Aeroportos de Brasília, Congonhas e Santos Dumont ficaram entre os mais pontuais do mundo em maio, indica a Cirium

Os dados mensais de desempenho de pontualidade (OTP) da Cirium para o mês de maio de 2024 mostram que os aeroportos de Brasília, Congonhas e Santos Dumont ficaram entre os mais pontuais do mundo em suas respectivas categorias.

A Cirium divide os aeroportos do mundo em 4 categorias, conforme o número de assentos oferecidos nos voos de partida e o alcance dos voos: Globais, 25 a 40 milhões de assentos, que atendem a pelo menos três regiões do mundo; Grandes, 25 a 40 milhões de assentos, mas que não atendem a pelo menos três regiões; Médios, 15 a 25 milhões de assentos; e Pequenos, 5 a 15 milhões de assentos.

Os resultados estão apresentados a seguir.

 

Aeroportos Globais

Entre os aeroportos Globais com melhor desempenho de pontualidade, apenas o aeroporto de Guarulhos (GRU) se enquadra no Brasil, mas não se classificou entre os 5 mais pontuais, ficando na sexta posição, com 84,80% dos voos partindo no horário.

Entre os demais latinos, os aeroportos de Lima (LIM), no Peru, e de Santiago (SCL), no Chile, conquistaram a terceira e a quinta colocações, respectivamente com 86,86% e 85,86% de pontualidade. Os aeroportos de Bogotá (BOG), na Colômbia, e da Cidade do México (MEX), no México, também entraram na lista dos 20 Globais mais pontuais do mundo, com 82,72% e 82,53%.

A liderança em maio ficou com o aeroporto de Riyadh, na Arábia Saudita, com 88,23%.

Fonte: Cirium

 

Aeroportos Grandes

O aeroporto de Congonhas (CGH), na cidade de São Paulo, com 88,53% de OTP, foi o segundo mais pontual do mundo em maio entre os aeroportos Grandes. O de Guarulhos (GRU) ficou na nona posição nesta categoria.

Entre os demais latinos, Lima (LIM) foi o quinto, Santiago (SCL) foi o sétimo e Bogotá (BOG) foi o 18º.

Quem liderou foi o aeroporto de Saporo-New Chitose (CTS), no Japão, com 91,34% de desempenho de pontualidade.

Fonte: Cirium

 

Aeroportos Médios

As duas maiores pontualidades do mundo entre os aeroportos Médios em maio de 2024 foram de aeroportos brasileiros. O aeroporto de Brasília (BSB), no Distrito Federal, liderou co 93,40% de OTP, enquanto o aeroporto Santos Dumont (SDU), na cidade do Rio de Janeiro, ficou na vice-liderança.

O aeroporto de Viracopos (VCP), em Campinas (SP), também faz parte do ranking, na sexta colocação, com 85,53% de pontualidade.

Outros terminais latinos entre os 20 mais pontuais nesta categoria são o Aeroparque (AEP), de Buenos Aires, na Argentina, na quarta posição, com 91,31%, Tocúmen (PTY), da Cidade do Panamá, no Panamá, na quinta posição, com 90,70%, e o de Tijuana (TIJ), no México, na oitava posição, com 83,90%.

Fonte: Cirium

 

Aeroportos Pequenos

Cinco terminais brasileiros ficaram entre os 20 mais pontuais do mundo em maio na categoria de aeroportos Pequenos, porém, nenhum entre os 5 primeiros. O melhor foi o Galeão (GIG), na cidade do Rio de Janeiro, na oitava posição, com 89,62%.

Os outros foram o aeroporto de Salvador (SSA), na Bahia, na nona colocação, com OTP de 89,56% em maio, o de Curitiba (CWB), no Paraná, em décimo, com 89,33% de pontualidade, o de Fortaleza (FOR), no Ceará, na 14ª posição, com 87,80%, e o de Belo Horizonte, em Minas Gerais, em 15º lugar, com 87,51%.

Fonte: Cirium
Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.