US$ 675 milhões. Com esses dois novos mercados, o agronegócio brasileiro alcançou a 11ª abertura comercial internacional apenas neste ano.

Tais resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). As informações são do Itamaraty

O post Índia e Singapura comunicam abertura de mercado para produtos brasileiros apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Ilham Aliyev é reeleito presidente do Azerbaijão https://brasiliainfoco.com/ilham-aliyev-e-reeleito-presidente-do-azerbaijao/ Thu, 08 Feb 2024 03:28:16 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=41826 Com grande aprovação nas urnas, ele inicia um novo mandato de 7 anos

O post Ilham Aliyev é reeleito presidente do Azerbaijão apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, venceu as eleições e terá um novo mandato de sete anos como líder do país. Segundo os resultados preliminares, ele teve mais de 93% dos votos.  Outros seis candidatos estavam na disputa pelo cargo.

“Vimos uma fiscalização muito ampla, muito organizada, muito segura. É uma nação jovem, que está aperfeiçoando o processo democrático”, disse o senador Carlos Viana (Podemos-MG), um dos 790 observadores internacionais que acompanharam o processo, incluindo juízes, procuradores e parlamentares de diferentes partes do mundo.

Simbolicamente, o presidente e a família votaram em Khankendi, a capital da região do Nagorno-Karabakh, que o Azerbaijão recuperou dos separatistas armênios.

Esta eleição presidencial deste ano é considerada histórica, pois é a primeira realizada em todo o país. Desde o ressurgimento do país, com o fim da União Soviética, sempre havia uma região excluída do processo eleitoral por conta dos conflitos armados internos.

Conforme Hikmet Hajiyev, conselheiro presidencial para a política externa, “após as eleições, o Azerbaijão entra numa nova fase do seu desenvolvimento social, econômico e político. Uma vez que a integridade territorial do Azerbaijão foi assegurada, novas ambições e novos sonhos nacionais estão na nossa agenda, com o desenvolvimento econômico e social do país”.

O Azerbaijão vai sediar, no fim do ano, a COP29 — cúpula do clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

O post Ilham Aliyev é reeleito presidente do Azerbaijão apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
BRICS formaliza adesão de Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos https://brasiliainfoco.com/brics-formaliza-adesao-de-egito-etiopia-ira-arabia-saudita-e-emirados-arabes-unidos/ Fri, 02 Feb 2024 03:19:32 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=41450 Há mais 30 países com interesse em se juntar ao bloco econômico

O post BRICS formaliza adesão de Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos confirmaram que estão se juntando ao Brics depois de terem sido convidados no ano passado, anunciou a ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor.

Os cinco países foram convidados na cúpula realizada em agosto em Johanesburgo, para se juntar a Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. Para o BRICS, o aumento dos membros serve para remodelar uma ordem mundial considerada ultrapassada.

Mais 30 países na fila

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, anunciou que aproximadamente 30 países demonstraram interesse em se juntar ao Brics. Ele participou de uma reunião de sherpas e vice-sherpas – negociadores – do Brics em Moscou.

Na última terça-feira (30/1), a Rússia assumiu formalmente presidência rotativa do Brics em 2024. A Cúpula dos Brics com novos membros será em outubro, em Mpscou.

Na América Latina, Bolívia, Cuba e Venezuela já manifestaram interesse em aderir ao Brics. A lista de interessados também inclui Argélia, Cazaquistão, Nigéria e Indonésia, dentre outros.

Conforme a agência russa Tass, Lavrov destacou que seu país prestará “especial atenção” aos novos membros do bloco. “Esperamos que se integrem organicamente em nosso trabalho conjunto e contribuam assim para o fortalecimento das tendências positivas não apenas dentro do Brics, mas também na arena internacional em prol da maioria mundial”.

O vice-ministro, Sergey Ryabkov, classificou como “crucial” a expansão do bloco que reúne as principais economias em desenvolvimento. “A ampliação dos Brics ajudará a criar uma nova ordem mundial multipolar, mais justa e equitativa, que refletirá melhor a situação internacional real e permitirá aos países em desenvolvimento expressarem-se de forma mais clara e firme”, ressaltou.

O post BRICS formaliza adesão de Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Embaixador da Jordânia, Maen Masadeh, participa de entrega de jatos da Embraer para companhia aérea jordaniana https://brasiliainfoco.com/embaixador-da-jordania-maen-masadeh-participa-de-entrega-de-jatos-da-embraer-para-companhia-jordaniana/ Wed, 31 Jan 2024 03:45:38 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=41367 A Azorra, empresa de arrendamento de aviões, entregou duas aeronaves E195-E2 para a Royal Jordanian

O post Embaixador da Jordânia, Maen Masadeh, participa de entrega de jatos da Embraer para companhia aérea jordaniana apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Dois jatos E195-E2 da empresa brasileira Embraer foram entregues para a companhia aérea jordaniana Royal Jordanian Airlines. Uma cerimônia para celebrar o acontecimento foi realizada nas instalações da Embraer, em São José dos Campos, interior paulista, seguida de celebração organizada pela Royal Jordanian na Jordânia, quando os aviões chegaram no país árabe. As aeronaves foram entregues para a Royal Jordanian pela Azorra, empresa de arrendamento de aviões. Na foto acima, os dois aviões. 

Divulgação

Autoridades e executivos participaram da cerimônia

De acordo com a Embraer, a entrega é parte de um pedido anunciado em maio do ano passado, que inclui oito jatos, dos quais seis fazem parte da carteira de pedidos firmes da Azorra com a Embraer e outros dois serão entregues diretamente para a Royal Jordanian Airlines. A Royal Jordanian é a companhia aérea nacional da Jordânia e voa para destinos no Oriente Médio, Europa, Ásia e América do Norte. A Azorra, dos Estados Unidos e parceira da Royal Jordanian, atua com aluguel, financiamento, transição de frota e gerenciamento de ativos para investidores de aeronaves, financiadores e operadoras de companhias.

Em material divulgado e citando o apoio da Azorra, o vice-presidente e CEO da Royal Jordanian Airlines, Samer Majali, disse que a empresa será a primeira a operar os jatos E2 no Oriente Médio. “A família de aeronaves E2 contribuirá para alcançar os nossos objetivos estratégicos, complementando a frota de jatos de médio porte (narrowbody). Dessa maneira, poderemos adequar a capacidade de nossa frota à demanda, reduzindo os custos operacionais e as emissões de carbono, ao mesmo tempo em que oferecemos uma experiência melhor com mais conforto para os passageiros, ressaltando o nosso status de companhia aérea preferida na região”, afirma Majali.

Divulgação

Solenidade em São José dos Campos

O CEO e fundador da Azorra, John Evans, falou da parceria com Royal Jordanian e o apoio da Azorra nas metas de expansão e modernização da companhia. “Estamos certos de que a Royal Jordanian em breve irá comprovar as vantagens ambientais e econômicas de operar os jatos da família E2, que oferecem um nível superior de conforto para os passageiros”, disse. O CEO e presidente da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer, afirmou que a escolha da família E2 para atualizar a frota da Royal Jordanian é uma comprovação das capacidades avançadas dessas aeronaves, da história de sucesso da Embraer e da sólida relação mantida com a Azorra e com a Royal Jordanian.

Além da importância que a transação tem para os envolvidos no negócio e suas metas de expansão, ela também eleva o patamar do comércio entre o Brasil e a Jordânia. Ademais das lideranças comerciais, como o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, e de outros convidados, participaram da cerimônia de entrega em São José dos Campos o embaixador da Jordânia no Brasil, Maen Masadeh, o cônsul honorário da Jordânia em São Paulo, Mustapha Abdouni, e o diretor da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Mohamad Abdouni Neto. A presença da Câmara Árabe foi citada pelo CEO da Royal Jordanian Airlines. O embaixador Masadeh também agradeceu o papel desempenhado pela entidade em prol do estreitamento da relação árabe-brasileira.

Embaixador Maen Masadeh

A minha participação nesta cerimonia se realiza à luz das crescentes e diferenciadas relações entre a Jordânia e o Brasil, um de cujos frutos mais significativos foi a assinatura deste acordo comercial entre duas empresas de renome internacional. São elas: a Royal Jordanian, que celebra o seu sexagésimo aniversário, e a Embraer, com o intuito de estreitar ainda mais as relações entre os dois países, atendendo as orientações da sábia liderança de Sua Majestade o Rei Abdullah II, que Deus o proteja, e do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva”, disse Masadeh à ANBA.

Divulgação

Abdouni Neto, Majali e Masadeh

“Vale ressaltar que a assinatura do acordo teve com suporte a estreita relação fraterna entre os líderes dos dois países, fortalecida por um histórico de visitas dos mais altos níveis, além dos interesses comuns e posições próximas. Podemos incluir, também, o crescimento da relação do comércio intrarregional, registrando números recordes durante os últimos dois anos e andando a passos largos rumo à concretização do objetivo de elevar os níveis dessa relação em todas as áreas”, afirmou o diplomata por escrito.

Masadeh disse que o negócio reflete, categoricamente, a confiança no produto brasileiro. “Através deste acordo, a Royal Jordanian pretende manter a sua liderança e a sua diferenciada condição de prestadora de serviços de qualidade e a preços razoáveis aos seus passageiros, utilizando aeronaves de última geração e que possuem recursos tecnológicos avançados, além de serem amigas do meio ambiente e com baixo consumo de combustível”, disse, lembrando que a companhia jordaniana já usa aeronaves Embraer E1.

Em entrevista à ANBA, o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, também falou sobre o significado do negócio para as relações comerciais do Brasil com os países árabes e para o Brasil como fornecedor de tecnologia em um setor altamente competitivo. “A entrega dos aviões para a companhia área da Jordânia tem significado especial: a competitividade e a capacidade brasileiras num produto de altíssimo valor agregado como é um avião. Ela mostra a possibilidade de diversificação da pauta para os países árabes com produtos de alta sofisticação tecnológica e é um exemplo para as outras companhias aéreas árabes também comprarem os aviões da Embraer”, afirmou Chohfi.

Turismo

O embaixador Masadeh afirma que essa entrega se trata também de uma ocasião, em um momento em que as relações entre Brasil e Jordânia crescem, para que os brasileiros visitem a Jordânia e desfrutem do clima agradável e dos serviços de qualidade disponíveis no país. “É uma oportunidade para se encantar com a natureza deslumbrante, visitar os lugares sagrados, relaxar nas águas terapêuticas do Mar Morto e conhecer uma das sete maravilhas do mundo, Petra, a Cidade Rosa”. Ele parabenizou a Royal Jordanian e equipe, liderada pelo CEO Samer Majali, e a Embraer, liderada pelo CEO Francisco Gomes Neto, pela conquista.

A Royal Jordanian

Divulgação

Jatos E195-E2 serão usados na Royal Jordanian

A Royal Jordanian Airlines desempenha um papel fundamental nas conexões internacionais da Jordânia. A empresa tem frota mista composta por 28 aeronaves e como membro da aliança Oneworld, se beneficia de uma rede global de companhias aéreas, oferecendo aos passageiros ampla conectividade. A companhia investe na contínua atualização da frota e planeja aumentá-la para 40 aeronaves, adotando as mais recentes tecnologias de aviação para ter mais eficiência operacional e reduzir o impacto ambiental. A Royal Jordanian tem papel essencial no desenvolvimento econômico da Jordânia, na promoção do turismo e facilitação do comércio no país.

As informações são da ANBA.

O post Embaixador da Jordânia, Maen Masadeh, participa de entrega de jatos da Embraer para companhia aérea jordaniana apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
China contribui para segurança e estabilidade regionais e globais https://brasiliainfoco.com/china-contribui-para-seguranca-e-estabilidade-regionais-e-globais/ Fri, 26 Jan 2024 03:05:02 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=41187 País continua tomando medidas duras contra o terrorismo violento

O post China contribui para segurança e estabilidade regionais e globais apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
A China realiza um trabalho de combate ao terrorismo em conformidade com a lei e aumentou o senso de segurança do povo, defendeu a segurança nacional e contribuiu para a segurança e a estabilidade regionais e globais, segundo um livro branco emitido nesta terça-feira pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado da China.

De acordo com o relatório “Quadro Jurídico e Medidas da China para Contraterrorismo”, a China promove ativamente padrões aprimorados de prevenção do terrorismo em setores e localidades chave, formula ou revisa planos de contingência contraterrorismo e incentiva e apoia a pesquisa científica e inovação tecnológica relacionada ao combate ao terrorismo.

Além dos esforços especializados, a China também depende do público ao trabalhar para combater o terrorismo. Conduz ampla educação pública, com sua capacidade contraterrorismo melhorando constantemente, de acordo com o levantamento de ações.

A China continua tomando medidas duras contra o terrorismo violento, salvaguardando efetivamente a segurança nacional e a estabilidade social e elevando acentuadamente o senso de segurança do povo, conforme o livro branco.

Enquanto reprime duramente as atividades terroristas ilegais e criminais, a China dá maior importância à educação e reabilitação das vítimas de ensinamentos extremistas que cometeram apenas delitos menores, informa o documento.

Departamentos governamentais relevantes, associações de mulheres e outras organizações sociais, grupos religiosos, escolas e famílias colaboram para oferecer medidas de intervenção direcionadas, a fim de protegê-las de mais impactos prejudiciais, acrescenta o texto.

Conforme o relatório, a China aderiu a 12 convenções contraterrorismo globais e facilitou a formulação de documentos como a Convenção de Shanghai sobre o Combate ao Terrorismo, Separatismo e Extremismo e o Acordo dos Estados-Membros da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) sobre Cooperação em Defesa das Fronteiras, desempenhando um papel importante na manutenção de segurança e estabilidade internacionais e regionais.

As informações são da Agência Xinhua.

O post China contribui para segurança e estabilidade regionais e globais apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Cazaquistão tem estádio com o nome de Pelé https://brasiliainfoco.com/cazaquistao-tem-estadio-com-o-nome-de-pele/ Sun, 31 Dec 2023 11:10:34 +0000 https://brasiliainfoco.com/?p=40456 KFF Pelé Stadium fica na cidade de Talgar e foi construído com apoio de programa da FIFA

O post Cazaquistão tem estádio com o nome de Pelé apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>
Em 29 de dezembro de 2022, Edson Arantes do Nascimento faleceu, aos 82 anos, vencido por um câncer de cólon.

A trajetória de Pelé é lembrada por milhões de fãs de futebol espalhados pelo mundo, reconhecendo sua genialidade, arte e talento. Para a maioria, ele é o “rei do futebol” e o “maior jogador de todos os tempos”.

Um ano após sua morte, como forma de homenagem, além do Brasil, sete países têm estádios ou campos batizados com seu nome.  Integram a lista Colômbia, Guiné-Bissau, Panamá, Ruanda, Palestina, Maldivas e Cazaquistão.

No Cazaquistão

A Federação de Futebol do Cazaquistão (KFF) nomeou um dos campos do centro nacional de treinamento de Talgar, sudeste do país, de “KFF Pelé Stadium”. O local sedia partidas oficiais das categorias de base.

 

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, agradeceu e parabenizou o país pela decisão.

“Obrigado ao presidente da Federação de Futebol do Cazaquistão, Adilet Barmenkulov, por apoiar a iniciativa de homenagear Pelé, batizando um dos campos do centro nacional de treinamento de Talgar, que foi construído com o apoio de fundos do FIFA Forward, em homenagem ao lendário jogador brasileiro. Uma forma muito apropriada de lembrar do “Rei’.”, disse o Presidente da FIFA durante a sua visita ao Cazaquistão, em maio.

Na ocasião, Infantino reuniu-se com o presidente da Federação de Futebol do Cazaquistão, Adilet Barmenkulov, e o secretário-geral da Federação de Futebol do Cazaquistão, Olzhas Abrayev.  Foto abaixo.

As informações são da FIFA.

O post Cazaquistão tem estádio com o nome de Pelé apareceu primeiro em Brasília in Foco.

]]>