Artigo – Belarusian State University, Minsk – Por Leila Bijos

Temos a grata satisfação de informar que em 14 de maio de 2021, foi assinado um acordo de cooperação entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Belarusian State University (BSU).

A Belarusian State University (BSU) é um importante centro científico, educacional, cultural e de inovação da República da Belarus, na capital Minsk, fundada em 30 de outubro de 1921.  A BSU exerce seu potencial alicerçado numa vasta experiência nacional e internacional para atender as demandas intelectuais, culturais e sociais, e aos interesses do indivíduo, sociedade e Estado, visando promover o desenvolvimento sustentável do país.

O complexo da Universidade Estatal da Bielo-Rússia inclui 16 faculdades e 6 institutos de ensino, 10 estabelecimentos de ensino, 10 institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, 41 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, 10 empresas de inovação e produção de novas tecnologias. O arcabouço institucional da BSU inclui cerca de 8.500 funcionários, dentre estes 3.000 professores e 500 pesquisadores.

De acordo com os principais rankings acadêmicos internacionais, a BSU está classificada como uma das mais renomadas universidades líderes mundiais dentre 30 mil instituições de ensino. O ranking internacional QS de 2015 apresenta a BSU como uma das 430 melhores universidades do mundo. A BSU é a única universidade bielorrussa na lista do prestigioso Times Higher Education World University Rankings, ocupando 601-800 posições.

A Faculdade de Relações Internacionais da BSU é responsável pelo módulo político do programa. O corpo docente foi criado em 1º de outubro de 1995, e em pouco tempo, a Faculdade de Relações Internacionais se tornou uma das principais marcas educacionais e acadêmicas da República da Belarus, e este status oferece uma excelente oportunidade para escolher alunos entre os melhores candidatos bielo-russos e estrangeiros.

O elevado prestígio da Faculdade é fruto do imenso trabalho criativo do seu corpo docente, que ascende a mais de 250 pessoas, incluindo 12 Professores, cerca de 60 Professores Associados e Docentes Pesquisadores do Programa de Ciências Sociais. A dedicação do corpo docente se traduziu na abertura de novas escolas acadêmicas e metodológicas com 8 importantes graduações e 17 especializações. O ensino insere-se numa abordagem do conhecimento, baseado em uma nova geração de padrões educacionais, uma energia para buscar a objetividade educacional inovadora, com livros didáticos atualizados, numa perspectiva de dotar a categoria de “cidadão” de “meios conceptuais”, para ele possa sentir-se como membro de uma democracia aberta e inclusiva. Os professores da faculdade são autores de uma parte considerável dos livros e manuais usados ​​no processo de ensino.

Uma característica distintiva de todos os cursos da Faculdade é um estudo intensivo de línguas estrangeiras. Atualmente, 15 línguas estrangeiras são ensinadas nos departamentos linguísticos da Faculdade.

As perspectivas futuras de cooperação internacional entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Belarusian State University (BSU) se traduzem pelo intercâmbio de docentes e discentes, pesquisas e eventos conjuntos, com intercâmbio de ciência e tecnologia que serão benéficas ao desenvolvimento econômico sustentável do Estado da Paraíba, e da sociedade como um todo.

Essa premissa permitirá que cada cidadão cresça e se torne capaz de fazer história e de construir seu próprio futuro, renovando-se e transformando o ambiente em que vive, pleno de direitos e deveres. Trata-se de um projetocom uma conduta epistemológica que se realiza pelaconstrução de pontesde saber, interação entre docentes e discentes, novas estratégias educacionais, visando às dinâmicas de relacionamento com o Outro, com sua diversidade e que, ao mesmo tempo são ordenadoras, inseridas num princípio do encontro e o pressuposto do diálogo, direcionadas ao desenvolvimento dos aspectos constitutivos da presença, da proximidade com o futuro, colocando-nos de um lado a outro do mundo em dimensões multivariadas (tanto física quanto virtualmente).

Referência: BSU official website: https://www.bsu.by

Pós-Doutora em Sociologia e Criminologia pela Saint Mary’s University, Halifax, Nova Scotia, Canadá. Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (CEPPAC/UnB). Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI), Universidade Federal da Paraíba (2020). Coordenadora de Pesquisa do Centro de Estudos Estratégicos (CEEEx), Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP), Ministério do Exército (2019-2020). Aigner-Rollet-Guest Professor at Karl-Franzens University of Graz, Áustria Centro Europeu de Formação e Investigação dos Direitos Humanos e Democracia, Uni-Graz (2018/2019). Pesquisadora Visitante no International Multiculturalism Centre, Baku, Azerbaijão (2018). Professora do Mestrado Stricto Sensu em Direito da Universidade Católica de Brasília (2000-2017). Oficial de Programa do PNUD (1985-1999). Professora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT, Universidade de Brasília (UnB), CDT, Brasília, DF desde 2016.